29 set 2017

22º Festival Esportivo das Escolas Rurais é sucesso. Veja repercussão e resultados



Festeru teve como palco a Sede Campestre da ASE

  A tensão de uma competição esperada o ano todo. O dia que amanheceu diferente. A vitória esperada. A derrota sofrida. As histórias de quase 300 alunos das escolas municipais da zona rural de Juiz de Fora se misturaram nesta quinta-feira, 28, durante o 22º Festival Esportivo das Escolas Rurais (Festeru). O evento foi realizado na sede campestre da Associação dos Subtenentes e Sargentos do Exército (ASE), no Bairro Barbosa Lage, e é promovido anualmente pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).

  O Festeru conta com alunos das escolas municipais Camilo Guedes (Valadares), Dom Justino José de Santana (Torreões), Padre Caetano (Monte Verde), Padre Wilson (Igrejinha) e Doutor Pedro Marques (Caeté). O objetivo é incentivar a mobilização e organização esportiva nas escolas da zona rural, integrar, através da prática esportiva, os alunos dessas instituições e destacar a prática esportiva como instrumento de formação da personalidade e cidadania.

 Clique aqui e acesse os resultados finais do 22º Festeru, com destaques individuais (fonte: SEL)

 

Secretário de Esporte e Lazer, Júlio Gasparette, e Prefeito Bruno Siqueira participam da premiação aos alunos

Incentivo

  O secretário de Esporte e Lazer, Júlio Gasparette, destacou que “o evento demonstra a preocupação de incentivar a participação da zona rural em todos os eventos”.

  E a distância não é obstáculo para ninguém. A professora de Educação Física da E. M. Camilo Guedes, de Valadares, Sônia Hallack, explica que a grande importância está na união entre as escolas. “Gera engrandecimento pessoal de cada um e das comunidades. Faz muito tempo que participo, há mais de 10 anos. É muito emocionante, a escola inteira se envolve, os alunos se mobilizam. A dinâmica este ano está incrível, sucesso absoluto”. 

  Importância na formação

  Professor da SEL, Carlos Augusto Lux reforçou o papel que o Festeru tem na formação dos alunos. “É fundamental, pois você dá a oportunidade destes meninos terem contato com alunos de outras comunidades, e principalmente no jogo, onde é possível a confraternização dentro de uma competição saudável”. 

Xadrez exigiu concentração da meninada que participou do Festeru

  “Mais feliz”

  Entre os alunos, sobra disposição. Letícia Delgado, 11 anos, da E. M. Padre Caetano, não poupou fôlego nem palavras. “É muito legal, nosso time ganhou no futebol e agora vou pra queimada, mesmo com algumas meninas maiores. Acho muito legal”. Perguntada sobre a volta para casa, ela foi categórica: “Vou voltar mais feliz hoje”. Aluno da escola Camilo Guedes, campeã dos últimos três anos, Luis Felipe de Oliveira, 14, destacou o objetivo da participação. “Incentiva a unir as escolas, forma atletas. A expectativa é de representar bem a nossa escola.”

  Quem abriu as competições foram os alunos-atletas do atletismo, com as disputas do revezamento 4 x 100, salto em distância e arremesso de peso. Na sequência foi a vez do xadrez, futebol feminino, vôlei masculino e queimada masculina. À tarde, os esportes coletivos voltaram a animar os adolescentes, com os jogos do futebol masculino, vôlei feminino e queimada feminina. A corrida rústica de um quilômetro fechou a programação.

 

Textos, informações e fotos enviados ao Toque de Bola pela assessoria da SEL 

Edição: Toque de Bola


Voltar

Deixe uma resposta


Mais notícias



23 out 2017

Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos


19 out 2017

Copa Toque de Bola de Futsal: Academia destaca “movimento esportivo” gerado pela competição


18 out 2017

Fajardo: “Copa Toque de Bola é espetacular”. Treinador estuda propostas, se não for o “salvador anti-queda”

Notícias


23 out 2017

Primeiro árbitro de vídeo da Libertadores será brasileiro. Vangasse explica as 4 situações em que ele pode atuar


23 out 2017

Leozinho reaparece na seleção da rodada. Próximo adversário do JF Vôlei tem pedido de desculpas ao torcedor


21 out 2017

Sem qualquer substituição, JF Vôlei volta a perder por 3 a 1 em Montes Claros


20 out 2017

Interdição do estádio do Baeta expõe “racha” entre dirigentes e ADJF. Eleições e cota de Danilo Luiz geram polêmica


+ notícias

Toque de Bola


O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.

Desenvolvimento




Acesse

error: Conteúdo protegido.