24 mar 2011

Roberta Stopa e Thiago Aroeira brilham no Interestadual



Juiz de Fora (MG), 24 de março de 2011

Os juizforanos brilharam novamente no mountain bike.No Interestadual realizado domingo, 20, em Jarinu (SP),Roberta Stopa venceu e, entre os homens, Thiago Aroeira ficou em terceiro. Veja como foi:

Roberta Stopa vence a primeira etapa do Interestadual de MTB

Atleta emplaca sua terceira consecutiva

A bela cidade de Jarinu-SP, terra de vales, rios e montanhas, recebeu a primeira etapa do Campeonato Interestadual de MTB 2011. Na sua 16ª edição, a competição saudou mais uma vez os diversos atletas de todo o Brasil, comprovando ao longo destes anos o porquê do seu sucesso.

E foi no 2º melhor clima do mundo, atestado pela UNESCO, que a mineira Roberta Stopa purificou a alma e emplacou a sua terceira vitória consecutiva na temporada. Um primeiro lugar que surpreendeu todos que estavam presentes pela sua força aplicada ao longo dos 5,8km de cada volta.

Roberta Stopa comenta tecnicamente a importância da escolha dos seus pneus e sua participação na prova, além dos seus equipamentos para esta temporada:

“Cheguei à cidade sexta e estava chovendo muito. No sábado ainda chovia, o que proporcionou um terreno bem pesado para o domingo. Curioso que o circuito não fazia lama, mas deixou-o um pouco liso e rápido no quesito de rodagem – exigindo pura força dos atletas. Não era muito técnico: algumas partes de trilhas e estradões. Enfim, um belo circuito de cross country. Foi nestas características que resolvi escolher os pneus da bike: SPZ 2.1 Renegade; travas baixas que se comportaram muito bem neste tipo de situação. Sem deixar de aplicar meus selantes. Fiz uma prova com um único foco: ganhar ritmo para o PAN. Então, apliquei força do começo ao fim e já na primeira volta tinha aberto uma vantagem de 2min e 30. Como eu sabia que tinha que ser rápida, mantive uma cadência forte nos planos e equilibrava nas subidas. Não tive onde respirar e nem me recuperar. No final, mais uma boa vitória. Eu só tenho que agradecer a Deus nesta fase inicial, além do meu treinador Cadu e a minha querida bike. Tudo isso faz parte de um conjunto perfeito: bike, atleta e treino. A sintonia está correspondendo bem. Minha Specialized ERA S-Works Full Suspension está me surpreendendo a cada prova. A relação Sram XX é a melhor que já inventaram; sempre estou na cadência certa. Meus freios Ashima respondem muito bem, tanto no seco como no molhado. Fico surpresa a cada competição. Embaixo disto tudo estão as minhas rodas MOB, que seguram muito bem os trancos e barrancos de cada desafio enfrentado.”

Roberta Stopa terá uma semana de treinos intensa antes de viajar para Colômbia. Atleta foi convocada pela Confederação Brasileira de Ciclismo para representar o país no Pan-Americano de Mountain Bike, que será realizado em Chía.

Resultados do Interestadual de Mountain Bike 2011 #1

Elite Feminino

1 – Roberta Stopa

2 – Luana Machado

3 – Raíza Goulão

4 – Tatiani Cristina

5 – Patrícia Sudário

6 – Adriana Barbosa

7 – Glaidiany de Cássia

8 – Mariana Cacurte

9 – Ana Paula Barbosa

10 – Adriana Antunes

11 – Carla Marzullo

12 – Adriana Nascimento

Elite Masculino

1 – Rubens Donizette

2 – Daniel Carneiro

3 – Thiago Aroeira

4 – Ricardo Psheidt

5 – Edivando de Souza Cruz

6 – Raphael Mesquita

7 – Raul Cansado

8 – Kléber Nascimento

9 – Antoniel Paulo

10 – Reinoldo Marques

Thiago Aroeira em terceiro

Rubinho conquista sua primeira vitória do ano na 16ª edição do Interestadual de MTB que ocorreu no dia 20 de março em Jarinu, interior de SP. Thiago também andou forte e foi o terceiro colocado no campeonato realizado pela empresa Casinha de Aventuras.

A primeira etapa das três que ocorrerão neste ano foi realizada Parque D’Anape, localizado na cidade de Jarinu, região próxima a Bragança Paulista e com uma distância de 76 km da cidade de São Paulo. No formato XCO e com uma quilometragem média de aproximadamente 70 km, a prova teve uma premiação em dinheiro total de três mil reais divididos entre as sete categorias das dez participantes.

Rubens Donizete travou um duelo duro com Daniel Carneiro, ex-companheiro de equipe, neste último domingo. Os dois atletas estão em uma ótima forma física e conhecem um ao outro, o que torna as disputas ainda mais emocionantes e equilibradas.

“Foi muito difícil, o Daniel largou muito forte e desgarramos do pelotão. O Pscheidt também veio muito forte e atacou nós dois e o Daniel ficou. Na quinta volta o Daniel encostou na gente e passou atacando. O Pscheidt sobrou e ficou apenas nós dois na disputa”, relata Rubinho.

Rubens Donizete conta que Daniel Carneiro estava muito focado e que ambos estavam determinados e no final da última volta foi onde tudo se definiu. “Ataquei, abri 15 segundos dele e tentei sustentar até o final. Senti ele fazendo muita força e andando no limite para me pegar”.

“Ano passado éramos companheiros de equipe e neste estamos brigando de igual pra igual. Essa briga é saudável e muito boa, pois aumenta o ritmo da galera e torna os eventos mais competitivos. Foram os pequenos detalhes que fizeram com que eu saísse vitorioso” declara Rubinho.

Essa prova mostrou como os treinamentos com Cadu Polazzo, vem dando certo. O treinador da Equipe Merida Fox Racing TMP conta que a largada no pé de uma subida mostram a grande necessidade de se tolerar a acidose, elemento que causa a sensação de queimação. “É uma adaptação treinável e fundamental”.

“O Rubinho largou e manteve-se a frente alternando a primeira e segunda posição. Fez muita força, teve cabeça e suportou. No final abriu uma pequena vantagem e venceu a prova” diz Cadu.

Thiago Aroeira também fez uma grande prova. O atleta mantinha-se em terceiro e caiu para a sexta colocação. Após uma grande prova de recuperação, o piloto ultrapassou Edivando de Souza Cruz e Ricardo Psheidt e finalizou em terceiro lugar.

Segundo o treinador Cadu, Thiago largou forte, sentiu um pouco a prova e a partir da quarta volta iniciou a recuperação. “Ele teve grande força mental e terminou em terceiro lugar”.

Rubens Donizete segue agora rumo ao Campeonato Panamericano de XC que ocorre na Colômbia do dia 1º de abril e vale índice para as Olímpiadas de Londres em 2012.

A Equipe Merida Fox Racing TMP conta com o suporte da Merida Bicicletas , patrocínio da TMP embalagens, apoios da Fox Racing Shox, Giro, Infanti, Terra Bike, Maxxis / Calypso, Gu e Br Esportes.

Texto Thiago Aroeira: Álvaro Perazzoli – www.merida.com.br

Texto Roberta Stopa: Assessoria

Fotos Roberta Stopa: Elber Ferreira e organização da prova


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


21 fev 2018
Tupi x Atlético em JF: ingressos, transporte, acesso, estacionamento

20 fev 2018
Módulo 2: Jajá brilha, NAC lidera, juiz-forano apita e Baeta divulga preços

19 fev 2018
JF Vôlei tem semana de desafios seguidos em busca da reação na Superliga

17 fev 2018
Baeta perde na estreia do Módulo 2

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.