27 nov 2013

Estrutura metálica desaba no Itaquerão. Dois mortos



  A última peça da cobertura que estava sendo instalada no Itaquerão desabou de um guindaste por volta das 12h50 desta quarta-feira, 27, destruiu parte da arquibancada do futuro estádio do Corinthians e deixou mortos. A Odebrecht, construtora responsável pela obra, confirma a morte de ao menos dois operários. Fábio Luiz Pereira, 42, motorista/operador de Munck da empresa BHM, e Ronaldo Oliveira dos Santos, 44 anos, montador da empresa Conecta.

  A Secretaria de Saúde da capital confirma dois mortos. Segundo a pasta, um operário continua preso às ferragens e é o único ferido ainda no local. Sete ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão no local. O operário ferido, assim que for resgatado das ferragens, será levado para um hospital da região.

  O guindaste sob a estrutura era considerado o maior do País. A peça possuia 114 metros de altura com capacidade para suportar até 1.500 toneladas e atingiu dois andares de arquibancada.

  Em entrevista coletiva, o ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez que esteve presente no local do acidente falou que a obra foi paralisada e que agora será dada toda assistência às famílias.

 “A obra foi parada e os operários dispensados. Ficaremos em dois ou três dias de luto e depois vamos estudar o que será feito. 30% do Prédio Leste ficará interditado para que os bombeiros façam a perícia. Por ora, queremos atender as famílias das vítimas”.

Corinthians decreta luto

  O Corinthians até o momento se pronunciou apenas através de nota publicada na página oficial do clube na internet:

  “Devido ao acidente ocorrido nas obras da Arena Corinthians na tarde desta quarta-feira (27), o Sport Club Corinthians Paulista decreta sete dias de luto. Não existem outra informações no momento.”

Obras encaminhadas

  O novo estádio do Corinthians estava previsto para ser entregue em dezembro deste ano. Ele foi escolhido para sediar a abertura do Copa do Mundo de 2014. A peça de 500 toneladas estava sendo instalada por um guindaste, no setor leste, e tem cerca de 15 metros.

  No último dia 13 de novembro, a Odebrecht anunciou que 94% das obras da arena estavam concluídas. De acordo com a construtora, a cobertura do setor leste já estava quase pronta, restando apenas os serviços de aplicação do forro.

  Antes do acidente, o Corinthians havia anunciado que iria aproveitar o aniversário de 460 anos de São Paulo, dia 25 de janeiro, para fazer o primeiro jogo no Itaquerão. O previsto é que seria entre operários da Odebrecht e funcionários do clube.

  A primeira partida da equipe principal do Corinthians deve acontecer no início de março, provavelmente em um jogo do Campeonato Paulista.

 Frederico Barbosa, engenheiro responsável pelas obras afirmou que a estrutura não foi comprometida com a queda do guindaste.

“A estrutura não sofreu complicações. Era a última peça, a mesma que colocamos há uma semana sem problemas. Houve danos em parte do prédio, mas nada que afete o cronograma”, afirmou.

  Fifa vai aguardar autoridades

  O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse nesta quarta-feira, 27, por meio de sua conta na rede social Twitter, que a entidade aguarda informações mais precisas das autoridades para se pronunciar oficialmente sobre o acidente no estádio do Corinthians, em São Paulo.

  O departamento de comunicação da Fifa informou que a segurança dos trabalhadores nas obras do estádio da Copa é uma das prioridades da entidade, do COL (Comitê Organizador Local) e do governo federal. E ressaltou que a Fifa não vai especular qualquer alteração no status do Itaquerão como estádio da Copa antes de receber as informações das autoridades.

 Texto com informações da Folha de São Paulo


Voltar

3 Respostas to “Estrutura metálica desaba no Itaquerão. Dois mortos”

Deixe uma resposta

Notícias


24 nov 2017
Com vídeos! Sucesso dentro e fora da quadra, Copa Toque de Bola de Futsal promete emoção na reta final

22 nov 2017
Basquete dos Intercolegiais: conheça todos os atletas campeões e veja as avaliações dos professores

22 nov 2017
JF Vôlei receita “foco e determinação” para buscar reação contra dois adversários diretos na pontuação

20 nov 2017
Com títulos e recordes, CRIA-UFJF brilha nos Jogos Escolares da Juventude

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.