25 maio 2012

Homens de ferro do Triathlon de JF



Nadar 3,8 quilômetros, percorrer de bicicleta 180 quilômetros e, para finalizar, correr uma maratona (42 quilômetros). Este é o desafio que os triatletas juiz-foranos Hugo Amaral, Lucas Leite, Brener Belozzi, todos da equipe Vidativa, e André Dahbar vão ter pela frente no domingo, 27, na Praia do Jurerê, em Florianópolis (SC), onde será realizada a etapa brasileira do Ironman, uma das provas mais difíceis do mundo. Eles vão competir com outros dois mil triatletas de 36 países diferentes. A etapa brasileira serve como seletiva para o Ironman do Havaí.

Carnaval? Que nada! Hugo e Lucas vão treinar

Atletas locais enfrentam o Desafio Cruz das Almas neste sábado

Dobradinha juiz-forana na 2ª etapa do Campeonato Carioca de Duathlon

O embarque de Hugo, Amaral e Brener para Floripa ocorreu nesta quinta-feira, 24. A ideia era viajar com maior antecedência para fazer aclimatação mais longa na capital catarinense, mas questões de trabalho impediram que isso fosse feito. Mas, não será por isso que os triatletas deixaram de tentar o melhor resultado.

“Será a minha sexta participação no Ironman. Este ano estou pensando em ir melhor que no ano passado. Não estou no meu melhor momento, mas espero baixar meu tempo do ano passado, que foi 11h20′. Meu melhor tempo foi em 2010: 10h”, expõe o experiente Lucas Leite, de 26 anos.

Pensamento semelhante é o de Hugo Amaral, 26 anos, que viaja ainda mais motivado pelo título conquistado no último domingo, 20, na 2ª Etapa do Carioca de Duathlon. Em 2011, Amaral obteve um tempo que considera alto (11h57′). Neste ano, ele espera baixar a marca para 10h30′. “No ano passo, corri com uma bicicleta no tamanho errado e errei na alimentação, que é uma matemática. Temos que nos alimentar com cerca de 80 gramas de carboidrato de 40 em 40 minutos”, disse, revelando que come azeitonas durante o percurso. Segundo Lucas, a alimentação é um ponto que merece especial atenção. “Paga-se pelo excesso e pela falta. Não podemos nos desligar deste fator”, afirma.

Nas semanas que antecederam a prova, os triatletas diminuíram os treinamento para evitar lesões e chegar com o corpo em bom estado. Entretanto, os treinamento também não podem ser interrompidos para não perder o ritmo. Outra dica: aproveitar o tempo para ficar com os amigos, se divertir… Esquecer um pouco do Ironman.

Preparação psicológica

Em uma prova de resistência com a que eles vão enfrentar, é preciso estar com o corpo e a mente preparados. “Temos que cadenciar muito a prova. Cansaço no início compromete o final. A parte psicológica em uma competição como essa é importantíssima”, avalia Hugo, para depois revelar qual deve ser a sua maior dificuldade ao longo do percurso: “A natação para mim é mais fácil. Minha corrida também é boa, mas a bicicleta é mais difícil… Fizemos treinamentos para melhorar. Mesmo assim, tenho que me concentrar na bike para não comprometer toda a prova”.

Para Lucas, a preparação mental é 90% da prova. “Não adianta estar bem fisicamente e não estar preparado mentalmente. Temos que pensar positivo o tempo todo, já que as distâncias aumentam. Essa preparação mental também é importante antes da prova. Quando comentamos que vamos participar do Ironman, todos dizem que somos doidos…”

O resultado da participação juiz-forana do Ironman será publicado no Portal Toque de Bola.

 


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


20 nov 2017
Com títulos e recordes, CRIA-UFJF brilha nos Jogos Escolares da Juventude

17 nov 2017
Rodrigo Rezende é 27º lugar no Mundial de Ginástica de Trampolim na Bulgária

16 nov 2017
Saiu a tabela! Tupi encara Cruzeiro e América fora de casa logo no início do Campeonato Mineiro

16 nov 2017
Intercolegiais: professor Tidinho comemora brilho do Jesuítas no vôlei. Veja fotos e nomes de todos campeões

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.