Novas regras do futsal: fique por dentro das mudanças

Publicado por: Thiago Stephan 24/02/2011 | 16:30
FacebookTwitterGoogle+EmailBookmark/Favorites

Atuação do goleiro fora da área foi significativamente afetada com as novas regras do futsal (Foto: Beto Costa/CBFS)

Juiz de Fora (MG), 24 de fevereiro de 2011 

As regras do futsal sofreram novas mudanças, que já são válidas para todas as competições da atual temporada. As alterações foram aprovadas pela comissão de arbitragem para futsal da Fifa em setembro de 2010, mas entraram em vigor no mês de janeiro deste ano. Segundo o presidente da Liga Juizforana de Futebol de Salão (LJFS), Adilson Mattos, que participou no final de janeiro, em Florianópolis, do Congresso Nacional de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), o objetivo “é tornar a regra do futsal uma regra mundial, já que existem países que usam suas próprias regras, o que tem impedido a modalidade de se tornar um esporte olímpico. Assim, todos os países que adotam a regra Fifa vão passar pelas mudanças”. 

A lista de mudanças é ampla – cerca de 90 – e as principais alterações estão ligadas a atuação dos goleiros. “São várias novidades na regra. A primeira envolve a participação dos goleiros no jogo, o que, na nossa avaliação, foi a maior mudança. Primeiramente, independe se é goleiro linha ou se é goleiro. Se ele cobrou arremesso de meta, só vai poder tocar com o pé se a bola tocar antes no adversário. Com a bola em jogo, depois de defesa, se o goleiro passar para o companheiro, só poderá tocar na bola se ela estiver no ataque. Se o goleiro cobrar lateral, ele só pode receber o passe em seu campo uma única vez. Caso qualquer uma dessas situações seja descumprida, será marcado tiro livre indireto contra a equipe”, explicou Mattos. 

O diretor de arbitragem da CBFS, Paraguassu Fisch de Figueiredo, afirmou, no site da entidade, que as mudanças em relação à atuação do goleiro têm como objetivo evitar que os times usem a estratégia para, na expressão do futsal, “cozinhar o jogo”. “Não terá mais aquilo de ficar tocando a bola e fazendo o tempo correr. Por isso, mudaram a regra”, disse o dirigente. 

Outra novidade está relacionada à cronometragem do tempo de jogo. Se quando a mesa encerrar a partida já tiver sido desferido um chute, o árbitro terá que esperar a definição do lance, com seus possíveis desdobramentos. Na cobrança de lateral, a bola poderá ficar até 25 cm para fora da quadra. No tiro de início ou reinício, só valerá o gol se a bola tocar em outro atleta. Também foi criada uma área técnica para os treinadores, o que não existia anteriormente. As mudanças também afetam os árbitros, que não poderão usar joias nem relógios. 

As regras já foram testadas em competições internacionais que foram realizadas a partir de setembro do ano passado, como 6º Grand Prix de Futsal, o Campeonato Sul-americano Sub-20 e o I Torneio Mundial de Futsal Feminino. Os amistosos da Seleção Brasileira também foram na nova regra.  

Nova diretoria capacita árbitros 

Adilson Mattos foi eleito, no último dia 11, presidente da LJFS, cargo que ocupa desde 1996, tendo como vice Edsel Abreu Beldtmmüller, o Pitti. O mandato da nova diretoria vai até 2020. Na avaliação de Mattos, as mudanças na regra foram positivas para a modalidade, apesar de acreditar que no início haverá muitas dúvidas. Ainda segundo o recém-eleito presidente da LJFS, a primeira atividade da entidade após a eleição será uma reciclagem para os árbitros marcada para a próxima sexta-feira, 25, às 18h30, no Cesporte, quando serão abordadas e debatidas todas as mudanças que entraram em vigor. Além disso, nesta temporada, os árbitros de futsal locais serão submetidos a avaliação técnica, prática e física (esta no Campus da UFJF) e terão que ser aprovados para que possam ser escalados. 

O calendário para as competições de futsal em 2011 já foi definido. Em março, abril e maio será realizada a Copa Prefeitura Bahamas de Futsal. Nos meses de junho, julho e agosto está prevista a realização de campeonatos da LJFS. Em setembro e outubro tem Copa Metropolitana de Futsal, em parceria com o Panathlon Club Juiz de Fora. Finalizando a temporada, em novembro será realizado o Torneio dos Campeões em comemoração aos 56 anos da Liga. 

Texto: Thiago Stephan



Nenhum jogador em campo

0 0 0 0 0

O seu e-mail não será repassado a terceiros e nem publicado!

TAGS HTML permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>