02 ago 2011

Sub-20 do Brasil vence a Áustria: 3 a 0. Santos segura Neymar e não teme que ele repita Robinho



 Barranquilla (Colômbia), 2 de agosto de 2011

Depois de um empate decepcionante com o Egito na estreia do Mundial sub-20, a seleção brasileira se recuperou na noite desta segunda-feira. Os comandados do técnico Ney Franco não encontraram muitas dificuldades para bater a Áustria pelo placar de 3 a 0, pela segunda rodada do grupo E. Henrique, Phillippe Coutinho e Willian José marcaram os gols da vitória.

Com a vitória, o Brasil assumiu a liderança da chave, com 4 pontos. O Egito, que mais cedo derrotou o Panamá por 1 a 0, também soma 4 pontos, mas está na segunda posição por causa do saldo de gols. Áustria e Panamá têm apenas um ponto, sendo que os austríacos ocupam a lanterna.

O Brasil volta a campo na próxima quinta-feira, quando enfrenta a seleção do Panamá. Um empate basta para os brasileiros avançarem às oitavas de final. No mesmo dia, o Egito encara a Áustria.

O Jogo

Pressionado pela má exibição diante do Egito e pela vitória do rival sobre o Panamá um pouco mais cedo, o Brasil não começou bem o duelo contra os austríacos. Nervosa, a seleção viu a primeira grande chance ser do adversário, quando, aos nove minutos, Weimann apareceu livre na área, mas foi desarmado em uma boa saída de Gabriel.

Aos poucos, os brasileiros foram se soltando, utilizando principalmente as jogadas de Henrique, colocado por Ney Franco no lugar de Alan Patrick no time titular para dar mais poderio ofensivo à equipe. Aos 20, ele recebeu de Oscar e bateu firme para boa defesa de Radlinger.

Weimann ainda cabeceou com perigo após escanteio da Áustria, mas o Brasil dominou as ações até o intervalo. Após duas boas chegadas de Casemiro, uma troca de passes envolventes do meio-campo abriu o placar para seleção.

Philippe Coutinho deu belo toque e achou Oscar livre na esquerda da área. Com calma, o meia acionou Henrique que, com o goleiro batido, abriu o placar, anotando o 200º gol brasileiro na história do torneio.

Depois, mais alguns lances de bola aérea tiraram o sono dos adversários, mas foi a última oportunidade da primeira etapa que quase ampliou a vantagem dos garotos canarinhos. Henrique foi lançado na frente, protegeu e bateu de esquerda, na saída de goleiro, mas carimbou a trave austríaca.

Na volta para o segundo tempo, a Áustria quase surpreendeu nos primeiros minutos. Weimann recebeu na frente e chutou forte para bela defesa do goleiro. Mas a resposta veio rápida, e colocou um balde de água fria nos europeus.

Oscar puxou bom contra-ataque, limpou um marcador e serviu Danilo. Rápido, o meio-campista tirou o goleiro da jogada e acabou derrubado. Pênalti que Philippe Coutinho bateu rasteiro no canto direito do austríaco e converteu. Radlinger até encostou na bola, mas não evitou o gol.

Na sequência, Casemiro achou Henrique livre na área, mas o são-paulino finalizou fraco, sem direção, e perdeu boa chance. Depois, Philippe Coutinho recebeu lançamento, ganhou bem do zagueiro e serviu Henrique que, pressionado, mais uma vez perdeu o gol.

No entanto, não tardou para o terceiro gol sair. Novamente em boa jogada, Oscar tocou para Coutinho, que de calcanhar serviu Casemiro. O volante deixou Willian José cara a cara com o goleiro austríaco para tocar rasteiro e fazer o 3 a 0.

Depois, os brasileiros ainda perderam algumas chances, mas não forçaram muito para obter o quarto gol e, consequentemente, uma goleada.

O único evento relevante foi o desnecessário cartão amarelo que Juan conseguiu levar, após falta dura em uma jogada morta do ataque rival, que o tira da próxima partida. Henrique, Casemiro e Alex Sandro, que saíram lesionados, também são dúvidas.

FICHA TÉCNICA:

BRASIL 3 x 0 ÁUSTRIA

Local: Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla (Colômbia).

Data: 01 de agosto de 2011, segunda-feira

Horário: 22 horas (de Brasília)

Árbitro: Mark Geiger (Estados Unidos)

Assistentes: Mark Hurd e Joe Fletcher (ambos dos EUA)

Cartões Amarelos: Juan (Brasil); Windbichler (Áustria)

Gols: Henrique, aos 37 minutos do primeiro tempo, Philippe Coutinho, aos cinco minutos, e Willian José, aos 17 minutos do segundo tempo

BRASIL: Gabriel; Danilo, Juan, Bruno Uvini e Alex Sandro (Gabriel Silva); Casemiro, Fernando, Philippe Coutinho e Oscar; Willian José (Dudu) e Henrique (Negueba). Técnico: Ney Franco.

ÁUSTRIA: Radlinger; Windbichtler, Dilaver, Schimpelsberger, e Rath; Kainz, Gucher (Mitrovic), Farkas e Klem; Weimann (Zulj) e Ziegl (Teigl). Técnico: Andreas Heraf.

Santos segura Neymar

O presidente do Santos, Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro, afirmou nesta segunda-feira que, por meio do departamento jurídico do clube, enviou um ofício ao Real Madrid para dizer que não tem nenhum interesse em vender Neymar. O jovem atacante é o desejo maior do time espanhol na atual janela de transferências da Europa, que termina em 31 de agosto.

A informação foi revelada pelo comentarista dos canais ESPN e blogueiro do ESPN.com.br Paulo Vinicius Coelho, no último domingo. Na matéria, PVC explica que Neymar quer ficar no Santos pelo menos até o final do ano, quando disputará o Mundial de Clubes da Fifa.

“Vai longe o tempo em que os clubes europeus se achavam donos do mundo”, declarou o presidente, durante sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em que a equipe da Vila Belmiro foi homenageada pelas conquistas do tricampeonato da Copa Libertadores e do 19° Campeonato Paulista em sua história.

O dirigente declarou que o Real Madrid apresentou uma proposta para comprar os direitos federativos de Neymar com duas opções, uma pela qual o jogador se transferiria imediatamente à Espanha e outra que previa a transferência para depois que o Santos disputar o Mundial de Clubes da Fifa em dezembro.

“Não sei se o Real Madrid pagaria a multa (de 45 milhões de euro pela rescisão contratual para ficar com Neymar sem negociar com o Santos). Isso é complicado, mas tem uma longa batalha que nos protege judicialmente, assim como a opinião pública. O Santos não é clube do interior e vai disputar um Mundial em dezembro”, disse.

Luis Álvaro, que levou o troféu do torneio continental para a Assembleia Legislativa, também confirmou que dará uma placa especial a Neymar pelo golaço (o terceiro do jogo) feito pelo atacante na última quarta, na derrota por 5 a 4 diante do Flamengo em confronto histórico na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. “Aquele gol foi uma pintura renascentista”, disse o dirigente.

A sessão solene, o primeiro evento na Assembleia no retorno após o recesso de julho, foi organizado pela deputada estadual Telma de Souza (PT), ex-prefeita de Santos. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), santista, compareceu ao encontro.

 Dirigente não teme que Neymar repita Robinho

Após enviar uma carta oficial ao Real Madrid, da Espanha, negando a sua intenção em aceitar a proposta para a contratação do atacante Neymar, o presidente do Santos, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, destacou a vontade da Joia em continuar na Vila Belmiro.

Para o mandatário, a postura do camisa 11 demonstra que a sua intenção não é outra a não ser permanecer no Santos até a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, no Japão. Entusiasmado, Luis Álvaro acredita que pode, inclusive, segurar Neymar por mais tempo no clube.

Indagado se não temeria que o craque tomasse a mesma atitude que Robinho teve em 2005, ao forçar uma transferência para o time merengue, o presidente santista se mostrou despreocupado quanto à possibilidade.

“O caso do Neymar é diferente e eu não sou o presidente da época (Marcelo Teixeira era o mandatário alvinegro). Eu respeito o meu ídolo e o jogador tem o direito de atuar onde ele quiser. Se um dia o Neymar quiser sair, ele vai falar e eu vou tentar demovê-lo da ideia, mas vou respeitá-lo. Além disso, o presidente do Real (Florentino Pérez) me garantiu que não vai forçar a barra, pois quer manter relações cordiais com o Santos. O Santos não é um time pequeno que teme a arrogância de quem vem de fora do país”, comentou.

 Posição de Wagner Ribeiro

O empresário de Neymar, Wagner Ribeiro, também falou sobre a situação do atacante. “Eu sou apenas um agente de futebol. Recebo as propostas que fazem pelo Neymar e apresento à família do jogador. Agora, se o Neymar quer ficar, o pai dele e eu o apoiamos. Não teria motivo para ser diferente. Fico sempre do lado do atleta e quem decide o que é melhor para ele é o próprio Neymar em conjunto com a sua família”, revelou.

Sobre uma possível negociação para o Real Madrid ou qualquer outro clube de ponta do futebol europeu no início de 2012, o procurador do atacante pensa que dificilmente haverá alguma equipe disposta a pagar a multa rescisória, avaliada em 45 milhões de euros (R$ 99 milhões) e tirar Neymar do Santos.

“As maiores transferências do mercado europeu acontecem na janela do meio do ano. É difícil você ver operações de grande porte na janela de janeiro. Além disso, eles sabem que é complicado um jogador se adaptar ao time, que está no meio da temporada, chegando em janeiro. As equipes já estão formadas”, concluiu Ribeiro, indicando uma possível permanência do craque santista até a metade de 2012 nos gramados brasileiros.

Textos e informações: www.espn.com.br

Equipe PG J V E D GP GC SG
1 CORINTHIANS  CORINTHIANS 71 38 21 8 9 53 36 17
2 VASCO/RJ  VASCO/RJ 69 38 19 12 7 57 40 17
3 FLUMINENSE/RJ  FLUMINENSE/RJ 63 38 20 3 15 60 51 9
4 FLAMENGO/RJ  FLAMENGO/RJ 61 38 15 16 7 59 47 12
5 INTERNACIONAL  INTERNACIONAL 60 38 16 12 10 57 43 14
6 SÃO PAULO/SP  SÃO PAULO/SP 59 38 16 11 11 57 46 11
7 FIGUEIRENSE/SC  FIGUEIRENSE/SC 58 38 15 13 10 46 45 1
8 CORITIBA/PR  CORITIBA/PR 57 38 16 9 13 57 41 16
9 BOTAFOGO/RJ  BOTAFOGO/RJ 56 38 16 8 14 52 49 3
10 SANTOS/SP  SANTOS/SP 53 38 15 8 15 55 55 0
11 PALMEIRAS/SP  PALMEIRAS/SP 50 38 11 17 10 43 39 4
12 GRÊMIO/RS  GRÊMIO/RS 48 38 13 9 16 49 57 -8
13 ATLÉTICO/GO  ATLÉTICO/GO 48 38 12 12 14 50 45 5
14 BAHIA/BA  BAHIA/BA 46 38 11 13 14 43 49 -6
15 ATLÉTICO/MG  ATLÉTICO/MG 45 38 13 6 19 50 60 -10
16 CRUZEIRO/MG  CRUZEIRO/MG 43 38 11 10 17 48 51 -3
17 ATLÉTICO/PR  ATLÉTICO/PR 41 38 10 11 17 38 55 -17
18 CEARÁ/CE  CEARÁ/CE 39 38 10 9 19 47 64 -17
19 AMÉRICA/MG  AMÉRICA/MG 37 38 8 13 17 51 69 -18
20 AVAÍ/SC  AVAÍ/SC 31 38 7 10 21 45 75 -30

Voltar

Deixe uma resposta


Mais notícias



18 set 2017

Efeito mão-de-Jô: CBF anuncia que vai utilizar Árbitro de Vídeo “o quanto antes”


18 set 2017

Conselho Deliberativo do Atlético aprova projeto de construção de estádio próprio


18 set 2017

Vôlei masculino do Brasil comemora título da Copa dos Campeões

Notícias


25 set 2017

Mesmo com pubalgia, Edmário se destaca e lamenta: “Erros cruciais de arbitragem culminaram na eliminação”


24 set 2017

Aílton se emociona e não define permanência: “Estou disposto a ouvir proposta”


23 set 2017

Com arbitragem decisiva, Tupi faz 1 a 0 no Fortaleza e não avança para a Série B


23 set 2017

Leandro Brasília convoca a torcida do Tupi: “Peço que venha nos apoiar, que acredite”


+ notícias

Toque de Bola


O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.

Desenvolvimento




Acesse

error: Conteúdo protegido.