31 jan 2012

UFJF recebe vistoria de Comitê da Copa



Juiz de Fora (MG), 31 de janeiro de 2012

Foram observadas medidas, sistema de irrigação e iluminação do campo de futebol da Faefid

Cumprindo as exigências para sua candidatura como Centro de Treinamento de Seleções (CTS) da Copa de 2014, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu na manhã desta terça-feira, dia 31, a vistoria de um auditor credenciado pelo Comitê da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) que analisou as instalações do complexo esportivo da Faculdade de Educação Física (Faefid). A vistoria se estendeu pelo Anfiteatro de Estudos Sociais e o Restaurante Universitário, e foi acompanhada por uma comitiva composta pela a gerente da área de CTS da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo 2014, Ludimila Kai; pelo secretário-geral da UFJF, Basileu Tavares; pelo vice-diretor da Faculdade de Educação Física e Desportos, Maurício Bara; e pelo assessor da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) de Juiz de Fora, Heglisson Toledo.

Esta é a primeira visita oficial feita à UFJF, que junto ao Estádio Municipal Radialista Mário Helênio e o Village Haras Morena, localizado em Matias Barbosa, compõem a estrutura oferecida pela cidade para receber os atletas. Foram observadas as medidas, o sistema de irrigação e iluminação do campo de futebol, o estado das piscinas, das salas de musculação e fisioterapia, vestiários, vias de acesso e planta baixa do campus. Todas essas informações farão parte de um relatório enviado para a Fifa, responsável por aprovar ou não a candidatura da Universidade, indicando possíveis adequações e melhorias no complexo. Ao final da manhã, a comitiva seguiu para o Haras Morena, que recebe sua segunda vistoria, desta vez, para analisar a possível construção de um campo de treinamento no hotel.

Auditor não pôde dar seu parecer por enquanto; resultado será conhecido só em 2013

O auditor Vladimir Hinkelmann não pôde demonstrar suas impressões sobre o local durante a visita. Mesmo sem ainda saber do resultado, Bara comemorou mais um passo dado pela Faculdade na luta pela indicação como CTS. “Estamos satisfeitos por realizarmos mais um avanço. Sabemos que haverá ajustes, mas vejo todo o trabalho como um ganho para a Faculdade, já que cada melhoria feita aqui ficará para uso da comunidade acadêmica,” pontuou. Já Basileu Tavares lembrou o investimento feito na Faefid, já visando a participação da Universidade em grande eventos esportivos. “Não é ao acaso a candidatura da UFJF como centro de treinamento. Desde a construção deste complexo estamos nos preparando para este momento, dispostos a nos adequar à medida que a Fifa apresentar suas exigências, e com a certeza de que nossas instalações não devem em nada a outras do Brasil”.

Juiz de Fora disputa com as cidades de Araxá, Extrema, Montes Claros e Uberlândia a chance de receber uma delegação em 2014. E assim como as concorrentes terá que provar sua boa estrutura não só em equipamentos esportivos, mas ainda sua capacidade hoteleira, de serviços e hospitalar. “Nossa expectativa é de que os avaliadores se encantem com nossa infraestrutura e demais vantagens em relação às outras cidades, como a localização estratégica, a segurança e restrição das vias de acesso ao centro de treinamento do campus, a arquitetura de nossas instalações e a capacidade tecnológica da cidade, que possui uma grande universidade como a UFJF”, comentou o assessor da SEL, Heglisson Toledo.

A Fifa exige que pelo menos 60 cidades funcionem como CTS’s durante a competição, mas o Brasil deverá apresentar um número bem maior de centros, podendo chegar a 90 . Todas as candidatas passarão por uma série de vistorias, apontando os locais aptos a receberem as delegações. Estas cidades passarão a fazer parte de um catálogo, o qual ficará a disposição da comitiva de cada país, responsável pela escolha final. “As auditorias e visitas técnicas são de responsabilidade da Fifa, porém são as delegações que decidem onde irão se instalar,” explica Ludimila Kai. O resultado da escolha dos Centros de Treinamento só será conhecido pelo público a partir de 2013, após a realização da eliminatória da Copa quando serão definidos os 32 países participantes da próxima edição dos jogos.

 UFJF poderá receber delegações nas Olimpíadas

Comitiva percorreu instalações da faculdade, um dos possíveis locais para treinamento de seleções na Copa e nas Olimpíadas

A Universidade também poderá receber delegações para treinamento durante as competições das Olimpíadas e das Paraolimpíadas de 2016. O anúncio foi realizado no dia 26, quando o reitor da UFJF, Henrique Duque, e o prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos, comprometeram-se em disponibilizar o complexo esportivo da Faculdade de Educação Física, o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio e o Ginásio Poliesportivo Municipal, com inauguração prevista para 2013.

As estruturas e serviços serão utilizadas durante o período de aclimatação dos atletas de federações internacionais ou nacionais dos Jogos. As instalações farão parte do Guia de Locais de Treinamento Pré-jogos, que será lançado durante as Olimpíadas de Londres, em julho deste ano, e apresentado a todos os comitês olímpicos participantes. Assim como acontecerá com os Jogos da Copa, a escolha da UFJF como local de treinamento ficará a cargo das delegações. Ao todo, foram consideradas aptas 172 instalações esportivas de 73 cidades de 18 estados das cinco regiões do país.

 Estrutura

Inaugurado em 2010, o complexo da Faefid conta com pista de atletismo em padrão internacional, campo de futebol, piscinas semiolímpica e infantil, ginásio poliesportivo, uma quadra de futebol society, uma poliesportiva para futsal, vôlei, basquete, handebol e outras práticas, duas de tênis, uma de peteca e outra de badminton, estúdio de musculação, pilates e ginásio de ginástica.

Outras informações: (32) 2102-3281 – Faculdade de Educação Física

(32) 3690-7599 – Secretaria de Esportes e Lazer

Texto: Laís de Morais Ferreira – estudante de Comunicação Social – Secom UFJF

Fotos: Alexandre Dornelas – UFJF

 


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


26 abr 2018
UFJF/Asepel começa com tudo na Segundona do Mineiro de base

26 abr 2018
Mineiro de Base: Uberabinha/Tupi encara Coelho no Salles Oliveira

26 abr 2018
Copa Prefeitura Bahamas de Futsal: resultados do Boletim 7

24 abr 2018
Série C: Tupi perde seis posições e recebe Operário-PR sábado

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.