16 mar 2012

JF faz seletiva para Jogos de Minas, “ex-Jimi”. Entenda



Juiz de Fora (MG), 16 de março de 2012

Deste sábado, 17, até segunda-feira, 19, quatro equipes das modalidades futsal feminino e basquete masculino estarão se enfrentando na disputa por duas vagas nos Jogos de Minas, novo nome do antigo Jogos do Interior de Minas – JIMI. A coordenação da seletiva é de responsabilidade da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), e os jogos estão programados para o ginásio do Sport Club Juiz de Fora.

De acordo com o Professor Jarbas Duque, Coordenador de Eventos de Rendimento Esportivo da Secretaria de Esporte e Lazer, o novo nome da competição se deve a entrada, este ano, de equipes de Belo Horizonte, daí não estar sendo chamado mais de Jogos do Interior de Minas. “A alegação para a mudança é que as equipes estaduais não estariam tendo desempenho satisfatório em competições nacionais, como os Jogos Abertos Brasileiros. A decisão é polêmica, e está sendo questionada por várias cidades do interior”, explica Jarbas.

São mais novidades para este ano nos agora Jogos de Minas: “O regulamento é basicamente o mesmo, mas todos os atletas agora têm que ser federados. Outra alteração é que só haverá duas fases, a Microrregional, já marcada do dia 16 ao dia 20 de junho, em Rio Pomba, e a final/Estadual, ainda sem confirmação de data e local”. Assim, as equipes campeãs da fase microrregional, em junho, no município de Rio Pomba, irão disputar diretamente a etapa Estadual.

   Situação da cidade

Juiz de Fora terá sete representantes participando dos Jogos de Minas, sendo basquete, futsal e handebol com equipes masculinas e femininas. A equipe de vôlei estará representada somente na categoria masculina. Cerca de 120 juiz-foranos, entre atletas, pessoal de apoio e comissão técnica estarão envolvidos nos jogos.

As seletivas deste final de semana, com possibilidade de jogos extras na noite de segunda-feira, serão em “melhor de três partidas”. No basquete masculino, a vaga será disputada entre Vianna Jr. e Sport. No futsal feminino, há uma vaga entre ADJF/Vianna Jr. e Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza.

Clique, abaixo, para conferir a tabela das seletivas locais:

tabela seletiva JM-1

Jarbas explica o motivo de estas equipes serem convidadas para brigar pela vaga. Segundo ele, “não havia critérios anteriormente, era somente indicação, mas em conversas com o Conselho Municipal de Desportos e os próprios representantes das equipes, passou a ser adotado um critério”.

Assim, para ser convidada a participar da seletiva, a equipe deve ter representado o Município nos últimos três anos ou ter disputado a última temporada e/ou estar inscrita no ano em vigência.

Diante dos critérios e das consultas feitas pela Secretaria de Esporte e Lazer, a situação em cada modalidade, de acordo com Jarbas, é a seguinte:

–  vôlei masculino UFJF (atual campeão), handebol masculino ADJF/Vianna Jr. (atual campeão), handebol feminino ADJF/Vianna Jr. (vice) e basquete feminino PBF Olímpico (terceiro lugar) já estão classificados para a final/Estadual, mas são obrigados a jogar a Microrregional.

– futsal: foram consultados AABB, Sport e Sirius. Como nenhum dos três teria equipe formada, foi feito um convite ao Clube Bom Pastor.

– vôlei feminino: Juiz de Fora não terá representante. Foram consultados Sesi e Sport, e nenhuma das duas equipes teria equipes já prontas.


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


17 nov 2017
Rodrigo Rezende é 27º lugar no Mundial de Ginástica de Trampolim na Bulgária

16 nov 2017
Saiu a tabela! Tupi encara Cruzeiro e América fora de casa logo no início do Campeonato Mineiro

16 nov 2017
Intercolegiais: professor Tidinho comemora brilho do Jesuítas no vôlei. Veja fotos e nomes de todos campeões

14 nov 2017
Goleiro-artilheiro Edson tem domingo único e Passo da Pátria é campeão da zona rural da Copa Prefeitura Bahamas

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.