26 ago 2011

Visão no Esporte leva atletas às Paraolimpíadas Escolares e brilha na 2 de Ouro



Juiz de Fora (MG), 26 de agosto de 2011

Entre esta sexta-feira, 26, a próxima quarta, 31, três integrantes da equipe de Futebol de 5 para cegos do Projeto Visão no Esporte estarão com a Seleção Mineira da modalidade, na cidade de São Paulo, para a disputa das Paraolimpíadas Escolares, maior evento para atletas com deficiência em fase estudantil no mundo.

São esperados mais de 1.500 participantes de 24 estados, contando atletas e equipes técnicas. São mais de 950 alunos e mais de 630 staffs e técnicos.

Este será o segundo ano consecutivo em que Léo Lima (técnico do Visão no Esporte e auxiliar-técnico da Seleção Mineira) e os atletas Felipe Marques (19 anos) e Carlos Cristiano (18 anos) fazem parte da Seleção Mineira de Futebol de 5 para cegos. E este ano o desafio será a conquista do bicampeonato, já que no ano passado a equipe foi campeã de forma invicta, além de ter o artilheiro e o goleiro menos vazado.

“Será uma grande honra e muita responsabilidade representar a cidade e o estado numa competição nacional, além de uma valorização e reconhecimento do trabalho realizado no Projeto Visão no Esporte. Fazer parte da Seleção Mineira vem consolidar o Projeto Visão no Esporte como referência no trabalho com deficientes visuais na cidade e região, pois somos os únicos representantes da Zona da Mata na delegação de Minas Gerais”, observa Léo.

As Paraolimpíadas Escolares são tidas como grande celeiro de talentos, principalmente com a realização dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016, além de ser considerado um evento importante por promover a inclusão social, promoção da saúde e exercício de cidadania.

Os atletas estudantes disputarão dez modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, Goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Minas Gerais terá a 4ª maior delegação da competição com 153 integrantes, ficando atrás apenas de São Paulo com 177 participantes, Rio de Janeiro com 173 e Santa Catarina com 168 competidores.

Para Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), os objetivos dos jogos escolares vão além da revelação de atletas para o Rio 2016: “Identificamos os novos talentos do esporte para pessoas com deficiência, de olho nos Jogos de 2016, mas acima de tudo, o maior legado das Paraolimpíadas Escolares é uma geração de jovens que acreditam no esporte como forma de exercer sua cidadania”, destaca.

As competições serão realizadas no Clube Espéria, no Ibirapuera e no Parque Anhembi. O Projeto Visão no Esporte é uma parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura e a Associação dos Cegos de Juiz de Fora.

Também neste final de semana, atletas do Projeto disputam outro evento esportivo, em Araxá.

“Quero vencer. Mas se não puder vencer, quero ser valente na tentativa”, é o lema adotado pelo projeto juiz-forano.

  Resultados do Visão no Esporte na Corrida 2 de Ouro

O domingo, 21, foi de competição para a equipe de atletismo do Projeto Visão no Esporte. Os atletas estiveram presentes na II Corrida Rústica 2 de Ouro, em Juiz de Fora, prova em comemoração aos 121 anos do 2º Batalhão de Polícia Militar, com percurso de 6,6 km.

A prova serviu também de preparação da equipe para o Jimi (Jogos do Interior de Minas), que será disputado em outubro na cidade de Patos de Minas.

A classificação final da categoria Deficiente Visual ficou assim:

– Classe B1 (Cego)

1º Lugar: Hermerson Silva (Guia: Maycon)

2º Lugar: José Luiz (Guia: José Gomes)

3º Lugar: Sebastião Natal (Guia: Jorge Luiz)

4º Lugar: Cláudio Nunes (Guia: Marcelo Montenegro)

– Classe B2 (Baixa visão)

1º Lugar: Bruno Guedes (Guia: Léo Lima)

2º Lugar: José Maria (Guia: Cíntia Pereira)

– Classe B3 (Baixa visão)

1º Lugar: José Augusto

2º Lugar: Max Rogers

Informações: Professor Léo Lima e Projeto Visão no Esporte

Fotos: Divulgação

 


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


18 set 2017
Emoção marca abertura da Semana Paralímpica em Juiz de Fora

18 set 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

16 set 2017
Diretoria do Tupi estuda manter preços promocionais para o jogo de volta

16 set 2017
Aílton cita título brasileiro de 96 pelo Grêmio, contra a Lusa, para animar jogadores

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.