02 maio 2011

Juiz de Fora vai sediar próximo Congresso do Panathlon



 

Segundo dia da Assembleia foi dedicado aos assuntos internos do clube

Visita ao Museu do Porto encerrou as atividades neste domingo

Santos (SP), 2 de maio de 2011
Juiz de Fora vai sediar, em 2012, o Congresso Nacional e Assembleia do Distrito Panathlon Brasil. Esta foi uma das decisões aprovadas no encontro nacional realizado em Santos, no litoral paulista, no final de semana. O evento de 2012 deve ocorrer em março, e o tema será definido em breve.
No encontro em Santos, a abertura, na sexta-feira, 29, ocorreu na Unisanta – Universidade Santa Cecília, com palestra e mesa-redonda, com a participação do Reitor da Unisanta – Colégio e Faculdade Santa Cecília, Marcelo Teixeira, ex-presidente do Santos Futebol Clube, jornalistas, atletas, panathletas e autoridades locais. Na abertura, a mesa foi formada pelo jornalista Eduardo Silva, editor da Tv Tribuna (Globo local), Henrique Nicolini, Lara Mattos (presidente do Panathlon Club de Santos), Marcelo Teixeira (Reitor da Unisanta), o presidente do Distrito Brasil, William Saad, e o ex-atleta e vereador Hugo Duppre.  Já na mesa-redonda participaram o recordista sul-americano de natação e professor da Unisanta, Joel Moraes, Eduardo Silva, o jornalista Eduardo Barazal da VTV, retransmissora local do SBT, o professor e panathleta Elny Camargo, e o campeão sul-americano e vereador Hugo Duppre. Em discussão, “A importância da mídia na verdade do esporte”.

O sábado, 30, foi dedicado aos assuntos internos do clube. O presidente do Distrito Brasil, William Saad, reafirmou sua esperança na abertura de pelo menos mais dez novos clubes do Panathlon no Brasil até o final do ano, para fortalecer o movimento. Também no sábado, o jornalista Henrique Nicolini apresentou, por sua esposa Lílian, um belíssimo texto com o tema “Ações Motivadoras para a Expansão do Número de Clubes e Incremento da Quantidade  de Associados no Panathletismo da América”.

O texto é dividido em temas. Depois de abordar “Valores Intrínsecos”, “O Espetáculo”, “O Ídolo e a Remuneração” e “A qualquer custo”, o símbolo do Panathlon no Brasil e no exterior, Nicolini, trata, com propriedade, do tema “O Panathletismo”, quando diz: “Várias instituições de âmbito mundial e entidades governamentais podem encarregar-se de restaurar o domínio da ética nos esportes e restabelecer sua prática dentro dos aspectos que foram marginalizados, pelo momento da extrapolação da valorização do vértice na pirâmide do esporte. O Panathlon, que surgiu em 1951 na cidade de Veneza, na Itália, tornou-se internacional em uma histórica assembleia realizada em Pavia e é um dos principais organismos para desenvolver esta enorme missão. Seu propósito primordial é reunir em clubes o maior número de pessoas com o objetivo de melhorar o intercâmbio entre os esportistas bem intencionados de todo o mundo”.

Após apresentar várias propostas de ações do clube, Nicolini destaca a importância do aumento do movimento na América. “O Panathlon International está presente em 23 países, sendo 262 clubes e 11.312 associados. Na América são oito países, 39 clubes e 884 associados. Principalmente na América, a quantidade de clubes Panathlon e associados é mínima, se comparada à potencialidade da região”.

No domingo, dia 1º, os panathletas fizeram uma visita ao Museu do Porto, quando foram muito bem recebidos por um panathleta, o Engenheiro Antonio Carlos da Mota Barreto, Gerente do Complexo Cultural do Porto, que fez uma apresentação bastante informativa e detalhada sobre a história antiga e recente e os rumos do Porto de Santos.

 

 


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


14 dez 2017
JF Vôlei recebe Corinthians-Guarulhos pela última rodada do turno. Veja panorama completo da Superliga

13 dez 2017
Confira o ranking atualizado da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador

11 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora: resultados e galeria de fotos

09 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora é atração no Centro de Futebol Zico. Com novidades extra-campo!

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse