10 jan 2012

UFJF encara adversário direto e conta com apoio da torcida, mesmo à distância



Juiz de Fora (MG), 10 de janeiro de 2012

O entusiasmo que vem contagiando a equipe de vôlei da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nos jogos realizados no ginásio da Faculdade de Educação Física e Desportos da instituição de ensino, se expandiu e chegou à internet. O time juiz-forano ocupa o terceiro lugar em uma enquete de preferência dos torcedores no site “Vôlei na Rede”, um importante portal de divulgação de informações sobre a modalidade.

  (Veja em nosso canal de TV trechos da transmissão, em áudio e vídeo, de UFJF 3×1 BMG/São Bernardo, a primeira transmissão ao vivo de uma partida da Superliga por um veículo de comunicação de Juiz de Fora).

E é a partir dessa empolgação, que os atletas treinados pelo técnico Maurício Bara pretendem vencer um adversário direto na permanência na elite do esporte nacional. Nesta quarta-feira, 10, às 20h, a UFJF encara o Londrina/Sercomtel.

Para Bara, um maior número de vitórias só trará ainda mais benefícios para equipe, que foi abraçada pela população juiz-forana. Animado com o retorno positivo vindo das arquibancadas, o treinador espera um jogo difícil contra o oponente de hoje. “Dependemos de sacar bem para inibir a jogada de meio de rede da equipe de Londrina, que é a principal força do nosso adversário de amanhã (hoje). É preciso deixar bem claro que o Londrina estar na última posição da Superliga não significa nada. É um time que a gente conhece bem e sabemos que teremos um jogo complicado”, avaliou o treinador.

Na internet, a empolgação da torcida juiz-forano superou os adversários diretos e alcançou a terceira posição na preferência entre os torcedores. Segundo enquete realizada pelo portal “Vôlei na Rede”, a UFJF alcançou 306 votos, cerca de 17% do total de votantes até o momento, ficando atrás apenas do Vôlei Futuro (SP) – atual líder da Superliga – e do RJX, equipe cheia de estrelas da Seleção Brasileira, montada pelo bilionário Eike Batista.

Confronto Direto

“Estamos concentrados em busca de mais uma vitória”, assim foi definido o clima entre os jogadores e comissão técnica da UFJF, mesmo no território adversário, de acordo com Bara. O treinador sabe da importância na classificação de um êxito conquistado dentro do Ginásio do Moringão, em Londrina. “Com um resultado positivo, deixamos Londrina bem distante”, explicou. Dependendo dos jogos dos outros adversários, a UFJF pode deixar o Paraná com a sexta colocação na tabela. Por isso, mesmo a distância, o comandante espera contar com o apoio da torcida. “Estamos sendo tratados com muito carinho, desde quando a gente entra em quadra para o aquecimento. As pessoas estão abraçando e entendendo a nossa causa. Eles sabem que a nossa luta é duríssima”, disse o treinador.

Veja, abaixo, a classificação da Superliga:

Classificação Superliga – 08012012-CBV

Melhores ataques frente a frente

O ginásio Capoeirão, em Florianópolis, será o palco de um confronto onde a força de ataque é o destaque das equipes envolvidas. Nesta QUARTA-FEIRA (11.01), Cimed/SKY (SC) e Sada Cruzeiro (MG) estarão frente a frente, a partir das 21h, em confronto válido pela sétima rodada do turno da Superliga masculina de vôlei 11/12. Os times são os líderes das estatísticas de ataque. O grupo mineiro lidera, com 38,60% de aproveitamento, seguido da equipe catarinense, com 37,57%. O canal Sportv transmite o duelo.

O destaque da Cimed/SKY no ataque é o ponteiro João Paulo. O atacante é o segundo colocado no ranking das estatísticas, com 47,73% de eficiência. O oposto Rivaldo, também da equipe catarinense, aparece na oitava colocação, com 34,13%. No Sada Cruzeiro, o oposto Wallace é o principal nome da equipe. O atacante é o quarto colocado, com 42,40% de aproveitamento.

Na última rodada, os times venceram. A Cimed/SKY conseguiu quebrar a invencibilidade do líder Vôlei Futuro (SP), ao vencer, em Araçatuba, por 3 sets a 2. Já o Sada Cruzeiro ganhou o clássico mineiro contra o BMG/Montes Claros (MG), por 3 sets a 0.

As equipes têm campanhas parecidas neste início da Superliga. Os dois times acumulam cinco vitórias e uma derrota. O Sada Cruzeiro é terceiro colocado, com 14 pontos, seguido pela Cimed/SKY, em quarto, com 13 pontos. A liderança da competição é do Vôlei Futuro, com a mesma campanha, mas com 16 pontos.

Responsável pela distribuição das jogadas da Cimed/SKY, o levantador Bruno conta que, apesar dos desfalques, o grupo vive um bom momento na Superliga. Para o capitão, o bom desempenho do time no ataque é fruto do bom conjunto.

“Estamos numa crescente. Apesar de não poder contar com algumas peças da equipe ainda, como o Giba, o Gustavo, além de termos também a contusão do Badá (líbero), o time mostrou que tem um forte trabalho coletivo. O bom desempenho no ataque é fruto de um bom trabalho que começa no passe. Estamos evoluindo cada vez mais na recepção, o que facilita o meu trabalho na distribuição. Precisamos continuar nesta pegada porque a Superliga é muito equilibrada”, avalia Bruno.

Os números do jogo da Cimed/SKY contra o Vôlei Futuro comprovam a opinião de Bruno. Na última partida, o ponteiro João Paulo marcou 18 pontos, enquanto três atacantes – Rivaldo, Éder e Renato Felizardo – tiveram o mesmo número de acertos: 12 cada um.

E sobre o próximo adversário, Bruno vê muitas semelhanças entre as equipes. “O Sada Cruzeiro também tem um conjunto muito forte. Eles mantiveram a base da temporada passada e, por isso, o volume de trabalho é muito grande. Eles têm uma excelente recepção, o que facilita o trabalho do William, que é um grande levantador. Com certeza, será um confronto complicado contra uma equipe que nos dará muito trabalho”, ressalta o levantador, quarto colocado entre os jogadores de sua posição, com 37,46% de aproveitamento. A liderança do ranking de levantadores é justamente do adversário. William Arjona, do Sada Cruzeiro, está no topo, com 46,90% de eficiência.

Eleito o melhor jogador da vitória sobre o BMG/Montes Claros, o oposto Wallace é o maior destaque do ataque do Sada Cruzeiro neste início de Superliga. O atacante espera um forte equilíbrio na partida. “As equipes são muito regulares. A que errar menos, com certeza, levará vantagem. O time que tiver uma regularidade por um tempo maior dentro de quadra será o vitorioso”, diz o atacante.

Autor de 84 pontos na Superliga (77 de ataque e sete de bloqueio), Wallace acredita que está mais experiente nesta temporada. “Este bom desempenho é fruto de muito trabalho e dedicação. A minha passagem pela seleção na última temporada me ajudou bastante. Só tenho a acrescentar ao time”, ressalta Wallace, que foi campeão dos Jogos Pan-Americanos com a seleção brasileira em Guadalajara, México.

   Embalado, Vivo/Minas duela contra o líder Vôlei Futuro

Líder da Superliga masculina, o Vôlei Futuro tentará manter o topo da tabela de classificação. Para isso, o time de Araçatuba irá até Belo Horizonte, onde duelará contra o embalado Vivo/Minas (MG), que derrotou o RJX (RJ) na última rodada por 3 sets a 2, no Rio de Janeiro. O confronto começará às 19h30, na Arena Vivo.

Entusiasmado com a vitória na última rodada, o técnico do Vivo/Minas, Marcelo Fronckowiak, espera que a equipe mineira siga numa crescente para enfrentar uma forte sequência de adversários.

“Depois do Vôlei Futuro, vamos duelar contra Sada Cruzeiro e Sesi, finalistas da última Superliga. A expectativa é que joguemos bem. Temos que manter uma regularidade e apresentar em quadra o padrão de jogo que treinamos. O Vôlei Futuro é um adversário muito qualificado. Será fundamental entrarmos em quadra extremamente concentrados”, avalia Fronckowiak.

   RJX busca reabilitação

Depois de ser derrotado pelo Vivo/Minas, por 3 sets a 2, no primeiro duelo em casa, o RJX (RJ) voltará à quadra nesta quarta-feira. O time irá até São Bernardo do Campo (SP), onde duelará contra o BMG/São Bernardo (SP), a partir das 19h, no ginásio Poliesportivo. A equipe paulista também começou 2012 com derrota. Na última rodada, foi superada pela UFJF (MG), por 3 sets a 1.

Embalada pela vitória, a UFJF irá até Londrina (PR) duelar contra o Londrina/Sercomtel (PR). O time paranaense é o único que ainda não venceu nesta Superliga. O confronto será realizado no ginásio Moringão, a partir das 20h.

O Volta Redonda (RJ) também conquistou a primeira vitória na última rodada, ao superar o Londrina/Sercomtel. Empolgado, o time do Sul Fluminense vai até Campinas (SP), onde enfrentará a Medley/Campinas (SP), a partir das 19h30, no ginásio Taquaral.

Derrotado por 3 sets a 0 no clássico mineiro contra o Sada Cruzeiro, o BMG/Montes Claros (MG) receberá o vice-líder Sesi-SP no ginásio Tancredo Neves, a partir das 19h30.

SUPERLIGA MASCULINA 11/12

SÉTIMA RODADA DO TURNO

11.01 (QUARTA-FEIRA) – BMG/São Bernardo x RJX, às 19h, no ginásio Poliesportivo, em São Bernardo do Campo (SP).

11.01 (QUARTA-FEIRA) – Londrina/Sercomtel x UFJF, às 20h, no ginásio Moringão, em Londrina (PR).

11.01 (QUARTA-FEIRA) – Medley/Campinas x Volta Redonda, às 19h30, no ginásio Taquaral, em Campinas (SP).

11.01 (QUARTA-FEIRA) – BMG/Montes Claros x Sesi-SP, às 19h30, no ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros (MG).

11.01 (QUARTA-FEIRA) – Cimed/SKY x Sada Cruzeiro, às 21h, no ginásio Capoeirão, em Florianópolis (SC). SPORTV

11.01 (QUARTA-FEIRA) – Vivo/Minas x Vôlei Futuro, às 19h30, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG).

Texto principal: Lucas de Vitta/TER Notícias

  Texto rodada: site da CBV

   Foto: Toque de Bola


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


21 abr 2018
Gol de Adê, 43 anos, aos 43 minutos! Baeta vence e sobe

19 abr 2018
Baeta confiante para buscar o “combo”: vitória, acesso e vaga na final

19 abr 2018
Futsal: Léo Aleixo vibra com títulos e adaptação da família na Bélgica

19 abr 2018
Copa Prefeitura Bahamas de Futsal: resultados do Boletim 6

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.