12 jan 2011

JF Rugby retoma suas atividades para temporada 2011



Juiz de Fora (MG), 13 de janeiro de 2011

Um esporte praticado no mundo todo, mas ainda pouco conhecido no Brasil. Essa é a realidade do Rugby no país do futebol. Porém, se depender do JF Rugby, essa situação será prestes a ser modificada, pelo menos em Juiz de Fora.

O JF Rugby foi fundado em 2006 e nasceu de um grupo de entusiastas liderados pelo professor de Educação Física Lom Lustosa, que haviam tomado contato com o esporte no final dos anos 90 e lutavam para praticá-lo, mesmo sem muito apoio. Participando de competições desde 2007, o time vem ampliando cada vez mais suas atividades. Em 2010, participou do I Campeonato Mineiro de Rugby, na modalidade Union, terminado a competição em quinto lugar.

Para 2011, os planos são ambiciosos: para melhorar seu desempenho no campeonato estadual, a equipe tem novo treinador. Quem assume a vaga é o veterano Paulo ´Rambão` Batista, ex-pilar da equipe do UFV Rugby – pioneira do esporte em Minas Gerais. Além de aprimorar sua participação no torneio do estado, o JF Rugby pretende participar de disputas na modalidade 7-a-side e consolidar suas equipes femininas e juvenis, estabelecendo uma categoria de base forte que vai garantir o futuro do esporte na cidade.

Os interessados em conhecer o esporte podem procurar a comunidade do time no orkut (url http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=914933) ou comparecer a um dos treinos, realizados aos sábados, no campo do Dom Orione (veja o mapa, clicando aqui), às 9h45 da manhã.

Conhecendo o Rugby:

O rugby é o segundo esporte coletivo mais praticado no planeta, logo atrás do futebol. O jogo é relativamente simples. Ele é praticado num campo com dimensões similares às do de futebol, utilizando uma bola oval. No rugby, a bola não pode ser passada pra frente com as mãos, sendo lançada para trás, de jogador em jogador. O objetivo é chegar com a bola no final do campo adversário. Ela pode também ser chutada pra frente, dependendo da estratégia do time. Toda a ação acontece envolvendo o portador da bola, pois os adversários devem impedir seu avanço, derrubando-o ou bloqueando-o. As modalidades mais populares de rugby são o Rugby Union – disputado por 15 jogadores de cada lado em dois tempos de 40 minutos – e o Rugby 7-a-side – disputado em equipes de 7 jogadores, com dois tempos de 7 minutos.

Embora algumas teorias remontem à antiguidade Européia, da China e do Japão, em jogos não mais existentes – como o Romano “Harpastum” ou o Grego “Episkyros” – a verdade é que o jogo como é conhecido hoje começou mesmo na Inglaterra, mais especificamente na universidade da cidade de Rugby. A teoria mais conhecida e aceita é aquela onde o jogador William Webb Ellis, se irrita durante um jogo de futebol em 1823, pega a bola com as mãos e atravessa o campo em direção ao gol do time contrário. Desta forma os jogadores tentam, através de todos os meios possíveis impedir seu avanço, originando o esporte que na época era ainda conhecido por um nome mais extenso: Rugby Football, ou “o futebol como jogado em Rugby”. O esporte é muitas vezes confundido com o Futebol Americano, que na verdade é uma derivação do rugby.

O rugby é atualmente jogado em mais de 150 países e suas competições anuais mais famosas do mundo são o “SIX NATIONS” que é disputado por Inglaterra, Itália, França, Escócia, Irlanda e País de Gales, e o “TRI NATIONS” que envolve Nova Zelândia, Austrália e África do Sul. Há também uma Copa do Mundo de Rugby a cada 4 anos, sendo que a próxima será em 2011, na Nova Zelândia. Em 2008, foi confirmada a volta do Rugby às Olimpíadas, em sua modalidade 7-a-side. Já em 2012, em Londres, o rugby será disputado como “Esporte de Demonstração“, voltando ao quadro competitivo em 2016, no Rio de Janeiro.

Texto: JF Rugby


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


14 dez 2017
JF Vôlei recebe Corinthians-Guarulhos pela última rodada do turno. Veja panorama completo da Superliga

13 dez 2017
Confira o ranking atualizado da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador

11 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora: resultados e galeria de fotos

09 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora é atração no Centro de Futebol Zico. Com novidades extra-campo!

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse