29 jul 2011

Juiz de Fora envia informações à Rio 2016



 Juiz de Fora (MG), 29 de julho de 2011

A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) finalizou a participação de Juiz de Fora na segunda fase do processo de seleção dos municípios candidatos a centro de treinamento dos Jogos Olímpicos de 2016. A etapa consiste no preenchimento on-line de formulários referentes à infraestrutura das instalações, dados sobre as condições naturais e meteorológicas da cidade e “upload” de documentos.

A SEL enviou imagens dos equipamentos esportivos cadastrados na primeira fase, como fotografias em amplas e diferentes perspectivas (central, frontal, lateral, aérea, etc), assim como dados sobre as dimensões das instalações e outros detalhes técnicos. As informações meteorológicas foram cedidas pelo Laboratório de Climatologia e Análise Ambiental da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como a média da temperatura mensal nos últimos cinco anos, que é de 19°; a umidade relativa do ar, que corresponde a 80%; os ventos dominantes, que são os do norte; nível pluviométrico, entre outras informações.

As características das condições naturais da cidade atraem todos os países, mas principalmente aqueles localizados na Europa, já que o clima juiz-forano é favorável à aclimatação do clima europeu para o brasileiro. “O clima é um dos nossos grandes trunfos”, destaca o assessor da SEL, Heglisson Toledo. Ele ressalta que a segunda etapa não finaliza o processo de seleção dos equipamentos esportivos. “Se os clubes investirem na estrutura, por exemplo, poderão receber uma delegação e sediar alguns treinos”, afirma.

A SEL também tem a intenção de oferecer outros equipamentos esportivos, embora eles ainda não tenham sido incluídos na seleção, já que necessitam de algumas adaptações. É o caso da Represa João Penido, por exemplo, que deverá ser submetida à análise técnica e ambiental. Se for aprovada, vai sediar os treinos de remo e outras modalidades aquáticas.

A terceira e próxima etapa do processo seletivo são as visitas técnicas do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 e as reuniões agendadas, que deverão ocorrer entre 18 de agosto e 11 de novembro. Entretanto, Juiz de Fora pode passar por esta fase já na segunda etapa, caso os documentos enviados sejam satisfatórios para a comitê. O resultado final será divulgado no dia 16 de janeiro de 2012, quando as instalações selecionadas farão parte do Guia dos Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016.

 Texto e informações: Assessoria de Comunicação da SEL 


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


22 jan 2018
Clínica com Zico no Maracanã une diferentes gerações em torno do sonho do futebol. Veja fotos

22 jan 2018
Tem de 10 a 16 anos e que jogar futebol? É levar a chuteira e conferir a agenda da semana na Faefid-UFJF

21 jan 2018
Virose no Carijó? Dirigente admite possibilidade, mas não quer usar como desculpa

19 jan 2018
Futebol do Baeta apresenta Comissão Técnica para Módulo 2 e admite que está atrasado

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse