18 set 2017

Efeito mão-de-Jô: CBF anuncia que vai utilizar Árbitro de Vídeo “o quanto antes”



   

Repercussão do gol irregular de Jô deixou agitados os bastidores da CBF

  A grande repercussão do gol irregular de Jô, pelo Corinthians, na vitória de 1 a 0 sobre o Vasco, na tarde de domingo,  dia 17, pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, na Arena Corinthians, fez com que a CBF antecipasse a utilização do recurso do Árbitro de Vídeo.

   Jô fez o gol com o braço, quando a bola veio da esquerda, em jogada de Marquinho Gabriel.

  A informação, que primeiro foi divulgada extra-oficialmente no início da tarde desta segunda, acabou sendo confirmada às 16h44, horário da publicação feita no site da Confederação Brasileira de Futebol.

   Na divulgação extra-oficial, a informação teria partido da direção da entidade, quando recebeu o presidente do Vasco, Eurico Miranda. 

   Antes de a CBF se pronunciar, chegou a ser divulgado que o recurso já seria lançado na rodada do próximo final de semana – jogos no sábado, dia 23, e domingo, dia 24. Oficialmente, não há prazo. Foi utilizada a expressão “o quanto antes”.

   A nota publicada pela entidade diz o seguinte:

 “A Comissão de Arbitragem da CBF projetava o uso do Árbitro de Vídeo (AV) nas rodadas finais do Brasileirão 2017. Ao longo deste ano, representantes da entidade e árbitros brasileiros participaram de treinamentos teóricos e práticos sobre o tema, incluindo a capacitação que vem sendo realizada desde a semana passada na sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai.

Entretanto, em função da incidência de erros recentes que poderiam ser evitados com a utilização da tecnologia, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, reuniu a equipe, nesta segunda-feira (18), e determinou que o Árbitro de Vídeo seja aplicado o quanto antes nas partidas do Brasileirão – Série A.

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Marcos Marinho, está trabalhando para acertar os detalhes e viabilizar o AV o mais rápido possível.”

Daronco no treinamento

Treinamento no Paraguai

   No domingo, dia 17, o mesmo site da CBF havia destacado a participação de árbitros brasileiros no programa de treinamento da Conmebol, no Paraguai.

   Diz o texto: “A tecnologia está cada vez mais próxima de fazer parte da rotina da arbitragem do futebol. E a América do Sul se prepara para passar por essa revolução, capacitando os donos do apito intensivamente para trabalharem com o apoio do vídeo já nas Semifinais da Taça Libertadores da América 2017. Três árbitros brasileiros participaram no sábado (16) de uma série de treinamentos usando o Sistema de Assistência de Arbitragem de Vídeo (VAR) em situações reais de jogo. Wilton Sampaio, Sandro Meira Ricci e Anderson Daronco são os brasileiros presentes ao programa de treinamento da Conmebol, que vai até o próximo dia 22 de setembro. 

As tarefas foram divididas e todos os árbitros foram avaliados pelos instrutores da Conmebol e pelo instrutor da FIFA, Carlos Velasco, responsável por fornecer diretrizes para o uso correto dos sistemas tecnológicos. O campo foi equipado com os materiais necessários para a implementação da tecnologia VAR: ao lado do terreno foram instaladas duas cabines com monitores e controles e as câmeras foram colocadas ao redor do solo para a visualização clara de cada movimento. O trabalho foi observado de perto pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

O trabalho culminou com a avaliação do primeiro grupo que participou dos testes, com as recomendações do presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação, o brasileiro Wilson Seneme, que valorizou o desempenho e o esforço de cada árbitro sul-americano.

Também estão no Paraguai representando a delegação brasileira o chefe do Departamento de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa, e o autor do projeto do Árbitro de Vídeo, Manoel Serapião Filho.”

 

Texto com informações e fotos divulgadas pelas agências e pelo site da CBF

Edição: Toque de Bola


Voltar

Deixe uma resposta


Mais notícias



07 fev 2018

Comissão Técnica da seleção divulga escala de jogos e treinos no Brasil e na Europa


05 fev 2018

Com grama artificial e mando “vendido”, mas sem árbitro de vídeo, Série A tem tabela divulgada


02 fev 2018

Árbitro francês que chutou zagueiro brasileiro pega “geladeira”

Notícias


20 fev 2018

Módulo 2: Jajá brilha, NAC lidera, juiz-forano apita e Baeta divulga preços


19 fev 2018

Que salto foi esse? Tupi sai da escuridão da lanterna para a luz das quartas


19 fev 2018

JF Vôlei tem semana de desafios seguidos em busca da reação na Superliga


18 fev 2018

Tupi ignora mando de campo da URT e vence por 2 a 0


+ notícias

Toque de Bola


O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.

Desenvolvimento




Acesse

error: Conteúdo protegido.