28 ago 2013

Rafaela Silva: ouro inédito no Mundial de judô



A brasileira Rafaela Silva conquistou uma medalha de ouro inédita, nesta quarta-feira, 28, à tarde, no Mundial de judô do Rio de Janeiro, na categoria peso leve (até 57kg). Na final, ela venceu Marti Malloy, dos Estados Unidos, ao aplicar um ippon e entrou para a história ao ser a primeira mulher do país campeã do mundo na modalidade. O título levantou o público presente no Maracanãzinho, que comemorou como se fosse um gol em uma partida de futebol.

O título ainda marca uma volta por cima da carreira de Rafaela. Ano passado, ela chegou à Olimpíada de Londres como uma das favoritas, estava na quarta colocação do ranking mundial, mas foi derrotada na segunda luta por desclassificação após um golpe ilegal e deixou o torneio sem medalha.

Na semifinal, Rafaela ganhou da francesa Automne Pavia, líder do ranking mundial. Na semi, Rafaela já liderava o combate com dois shidos (punições), contra três de Pavia, quando conseguiu aplicar um wazari. A brasileira ainda tentou uma imobilização e entendeu que a francesa teria desistido da luta ao bater no tatame, mas a arbitragem mandou continuar, e ela administrou a vantagem até se classificar.

Cabeça-de-chave, Rafaela Silva começou direto na segunda rodada nesta quarta. Na estreia, ela enceu Hana Carmichael, dos Estados Unidos, ao conseguiu um yuko, depois que já gahnava a luta por ter uma punição a menos que a norte-americana. A disputa chegou a ficar parada por alguns minutos quando Hana machucou o pé e precisou de atendimento médico.

Depois, nas oitavas, a brasileira ganhou de Loredana Ohani, da Romênia, em uma virada emocionante. Rafaela perdia por um yuko, mas conseguiu encaixar um wazari a 15 segundos do fim. Rafaela passou nas quartas de final por Nora Gjakova, do Kosovo, ao conseguir um ippon sobre a adversária com menos de dois minutos de luta.

Texto (Tiago Leme) e informações: site da ESPN Brasil

Foto: Getty Images


Voltar

2 Respostas to “Rafaela Silva: ouro inédito no Mundial de judô”

Deixe uma resposta


Mais notícias



07 fev 2018

Comissão Técnica da seleção divulga escala de jogos e treinos no Brasil e na Europa


05 fev 2018

Com grama artificial e mando “vendido”, mas sem árbitro de vídeo, Série A tem tabela divulgada


02 fev 2018

Árbitro francês que chutou zagueiro brasileiro pega “geladeira”

Notícias


17 fev 2018

Baeta perde na estreia do Módulo 2


17 fev 2018

Tupynambás estreia no Módulo 2 fora de casa


16 fev 2018

Com Leão ainda treinador interino, Tupi visita URT


16 fev 2018

JF Vôlei encara “parceiro-pedreira” Sada Cruzeiro na abertura da rodada


+ notícias

Toque de Bola


O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.

Desenvolvimento




Acesse