18 set 2017

Efeito mão-de-Jô: CBF anuncia que vai utilizar Árbitro de Vídeo “o quanto antes”



   

Repercussão do gol irregular de Jô deixou agitados os bastidores da CBF

  A grande repercussão do gol irregular de Jô, pelo Corinthians, na vitória de 1 a 0 sobre o Vasco, na tarde de domingo,  dia 17, pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, na Arena Corinthians, fez com que a CBF antecipasse a utilização do recurso do Árbitro de Vídeo.

   Jô fez o gol com o braço, quando a bola veio da esquerda, em jogada de Marquinho Gabriel.

  A informação, que primeiro foi divulgada extra-oficialmente no início da tarde desta segunda, acabou sendo confirmada às 16h44, horário da publicação feita no site da Confederação Brasileira de Futebol.

   Na divulgação extra-oficial, a informação teria partido da direção da entidade, quando recebeu o presidente do Vasco, Eurico Miranda. 

   Antes de a CBF se pronunciar, chegou a ser divulgado que o recurso já seria lançado na rodada do próximo final de semana – jogos no sábado, dia 23, e domingo, dia 24. Oficialmente, não há prazo. Foi utilizada a expressão “o quanto antes”.

   A nota publicada pela entidade diz o seguinte:

 “A Comissão de Arbitragem da CBF projetava o uso do Árbitro de Vídeo (AV) nas rodadas finais do Brasileirão 2017. Ao longo deste ano, representantes da entidade e árbitros brasileiros participaram de treinamentos teóricos e práticos sobre o tema, incluindo a capacitação que vem sendo realizada desde a semana passada na sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai.

Entretanto, em função da incidência de erros recentes que poderiam ser evitados com a utilização da tecnologia, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, reuniu a equipe, nesta segunda-feira (18), e determinou que o Árbitro de Vídeo seja aplicado o quanto antes nas partidas do Brasileirão – Série A.

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Marcos Marinho, está trabalhando para acertar os detalhes e viabilizar o AV o mais rápido possível.”

Daronco no treinamento

Treinamento no Paraguai

   No domingo, dia 17, o mesmo site da CBF havia destacado a participação de árbitros brasileiros no programa de treinamento da Conmebol, no Paraguai.

   Diz o texto: “A tecnologia está cada vez mais próxima de fazer parte da rotina da arbitragem do futebol. E a América do Sul se prepara para passar por essa revolução, capacitando os donos do apito intensivamente para trabalharem com o apoio do vídeo já nas Semifinais da Taça Libertadores da América 2017. Três árbitros brasileiros participaram no sábado (16) de uma série de treinamentos usando o Sistema de Assistência de Arbitragem de Vídeo (VAR) em situações reais de jogo. Wilton Sampaio, Sandro Meira Ricci e Anderson Daronco são os brasileiros presentes ao programa de treinamento da Conmebol, que vai até o próximo dia 22 de setembro. 

As tarefas foram divididas e todos os árbitros foram avaliados pelos instrutores da Conmebol e pelo instrutor da FIFA, Carlos Velasco, responsável por fornecer diretrizes para o uso correto dos sistemas tecnológicos. O campo foi equipado com os materiais necessários para a implementação da tecnologia VAR: ao lado do terreno foram instaladas duas cabines com monitores e controles e as câmeras foram colocadas ao redor do solo para a visualização clara de cada movimento. O trabalho foi observado de perto pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

O trabalho culminou com a avaliação do primeiro grupo que participou dos testes, com as recomendações do presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação, o brasileiro Wilson Seneme, que valorizou o desempenho e o esforço de cada árbitro sul-americano.

Também estão no Paraguai representando a delegação brasileira o chefe do Departamento de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa, e o autor do projeto do Árbitro de Vídeo, Manoel Serapião Filho.”

 

Texto com informações e fotos divulgadas pelas agências e pelo site da CBF

Edição: Toque de Bola


Voltar

Deixe uma resposta


Mais notícias



20 out 2017

Partiu Rússia? Danilo Luiz, de Bicas, é novamente convocado para defender a seleção brasileira


20 out 2017

Mano Menezes renova contrato por dois anos com Cruzeiro


19 out 2017

CBF anuncia “dindim” do Brasileirão: campeão leva R$ 18 milhões e 16º lugar terá R$ 744 mil

Notícias


23 out 2017

Primeiro árbitro de vídeo da Libertadores será brasileiro. Vangasse explica as 4 situações em que ele pode atuar


23 out 2017

Leozinho reaparece na seleção da rodada. Próximo adversário do JF Vôlei tem pedido de desculpas ao torcedor


21 out 2017

Sem qualquer substituição, JF Vôlei volta a perder por 3 a 1 em Montes Claros


20 out 2017

Interdição do estádio do Baeta expõe “racha” entre dirigentes e ADJF. Eleições e cota de Danilo Luiz geram polêmica


+ notícias

Toque de Bola


O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.

Desenvolvimento




Acesse

error: Conteúdo protegido.