29 jul 2011

Juiz de Fora envia informações à Rio 2016



 Juiz de Fora (MG), 29 de julho de 2011

A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) finalizou a participação de Juiz de Fora na segunda fase do processo de seleção dos municípios candidatos a centro de treinamento dos Jogos Olímpicos de 2016. A etapa consiste no preenchimento on-line de formulários referentes à infraestrutura das instalações, dados sobre as condições naturais e meteorológicas da cidade e “upload” de documentos.

A SEL enviou imagens dos equipamentos esportivos cadastrados na primeira fase, como fotografias em amplas e diferentes perspectivas (central, frontal, lateral, aérea, etc), assim como dados sobre as dimensões das instalações e outros detalhes técnicos. As informações meteorológicas foram cedidas pelo Laboratório de Climatologia e Análise Ambiental da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como a média da temperatura mensal nos últimos cinco anos, que é de 19°; a umidade relativa do ar, que corresponde a 80%; os ventos dominantes, que são os do norte; nível pluviométrico, entre outras informações.

As características das condições naturais da cidade atraem todos os países, mas principalmente aqueles localizados na Europa, já que o clima juiz-forano é favorável à aclimatação do clima europeu para o brasileiro. “O clima é um dos nossos grandes trunfos”, destaca o assessor da SEL, Heglisson Toledo. Ele ressalta que a segunda etapa não finaliza o processo de seleção dos equipamentos esportivos. “Se os clubes investirem na estrutura, por exemplo, poderão receber uma delegação e sediar alguns treinos”, afirma.

A SEL também tem a intenção de oferecer outros equipamentos esportivos, embora eles ainda não tenham sido incluídos na seleção, já que necessitam de algumas adaptações. É o caso da Represa João Penido, por exemplo, que deverá ser submetida à análise técnica e ambiental. Se for aprovada, vai sediar os treinos de remo e outras modalidades aquáticas.

A terceira e próxima etapa do processo seletivo são as visitas técnicas do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 e as reuniões agendadas, que deverão ocorrer entre 18 de agosto e 11 de novembro. Entretanto, Juiz de Fora pode passar por esta fase já na segunda etapa, caso os documentos enviados sejam satisfatórios para a comitê. O resultado final será divulgado no dia 16 de janeiro de 2012, quando as instalações selecionadas farão parte do Guia dos Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016.

 Texto e informações: Assessoria de Comunicação da SEL 


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


22 nov 2017
Basquete dos Intercolegiais: conheça todos os atletas campeões e veja as avaliações dos professores

22 nov 2017
JF Vôlei receita “foco e determinação” para buscar reação contra dois adversários diretos na pontuação

20 nov 2017
Com títulos e recordes, CRIA-UFJF brilha nos Jogos Escolares da Juventude

17 nov 2017
Rodrigo Rezende é 27º lugar no Mundial de Ginástica de Trampolim na Bulgária

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.