24 maio 2011

Jogos Olímpicos 2016: JF passa por mais uma etapa seletiva



Juiz de Fora (MG), 24 de maio de 2011

  Na segunda-feira, 23, Juiz de Fora passou por mais uma etapa do processo seletivo para centro de treinamento dos Jogos Olímpicos de 2016. O Secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda, e o assessor da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), Heglisson Toledo, representaram Juiz de Fora no Seminário de Orientação, promovido pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, no Rio de Janeiro.

  Na ocasião, as autoridades informaram todas as condições necessárias para que as cidades possam receber e abrigar as seleções, e demais informações técnicas. “Juiz de Fora experimenta uma oportunidade histórica. Podemos, inclusive, negociar diretamente com os nossos clientes, seja com o Comitê Olímpico ou com a federação do próprio país. Neste encontro, tivemos a certeza de que a cidade está muito bem posicionada. Nosso desafio agora é investir na modernização dos nossos equipamentos, nas iniciativas pública e privada”, afirmou Miranda.

  As condições colocadas pelo comitê confirmaram Juiz de Fora como candidata em potencial, já que, além de excelentes equipamentos e infraestrutura, a cidade oferece atrativos turísticos e culturais, que podem atrair as delegações estrangeiras. Juiz de Fora pode, ainda, captar um maior número de modalidades esportivas, já que possui espaço e equipamentos, para modalidades olímpicas e lutas marciais, por exemplo.

  “A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) fará todo o esforço necessário para isso. Uma das modalidades que podemos abrigar é o remo, já que temos a Represa de Chapéu d’Uvas, e arco e flecha, entre outras alternativas. Para isso, os locais passarão por análises técnicas. As instituições públicas e privadas da cidade devem se mobilizar, pois o esforço é conjunto”, enfatizou Toledo. A cidade poderá atrair, no mínimo, três modalidades: futebol, atletismo e esportes coletivos de quadra, como voleibol, handebol, entre outros.

  A próxima etapa da seleção é o envio do Termo de Adesão e Cooperação, que a PJF, por meio da SEL, deverá enviar ao comitê até a próxima segunda-feira, 30. Após a assinatura do Termo, o município deve preencher alguns formulários, anexando os documentos das instalações e da infraestrutura oferecida, incluindo fotografias, até o dia 29 de julho.

  Após a análise dos formulários, a cidade receberá uma visita técnica do comitê, entre os dias 15 de agosto e 11 de novembro. Entretanto, se as documentações anexadas aos formulários forem satisfatórias para os organizadores, a cidade poderá passar automaticamente por esta fase, sem receber a vistoria. A instalação selecionada será divulgada no dia 16 de janeiro de 2012. Caso Juiz de Fora vença todas as etapas seletivas, será incluída no Guia de Cidades, confeccionado pelo Comitê Rio 2016, que deverá ser publicado no dia 4 de julho de 2012.

Texto: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Esporte e Lazer – SEL


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


14 dez 2017
JF Vôlei recebe Corinthians-Guarulhos pela última rodada do turno. Veja panorama completo da Superliga

13 dez 2017
Confira o ranking atualizado da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador

11 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora: resultados e galeria de fotos

09 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora é atração no Centro de Futebol Zico. Com novidades extra-campo!

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse