07 fev 2012

Roberta Stopa define até maio participação nos Jogos Olímpicos de Londres



Juiz de Fora (MG), 7 de fevereiro de 2012

Aos 32 anos, a biker juiz-forana Roberta Stopa está se preparando para viver um dos momentos mais importantes de sua carreira no Mountain Bike. Atualmente, o Brasil ocupa a 26ª posição no ranking por nações da União Ciclística Internacional (UCI). Apenas os 18 países melhores colocados em 23 de maio terão direito a uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres.

Apesar da distância no ranking, ela acredita que o Brasil tem chances reais se figurar entre os 18. Isso porque a diferença na pontuação é muito pequena. Por isso, o melhor a fazer e treinar e pedalar com muita vontade para garantir a classificação.

No ranking individual da UCI, Roberta ocupa a 62ª colocação: é a melhor brasileira e melhor latino-americana. Para conseguir a tão sonhada vaga, ela precisa contar, inicialmente, com a ajuda de outras brasileiras: Érica Gramiscelli (Belo Horizonte) e Juliana Machado (Brasília), que posteriormente serão adversárias na luta pela participação nos Jogos Olímpicos.

Isso porque o ranking por nações leva em consideração a pontuação das três melhores atletas de cada país. Assim, antes de serem concorrentes pela vaga em Londres, elas torcem por resultados expressivos das concorrentes para que o país suba no ranking. “Antes mesmo de sermos adversárias, temos que nos unir para conseguir essa vaga. Só uma vai para Londres. Depois de conseguirmos a classificação, será realizada uma seletiva para definir com quem fica a vaga”, explicou a biker.

A confiança de Roberta tem explicação. Até maio, serão disputadas cinco provas no Brasil valendo pontos para o ranking da UCI: duas etapas da Taça Brasil; duas etapas da Copa Internacional; e a Copa Paraná. Além disso, ela também disputará o Pan-Americano, realizado no México, em abril.

A vontade de representar o Brasil ficou ainda mais aguçada após a biker juiz-forana ter participado, em julho do ano passado, a convite do Comitê Olímpico Internacional, de uma prova teste em Londres. Agora, o que falta mesmo é garantir a classificação, desafio para o qual ela sente-se preparada.

“Eu e meu treinador dividimos o ano em dois picos. O primeiro, pensando na vaga olímpica, vai até maio. O segundo é para o Campeonato Brasileiro. Terminei a temporada 2011 mais cedo para focar o início de 2012. Estou me preparando para essas provas e para conquistar pontos”, finalizou Roberta.

Texto: Thiago Stephan

Foto: Divulgação


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


21 set 2017
Tupi pode ter até quatro desfalques. Aílton receita “guerrear e batalhar demais para conseguir o objetivo”

20 set 2017
Tupi fecha treino. Fortaleza em Sampa. Marcelo apita. Ingressos, gramado, reconhecimento, recepção. Veja o diário da decisão

20 set 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

19 set 2017
Com vídeo! Evaldo anula Éder, domina, toca para os companheiros e emenda: “Tupi tem totais condições de reverter”

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.