07 jan 2013

Quatro vezes Messi: argentino é eleito o melhor do mundo



O argentino Lionel Messi quebrou mais um recorde ao ser eleito o melhor jogador do mundo pela quarta vez seguida, enquanto a americana Abby Wambach foi escolhida Jogadora do Ano da FIFA pela primeira vez na carreira. Ambos foram premiados durante a cerimônia de gala da Bola de Ouro FIFA 2012, realizada nesta segunda-feira na Kongresshaus de Zurique.

O técnico da seleção espanhola, Vicente del Bosque, e a ex-treinadora dos Estados Unidos, Pia Sundhage (que recentemente assumiu o comando da equipe feminina da sua Suécia natal), foram os vencedores dos prêmios de Treinador do Ano nas categorias futebol masculino e feminino respectivamente.

Messi encerrou 2012 com um recorde de 91 gols marcados. Além disso, o jogador de 25 anos foi o artilheiro da UEFA Champions League 2011/12, com 14 tentos. Já o treinador espanhol levou a Fúria ao bicampeonato continental na UEFA Euro 2012, depois de ter erguido a taça na Copa do Mundo da FIFA 2010.

Todos esses prêmios foram outorgados de acordo com os resultados de uma votação da qual participam capitães e técnicos de seleções masculinas (para a premiação dos homens) e femininas (no caso das mulheres) dos 209 países afiliados à FIFA, além de representantes da imprensa internacional selecionados pela revista France Football. O camisa 10 do Barça recebeu 41,6% dos votos, contra 23,68% de Cristiano Ronaldo e 10,91% de Iniesta.

Wambach faturou a versão feminina do prêmio após levar os Estados Unidos ao título olímpico em Londres. A atacante teve 20,67% dos votos, enquanto a brasileira Marta e a também americana Alex Morgan receberam 13,5% e 10,87%, respectivamente.

Já para a eleição da Seleção Mundial da FIFA/FIFPro, o Sindicato Internacional de Jogadores de Futebol (FIFPro) convidou 50 mil atletas profissionais dos quatro cantos do planeta a escalarem os melhores do ano nas diferentes posições. O time dos sonhos de 2012 é composto pelo espanhol Iker Casillas no gol; pelos brasileiros Daniel Alves e Marcelo e pelos espanhóis Gerard Piqué e Sergio Ramos na defesa; pelo trio espanhol Xabi Alonso, Andrés Iniesta e Xavi Hernández no meio de campo; e por Cristiano Ronaldo (Portugal), Radamel Falcao (Colômbia) e Lionel Messi (Argentina) na frente.

O Prêmio Puskás da FIFA, uma homenagem ao gol mais bonito do ano, desta vez foi para o atacante eslovaco Miroslav Stoch, autor de um golaço para o Fenerbahçe no dia 3 de março de 2012, em partida do Campeonato Turco contra o Gençlerbirligi. Neymar concorria com o gol marcado pelo Santos contra o Internacional.

Texto: site oficial da FIFA


Voltar

Deixe uma resposta


Mais notícias



05 dez 2017

Tupi aparece em 46º lugar em ranking atualizado da CBF. Palmeiras e Cruzeiro empatados na liderança


01 dez 2017

Brasil pega Suíça, Costa Rica e Sérvia em primeira fase “cansativa” na Copa do Mundo. Veja tabela completa


20 out 2017

Partiu Rússia? Danilo Luiz, de Bicas, é novamente convocado para defender a seleção brasileira

Notícias


14 dez 2017

JF Vôlei recebe Corinthians-Guarulhos pela última rodada do turno. Veja panorama completo da Superliga


13 dez 2017

Confira o ranking atualizado da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador


12 dez 2017

Sistema FIEMG inaugura Parque Aquático do SESI em Juiz de Fora


11 dez 2017

Henrique Furtado reforça Cruzeiro na Polônia e não dirige JF Vôlei contra Corinthians


+ notícias

Toque de Bola


O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.

Desenvolvimento




Acesse