19 maio 2012

Tupi divulga programação para o ano do centenário



As comemorações pelos 100 anos de fundação do Tupi Futebol Clube começam efetivamente no próximo dia 26 e vão se estender até maio de 2013. No sábado, a partir das 9h na Rua Calil Ahouagi, 332, Centro, acontecem uma Celebração e Bênção nas dependências da sede social do Clube, o lançamento, pelos Correios, de um selo alusivo à data e uma salva de tiros. À tarde, a festa passa para o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Às 13h, o time B do Galo enfrenta o XV de Novembro, de Rio Novo (pela Copa Integração) e às 16h, o Tupi pega o Duque de Caxias-RJ (pela primeira rodada da Série C do Campeonato Brasileiro). No intervalo das duas partidas, haverá um desfile de atletas Carijós, de todas as modalidades esportivas praticadas no clube (entre elas futebol, natação, voleibol e handebol). Nessa “volta olímpica” serão exibidos os principais troféus conquistados, com um representante que esteve presente nessas conquistas. Além disso, outras atrações, como shows pirotécnicos e de pára-quedismo estão previstos. Paralelamente, uma exposição “Centenário Tupi Foot Ball Club” poderá ser visitada (também no domingo, 27). A Mostra, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (Avenida Getúlio Vargas, 200, Centro) terá objetos, revistas, livros, uniformes e taças que contam a história do clube. O evento, promovido em parceria com a Funalfa/Prefeitura de Juiz de Fora, faz parte da programação do Corredor Cultural, que comemora os 162 anos de emancipação do município.

A partir de domingo (27/maio), então, serão 52 semanas de comemorações pelo Centenário, com vários eventos previstos, com destaque para a entrega da primeira edição da “Comenda Carijó” (que será distribuída, anualmente, a pessoas com ligações históricas e afetivas com o Tupi), a sessão solene de homenagem ao Galo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (dia 11 de junho), um Baile de Gala e um jogo amistoso contra uma grande equipe do futebol brasileiro. Eventos sociais (como uma festa julina, uma feijoada, um coquetel e uma “noite de caldos”) também serão realizados, com o objetivo de uma confraternização maior entre sócios e torcedores. No lado administrativo, os destaques vão para a inauguração das melhorias na estrutura da sede e a organização de uma galeria dos ex-presidentes do Tupi Futebol Clube.

No campo da memória de um clube centenário, várias novidades, entre elas a eleição do “Esquadrão do Século”, a confecção de um catálogo com todas as taças conquistadas pelo Tupi, em todos os esportes, o lançamento da Revista do Centenário e de um livro de crônicas (“Alguns Dias de um Século”), exposições itinerantes de objetos que contam a história do Galo e a divulgação do registro histórico de todas as partidas disputadas pelo Galo no campeonato estadual e nas competições nacionais. Além disso, a intenção é marcar o ano com a inserção definitiva do Tupi Futebol Clube no cotidiano da cidade e da região. E o primeiro passo nesse sentido já foi dado com a participação da equipe na Copa Integração de Futebol Regional, e outros serão dados nessa direção, como exemplos, às datas cívicas (como o desfile de Sete de Setembro) e populares (como o Carnaval).

Além de convidado especial, o torcedor Carijó poderá acompanhar toda essa movimentação também pelo site, www.tupijf.com.br. No espaço especial, criado para o Centenário Carijó, além da programação, atualizada periodicamente, será escolhido “O Esquadrão do Século”. O site garante também o acesso a história dos “Jogos Inesquecíveis”, a leitura de crônicas sobre o Galo (de vários autores), a conferência do “Tabelão Histórico” (com os resultados das competições disputadas pelos Carijós) e da “Memória Visual” do Clube (com a galeria dos ex-presidentes, fotos das taças conquistadas e registros fotográficos históricos).

Texto: Assessoria de Imprensa do Tupi


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


20 set 2017
Tupi fecha treino. Fortaleza em Sampa. Marcelo apita. Ingressos, gramado, reconhecimento, recepção. Veja o diário da decisão

19 set 2017
Com vídeo! Evaldo anula Éder, domina, toca para os companheiros e emenda: “Tupi tem totais condições de reverter”

18 set 2017
Emoção marca abertura da Semana Paralímpica em Juiz de Fora

18 set 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.