03 dez 2013

Olho no pote! Copa pode ter até três campeões no mesmo grupo



A Fifa divulgou nesta terça-feira, 03,  as regras e os países em cada pote para o Sorteio da Copa do Mundo 2014, que acontece na sexta-feira, 6, às 14h, na Costa do Sauípe.  O critério utilizado pela entidade é a classificação no ranking mundial divulgado em outubro para definir os cabeças de chave e zonas de classificação geográfica para os demais. Nove seleções da Europa foram colocadas no pote 4. Mas, antes do sorteio um país europeu que está alocado nesse pote será sorteado e colocado no pote 2.

Confira a divisão:

Pote 1: Brasil, Espanha, Argentina, Alemanha, Suíça, Bélgica, Colômbia e Uruguai

Pote 2: Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Chile e Equador

Pote 3: Austrália, Irã, Japão, Coréia do Sul, Costa Rica, Honduras, México e EUA

Pote 4: Bósnia e Herzegovina, Croácia, Inglaterra, França, Grécia, Itália, Holanda, Portugal e Rússia

 Além disso, de acordo com as regras dois sul-americanos não podem ficar no mesmo grupo e, caso o princípio geográfico seja quebrado, o país sorteado pula para o grupo seguinte que não ferir esta regra. Para os europeus, o limite são dois por grupo.

Pote auxiliar

Haverá também no sorteio um pote auxiliar, chamado de pote X. O europeu que for retirado do pote 4 para o pote 2 estará necessariamente no grupo de um dos quatro sul-americanos do pote 1, os cabeças de chave, que serão retirados do pote X para esta escolha. Depois, os potes remanescentes serão esvaziados na ordem do 1 ao 4, sendo que para o Brasil (país-sede) está garantida a posição 1 do grupo A.

Com essa divisão e esquema de sorteio definido pela Fifa, um grupo poderá ter até três campeões do mundo juntos. Por exemplo: Brasil (Pote 1), Itália (saindo do Pote 4 para o Pote 2), França (Pote 4) e uma seleção do Pote 3.

Carrasco brasileiro no Sorteio

Para a realização do Sorteio foram convidados oito assistentes que representam cada país campeão mundial. Pela Seleção Brasileira, Cafu foi o convidado. Além dele, o carrasco brasileiro nas Copas de 98 e 2006, o francês Zidane, o uruguaio Ghiggia, o italiano Fabio Cannavaro, o inglês Geoff Hurst, o espanhol Fernando Hierro e o alemão Lothar Matthäus participação das escolhas nos potes. O resultado do sorteio vai determinar a ordem e os adversários dos jogos das 32 seleções que participarão da Copa do Mundo no Brasil.

Texto com informações de agências


Voltar

Uma Resposta to “Olho no pote! Copa pode ter até três campeões no mesmo grupo”

Deixe uma resposta

Notícias


11 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora: resultados e galeria de fotos

09 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora é atração no Centro de Futebol Zico. Com novidades extra-campo!

07 dez 2017
JF Vôlei encara Canoas fora de casa em busca de mais pontos na Superliga

04 dez 2017
Tupi 2018: Nicanor vê “no papel, um time competitivo” e aposta na qualidade do setor de meio-campo

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.