21 abr 2011

JF sedia Brasileiro de Futebol de Mesa



Juiz de Fora (MG), 19 de abril de 2011

Juiz de Fora será sede, a partir de quinta-feira, 21, do XXXI Campeonato Brasileiro Interclubes de Futebol de Mesa – Modalidade 3 Toques. A competição, que vai até o sábado, 23, contará com dez equipes, totalizando cerca de 50 botonistas. A disputa ocorre no salão do Cesporte e a entrada é franca.

O atual campeão da competição é o América, de São José do Rio Preto (SP), que vem em busca do bicampeonato. Mas os três times de Tupi e Grêmio Mineiro, de Belo Horizonte, querem trazer a hegemonia da modalidade de volta para o estado. A equipe da capital não participa do Campeonato Brasileiro Interclubes desde 2009. Também desembarcam em Juiz de Fora os dois times de AABB, de Brasília, além da equipe de Teresópolis, que joga representando a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa.

Como são os duelos?

Cada equipe deve ter, no mínimo, quatro botonistas. Mas, o mais comum são times com cinco integrantes. Antes de cada rodada, a equipe escala os quatro jogadores que vão atuar. Ocorre sorteio e são definidos os confrontos: quatro partidas. Ao final dos 50 minutos de jogo, o time que vencer mais jogos será declarado vencedor do duelo. Exemplo: suponhamos que a equipe “Amigos” enfrentou o time dos “Colegas”. Ao final do jogo, os botonistas de “Amigos” venceram dois jogos, perderam um e empataram outro. Assim, o resultado será: “Amigos” 2 x 1 “Colegas”.

O botonista que não foi escalado também participa. Ele fica responsável por manter os jogadores informados sobre os demais confrontos da equipe e passar tempo de jogo, além de incentivar.

Por que Modalidade dos Três Toques?

A Regra dos Três Toques é a mais tradicional em Minas Gerais, mas foi criada no Rio de Janeiro no final da década de 70, chegando a Juiz de Fora no início da década de 80, através do carteiro aposentado Gilson Nogueira. É assim chamada porque cada botonista dá, no máximo, três toques, passando em seguida a vez ao adversário. Trata-se de um jogo estratégico de evolução para o campo de ataque sem dar oportunidades para que o adversário tome a posse de bola. O chute a gol só é possível quando, no primeiro toque da série de três, a bola já estiver no ataque.

Curiosidades

O Futebol de Mesa foi criado na década de 30 pelo publicitário carioca Geraldo Decourt, que trouxe para um tablado as emoções das partidas de futebol. Os jogadores eram botões de casacos e calças, daí futebol de botão.

Na Regra de Três Toques, há impedimento e expulsões. O campo de jogo é uma proporção de 1/50 das dimensões do campo de futebol. As partidas mais equilibradas possuem placares semelhantes aos dos jogos de futebol.

Texto: Thiago Stephan


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


21 fev 2018
Tupi x Atlético em JF: ingressos, transporte, acesso, estacionamento

20 fev 2018
Módulo 2: Jajá brilha, NAC lidera, juiz-forano apita e Baeta divulga preços

19 fev 2018
JF Vôlei tem semana de desafios seguidos em busca da reação na Superliga

17 fev 2018
Baeta perde na estreia do Módulo 2

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.