12 out 2011

Juiz de Fora estreia nas finais dos Jogos do Interior de Minas. Veja resultados



Juiz de Fora, 12 de outubro de 2011

A cidade de Patos de Minas recebe, até domingo, 16, a etapa estadual dos Jogos do Interior de Minas (Jimi). A edição dos Jimi em 2011 já contou com a participação de 233 cidades, crescimento de 24%, o que leva a crer que o número de atletas participantes também será maior que no ano passado, quando 12.622 competidores participaram na maior competição esportiva do estado.

Juiz de Fora, sexta colocada geral nos Jimi 2010, também estará presente. Nesta terça-feira, 11, um ônibus deixou a cidade levando equipes e expectativas. Na bagagem dos atletas e comissões técnicas das modalidades coletivas (basquete masculino e feminino, handebol masculino e feminino, vôlei masculino e futsal masculino) espaço reservado para a vontade de subir ao lugar mais alto do pódio. Dezesseis atletas com deficiências físicas também embarcaram rumo ao Norte do estado. Na quinta-feira, 13, outro ônibus levará os atletas das modalidades individuais: natação, taekwondo, judô, ginástica de trampolim e atletismo.

Primeiros resultados

Uma vitória do handebol masculino e uma derrota do basquete masculino foram os primeiros resultados, nesta quarta, 12. O handebol de JF superou Jequitinhonha no Ginásio Poliesportivo da Unipan por 36 a 28. Já o basquete apontou placar de 94 a 61 a favor de Sacramento, em jogo realizado no Ginásio Poliesportivo do PTC.

À tarde, o handebol feminino de Juiz de Fora venceu as anfitriãs por 36 a 22. A terceira vitória do município veio no vôlei masculino: 3 sets a 0 sobre Lagoa Santa.

No futsal masculino, derrota de JF por um placar apertado: 4 a 3 para São Sebastião do Paraíso.

Nesta quinta, os times voltam a entrar em quadra. Às 8h30, a equipe de handebol masculino enfrenta a cidade de Passos. Às 10h30, é a vez do basquete masculino, com Juiz de Fora x Paraíso. Na parte da tarde, mais dois jogos: JF x Monte Carmelo, às 14h, no handebol feminino e JF x Tupaciguara, às 17h45m, no futsal masculino.

Resultados de JF nesta quarta, 12:

Basquete Masculino – JF 61 x 94 Sacramento

Handebol Masculino – JF 36 x 28 Jequitinhonha

Vôlei Masculino – JF 3 x0 Lagoa Santa

Futsal Masculino – JF 3 x 4 São Sebastião do Paraíso

Handebol Feminino – JF 36 x 22 Patos de Minas

Informações: Professor Jarbas Duque, da SEL.

Confiança

Já em Patos de Minas desde a segunda-feira, o coordenador de Rendimento Esportivo da Secretaria de Esporte e Lazer, Jarbas Duque, acredita que neste ano o desempenho poderá ser ainda melhor: “Nossa esperança é melhorar o resultado do ano passado. Vamos participar em mais uma modalidade, que é a natação. Temos três equipes muito fortes que defendem o título. A ginástica também está trazendo atletas com experiência internacional. O vôlei da UFJF está mais forte este ano. Então, a nossa previsão é que a participação da cidade seja melhor”.

Em 2010, Juiz de Fora terminou em sexto na classificação geral dos Jimi, com 40 medalhas (15 de ouro, 13 de prata e 12 de bronze). Uberlândia ficou em primeiro com 80 medalhas, seguida de Betim, São Sebastião do Paraíso, Uberaba e Ipatinga.

Handebol quer confirmar soberania

Os times de handebol de Juiz de Fora são referências no estado. As equipes masculina e feminina da Associação Desportiva Juiz de Fora (ADJF/Vianna Júnior) são as atuais campeãs dos Jimi. Por isso, são os times a serem batidos. “O jargão é antigo: chegar lá em cima é difícil, permanecer no topo é ainda mais. O time masculino está indo em busca do décimo título. É o maior campeão dos Jimi em todas as modalidades. O feminino vai em busca do sexto título. Acho que as duas equipes têm boas possibilidade de vitória”, analisou o responsável técnico da ADJF/Vianna Júnior, Carlos Dias.

Para chegarem até a fase estadual dos Jimi, os times da ADJF/Vianna Júnior venceram a fase microrregional, disputada em Juiz de Fora, e a fase regional, realizada em Manhuaçu.

Confira a tabela dos torneios de handebol dos Jimi: Tabela A1 Handebol.

Vôlei viaja para quebrar tabu: “Só pensamos no título”

Juiz de Fora será representada pela equipe de vôlei masculino da UFJF nos Jimi. Para o técnico Maurício Bara, o fato de sua equipe ter sido confirmada na Superliga 2011/2012, maior competição de vôlei do país, aumenta a responsabilidade. Bara não esconde que quer quebrar um longo tabu: desde 1986 que o título do vôlei masculino não vem para a cidade. “Neste ano, mais do que nunca, a gente só tem um pensamento, que é voltar com esse título, o que não acontece há 25 anos. Nosso grupo está em transição. Mesmo assim e sabendo da força de adversários como Uberlândia, só pensamos no título”, destacou o treinador.

No caminho até a fase final dos Jimi, o vôlei da UFJF venceu a fases microrregional (Juiz de Fora) e regional (Manhuaçu).

a tabela dos torneios de vôlei dos Jimi. Tabela Oficial de Voleibol Divisao A1

Basquete não deve disputar títulos

O time de basquete do Projeto Basquetebol do Futuro (PBF/Olímpico) é o atual campeão do torneio feminino dos Jimi. Não houve torneio na fase microrregional, pois apenas duas equipes se inscreveram: Juiz de Fora e São João Del Rei. Por ser campeão, o time de JF estava automaticamente classificado. Com isso, São João Del Rei garantiu a vaga sem precisar entrar em quadra. Na etapa de Manhuaçu, o PBF Olímpico ganhou a medalha de ouro.

Mas o técnico Sérgio Rodrigues de Castro acha difícil que o bi seja conquistado: “Esse ano o time está desfigurado porque estamos em processo de renovação. Estamos mandando a Patos de Minas muitas meninas que disputam o Mineiro Sub-19. Ainda é um grupo bom, mas a nossa expectativa é ficar entre os quatro primeiros. Acho que será difícil disputarmos o título”.

No basquete masculino, JF será representada pelo Vianna Júnior, que foi vice na fase microrregional (Juiz de Fora) e campeão da fase regional (Manhuaçu). A perspectiva para a participação na fase final não é lá das melhores. “O time está indo bem desfalcado, já que a competição tem início no meio de semana e muitos atletas tinham compromisso. Por isso, somos franco-atiradores. Teremos apenas sete jogadores para jogar. Seis já viajaram. Outro jogador viaja nesta quarta-feira. Desses, só dois são titulares. Nosso objetivo é tentar ficar entre os quatro primeiros”, relatou Márcio Moreira, que é armador da equipe.

Confira a tabela dos torneios de basquete dos Jimi.Tabela A1 Basquetebol

Futsal em busca do título

No futsal, Juiz de Fora é representada pela Associação Sirius. Na fase microrregional, a equipe ficou com o vice-campeonato ao ser derrotada na decisão por Dores de Campos, por 7 a 4. Em Manhuaçu, Juiz de Fora conseguiu a classificação para a fase final ao terminar em terceiro lugar. Para a fase final, o time está indo fragilizado, pois, na opinião do presidente da Sirius, Marcelo Cantagalli, a “cidade acaba lutando contra ela mesma”: ‘Nós temos 25 atletas inscritos nos Jimi desde abril. Mas apenas sete jogadores viajaram. Isso porque alguns desses jogadores estão disputando a Copa Panorama de Futsal, que tem uma partida decisiva na quinta-feira. Por isso, alguns atletas não vão viajar. Diante dessa situação, nosso principal objetivo é tentar chegar à final para garantir a classificação para a divisão A1 do ano que vem antecipadamente. Mas, com o elenco reduzido fica difícil. São apenas dois goleiros e cinco jogadores de linha. Estou tentando mais quatro jogadores de carro amanhã (quarta-feira), mas vai ser difícil. É muito difícil lidar com o esporte amador. Para se ter uma ideia, dois atletas não vão viajar porque têm foto de formatura na sexta-feira. Não posso pedir para eles faltarem…”, comentou Cantagalli.

Confira a tabela dos torneios de futsal dos Jimi. Tabela A1 Futsal

Ginástica de trampolim

A equipe de ginástica de trampolim da Recrear/Clube Bom Pastor vai representar JF nos Jimi com quatro atletas: Alice Spinelli, Letícia Amaral, Luísa Vieira e Priscila Gollner. Elas viajam na quinta-feira, 13.

 Texto: Thiago Stephan

Foto: Arquivo Toque de Bola


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


20 nov 2017
Com títulos e recordes, CRIA-UFJF brilha nos Jogos Escolares da Juventude

17 nov 2017
Rodrigo Rezende é 27º lugar no Mundial de Ginástica de Trampolim na Bulgária

16 nov 2017
Saiu a tabela! Tupi encara Cruzeiro e América fora de casa logo no início do Campeonato Mineiro

16 nov 2017
Intercolegiais: professor Tidinho comemora brilho do Jesuítas no vôlei. Veja fotos e nomes de todos campeões

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.