15 dez 2017

JF Vôlei volta a fazer sets equilibrados, mas não pontua diante do Corinthians-Guarulhos: 3 sets a 0



 

JF Vôlei voltou a ficar com a sensação que poderia ao menos ter pontuado na Superliga

  Na última rodada do turno da Superliga masculina de vôlei 2017/2018, o Corinthians-Guarulhos (SP) conseguiu boa vitória sobre o JF Vôlei. Nesta quinta-feira, dia 14, a equipe corintiana jogou no ginásio do UFJF, em Juiz de Fora (MG), na casa do adversário e venceu por 3 sets a 0 (25/16, 25/23 e 25/22).

  O panorama foi semelhante ao de muitos jogos ao longo da primeira etapa da competição. Se no primeiro parcial os visitantes abriram boa vantagem e souberam administrar sem ser incomodados até o final, no segundo e terceiro sets o confronto apontou equilíbrio nas ações.

   Ficou evidenciado que o time da cidade não está conseguindo, na Superliga, transformar os bons momentos em vitórias. Se viessem triunfos pelo menos em alguns sets ao longo de 11 partidas, a pontuação do sexteto local não ficaria tão comprometida – são apenas dois pontos. A última rodada do turno ainda está em andamento.

 

  Fábio: troféu para o fisioterapeuta 

  Um dos destaques da partida ficou por conta do ponteiro Fábio. O atacante do time corintiano foi o mais votado no site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e faturou o Troféu VivaVôlei CIMED, de melhor em quadra. Satisfeito com o desempenho na noite de hoje, o ponteiro elogiou o grupo. “Jogamos um pouco abaixo na ultima rodada, quando perdemos para Taubaté, e hoje viemos com toda intensidade para poder levar os três pontos para casa e conseguimos. Agora vamos ter um descanso do ano novo e depois temos que voltar ainda mais firmes e buscar chegar entre os quatro primeiros”, disse Fábio,  que deu o Troféu Viva Vôlei para um dos fisioterapeutas da equipe, Renato Soliaman, que cuidou do atacante em todo o processo de recuperação pós lesão sofrida logo após o término do Campeonato Paulista.

  Leozinho diz que “jogou abaixo”

Do outro lado, insatisfeito, o ponteiro Leozinho lamentou o resultado. “Fizemos uma boa semana de treinos, nos preparamos para superar a ausência do Henrique, mas não jogamos bem. Eu individualmente joguei abaixo hoje e não estou satisfeito”, afirmou o jogador. Leozinho lembrou que o técnico do JF Vôlei, Henrique Furtado, não esteve presente na partida desta noite por ter sido liberado para ajudar a equipe do Sada Cruzeiro (MG) na disputa do Campeonato Mundial de Clubes, na Polônia – as duas equipes mantêm uma parceria na Superliga.

O Corinthians-Guarulhos terá uma folga na tabela agora, voltando a jogar apenas no dia 16 de janeiro, quando enfrentará o atual campeão, Sada Cruzeiro (MG), na casa do adversário, pela primeira rodada do returno. Já o JF Vôlei jogará na próxima quinta-feira (21.12), contra outro mineiro, o Minas Tênis Clube (MG), também fora de seus domínios.

 Veja classificação atualizada (fonte: CBV). Clique sobre a imagem para ampliar

 

  Felipe substitui Serginho

  Para o líbero Felipe, que vem revezando com Serginho alguns jogos da Superliga, hoje a equipe conseguiu impor o ritmo de jogo desde o início. Além disso, o camisa 11 acredita que o segundo turno será melhor. “Foi muito importante essa vitória, sabíamos que não teríamos vida fácil por aqui, por isso entramos focados e fortes na busca desses três pontos. Agora temos uma semana para colocar as coisas em ordem – antes da folga de fim de ano – e começar o segundo turno zerados dos erros que nos acompanharam nessa primeira etapa da Superliga”, argumentou.

Antes da partida o central Sidão dizia da importância de começar melhor a partida e também cada set disputado. Nesta noite o Corinthians-Guarulhos cumpriu essa questão à risca, deixando o camisa 9 satisfeito com a disciplina tática da equipe em quadra. “Jogando dessa forma fica mais fácil. Conseguimos sacar bem, o que nos facilitou tocar em muitas bolas nele com nosso bloqueio. Eles tiveram muitos erros de saque o que também nos ajudou a rodar bolas mais fáceis. Fizemos o que foi combinado na preleção. Nossa equipe está de parabéns pelo jogo de hoje. Temos de analisar o que fizemos de bom aqui e crescer cada vez mais”, finalizou.

No próximo ano, o Timão também irá participar da Copa Brasil (ainda sem adversário definido, o que acontecerá após o término da última rodada do turno da Superliga). O primeiro jogo do returno da Superliga será no dia 13 de janeiro às 18h contra o Minas Tênis Clube (pela segunda rodada do returno), na sequência, dia 16 de janeiro às 20h (com SPORTV) encara o Sada/Cruzeiro também em Minas Gerais (pela primeira rodada do returno).

   Entrevista com Marcos Henrique ainda no ginásio após a partida

 O  auxiliar técnico do JF Vôlei substituiu Henrique Furtado no comando da equipe (o Diretor Técnico, Maurício Bara Filho, também ficou no banco de reservas junto à Comissão Técnica).

Análise do jogo: 

“Nós começamos um pouco abaixo. Logo no primeiro set conseguimos equilibrar o side out, por isso mantive a alteração com Adami e o Raphael. Conseguimos equilibrar as ações, mas no final de cada set o Corinthians fez prevalecer a experiência e acabou fechando.”

Isso tem sido um problema durante a Superliga? O time conseguir fazer sets equilibrados, mas na reta final uma ou duas bolas permitem a virada ou aproximação do adversário, que acaba pesando no final. O que acha que tem pesado? É mais experiência ou questão técnica?

“Hoje, por exemplo, tivemos uma equipe com uma qualidade técnica muito grande, um poder de ataque muito bom, por isso a proposta do saque foi forçar o tempo inteiro para tentar tirar a bola da mão de um bom levantador (Rodrigo Ribeiro, ex-JF Vôlei). Infelizmente no final do set ele conseguiu tirar pontos positivos da equipe dele, conseguiu achar jogadas interessantes que resultaram em pontos. Não conseguimos defender nem contra-atacar.”

E a experiência de estar comandando o time em uma competição tão pesada como a Superliga?

“Fico muito honrado, principalmente vindo do Henrique, que é um cara que confia muito em mim. Um cara que estou aprendendo demais. Tentei ao máximo levar a filosofia do trabalho dele dentro de quadra, uma filosofia que uso e que estou aprendendo muito e crescendo como profissional. Para mim, foi um presente, mesmo sabendo da responsabilidade que é.”

Existe uma curiosidade sobre os perfis, o Henrique às vezes mais agitado, você mais calma. Acha que os jogadores sentiram essa diferença de estilo?

“Sentir falta dele todo mundo sentiu. É um cara que consegue tirar uns “insights” importantes em momentos finais, um cara que passa uma energia muito bacana. Tentei da minha forma ajudar da melhor maneira possível, mas com certeza todo mundo sentiu  falta.”

Como é lidar com uma equipe tão jovem?

“Foi tranquilo. Esse grupo é fantástico, muito batalhador, e que em momento nenhum negou treino. É um grupo que realmente foi um presente que eu ganhei.”

O JOGO

Corinthians-Guarulhos comemora ponto no ginásio da Faefid-UFJF

O ponteiro Mineiro marcou o primeiro ponto da partida. Mais uma vez com Mineiro, o Corinthians-Guarulhos ainda abriu 5/1. Neste momento, o técnico Marcos Nascimento, que substituiu Henrique Furtado, pediu tempo. Na volta, ponto de saque de Mineiro. O placar ainda foi a 8/1. Quando o placar marcava 8/16, Adami e Raphael entraram no lugar de Felipe e Emerson. Os erros de ataque diminuíram, mas a vantagem era ampla. A equipe visitante seguiu superior e no ataque do levantador Rodrigo Ribeiro, ex-Vôlei UFJF e JF Vôlei, fez 18/11. Com total domínio no primeiro set, o Corinthians-Guarulhos fechou em 25/16.

  Com maior disposição em quadra, o JF Vôlei começou melhor no segundo set. Com Bruno bem no saque, a equipe mineira abriu 3/0. O Corinthians-Guarulhos, no entanto, reagiu e, com ponto de saque virou a parcial para 4/3. Rivaldo colocou o time paulista com dois de vantagem: 8/6. No ace de Rammé, o JF Vôlei empatou em 9/9. No bloqueio, o Corinthians-Guarulhos abriu 14/11. O time da casa encostou em 14/15. Com bons saque de Bruno, o JF Vôlei fez 19/18, quando Rômulo virou com um bloqueio em cima do Rivaldo – foi o primeiro ponto de bloqueio do time da casa no jogo. Stanzioni pediu tempo. As equipes empataram em 21/21. O time corintiano buscou e, com Luizinho, fechou em 25/23.

  Bem no saque, o Corinthians-Guarulhos começou melhor e o JF Vôlei empatou em 5/5, com mais dois bloqueios seguidos do central Rômulo Novo empate em 7/7. O time da casa não deixou o adversário escapar e, com Bruno no ataque, marcou 9/10. No ponto de saque de Riad, a equipe corintiana marcou 13/10 e o técnico da casa pediu tempo. O JF Vôlei reagiu, encostou no placar em 16/17 e foi a vez de Alexandre Stanzioni pedir tempo. O Corinthians-Guarulhos abriu dois em 20/18 e depois 23/21. No final, Mineiro fechou em 25/22.

EQUIPES

JF VÔLEI – Felipe, Emerson, Rômulo, Bruno, Rammé e Leozinho. Líbero – Juan Mendez. Entraram – Adami, Raphael, Matheus. Técnico: Marcos Nascimento.

CORINTHIANS-GUARULHOS – Rodrigo Ribeiro, Rivaldo, Sidão, Luizinho, Mineiro e Fábio. Líbero – Felipe. Entraram – Riad, Ygor Ceará, Gabriel Cândido. Técnico: Alexandre Stanzioni

SUPERLIGA MASCULINA 17/18

Décima primeira rodada do turno

01.11 (QUARTA-FEIRA) – EMS Taubaté Funvic (SP) 3 x 2 Sada Cruzeiro (MG), às 19h, no ginásio Abaeté, em Taubaté (SP)

14.12 (QUINTA-FEIRA) – Vôlei Renata (SP) 3 x 0 Copel Telecom Maringá Vôlei (PR), às 19h30, no ginásio Taquaral, em Campinas (SP) (29/27, 25/20 e 25/16)

14.12 (QUINTA-FEIRA) – JF Vôlei (MG) 0 x 3 Corinthians-Guarulhos (SP), às 21h45, na UFJF, em Juiz de Fora (MG) (16/25, 23/25 e 22/25)

15.12 (SEXTA-FEIRA) – Montes Claros Vôlei (MG) x Ponta Grossa Caramuru (PR), às 21h45, no ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros (MG) – SPORTV

16.12 (SÁBADO) – Minas Tênis Clube (MG) x Lebes Canoas (RS), às 15h, na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG) – REDETV

16.12 (SÁBADO) – Sesi-SP x Sesc RJ, às 20h, no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo (SP) – SPORTV  

 

Textos: Toque de Bola, com informações do site da CBV e assessorias das equipes

Foto: Mônica Cury – assessoria JF Vôlei

Artes: Toque de Bola, com informações do site da CBV

 


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


16 ago 2018
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: veja resultados e tabelas

16 ago 2018
Panathlon Club entrega Taça Disciplina. Confira todos destaques do futsal

15 ago 2018
Calvário carijó! Entenda qual Série D o Tupi vai encontrar em 2019

14 ago 2018
Vídeo! Tupi: presidente chora e dirigente vê “elenco muito pouco comprometido”

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse