15 maio 2017

Oitava Semana Paralímpica é destaque em Juiz de Fora



 

Leonardo Miquéias da Silva, 33 anos, há três participante do programa JF Paralímpico, na cerimônia de abertura

 O ginásio poliesportivo da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) recebeu um grande público na tarde desta segunda-feira, 15, para acompanhar a abertura oficial da 8ª Semana Paralímpica de Juiz de Fora. O evento contou com a presença dos atletas que são portadores de necessidades especiais na cerimônia que marcou o início da competição, além de autoridades como o prefeito Bruno Siqueira, o Secretário de Esporte e Lazer Júlio Gasparette e vereadores.

Integração

    Participam da competição alunos de programas da prefeitura, como também de escolas estaduais, municipais e particulares. Karla Belgo, coordenadora da Semana Paralímpica, revelou que houve um número bastante elevado de inscrições: 222. “O nosso objetivo é criar uma confraternização entre os atletas, para poderem se mostrar enquanto esportistas, conhecerem novos colegas e integrá-los”, comenta.

   Segundo ela, o evento não é somente para moradores de Juiz de Fora, já que há inscritos de algumas cidades próximas, como Matias Barbosa, Guarani, Lima Duarte e Olaria. “Lembrando que qualquer pessoa com deficiência pode participar. Essa integração é muito importante para que eles se sintam motivados”, completa.

 Ferramenta

Depois da cerimônia de abertura, houve futebol paralímpico reunindo pessoas com deficiência intelectual ou paralisia cerebral

 O esporte é uma das ferramentas mais importantes de inclusão social, principalmente quando o assunto é sobre pessoas com algum tipo de deficiência. Ele acaba revelando histórias de superação e persistência, de atletas que se dedicam diariamente e encontram, no esporte, uma forma de mostrar todo seu potencial. É o caso do Leonardo Miquéias da Silva, ele tem 33 anos, e há três, participa do programa JF Paralímpico . Nesta edição ele competirá em duas modalidades: O futsal e a natação. “É muito legal, a gente que tem deficiência, poder participar do esporte. É um tempo de lazer que temos, onde podemos mostrar nossa força de vontade e superar nossos limites”.

   A Semana Paralímpica ocorre duas vezes por ano, e esta edição vai até sexta-feira, 19. Além do futsal, a competição conta com as modalidades de natação, bocha, polybat, goalball e atletismo.

 A programação de terça-feira, 16, marca natação para pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual e visual a partir de 14h, no Sport  Club Juiz de Fora.

  Na quarta, polybat e bocha movimentam o ginásio da SEL também de 14h em diante.

  Na quinta, no mesmo horário e mesmo local, haverá goalball entre pessoas com deficiência visual.

  Sexta-feira, pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual, visual e múltipla estarão em atividade mais cedo, a partir de 8h30, para a disputa de provas de atletismo, no Complexo Esportivo da Faculdade de  Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora.

 
Texto e Fotos:  Toque de Bola


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


19 fev 2018
JF Vôlei tem semana de desafios seguidos em busca da reação na Superliga

17 fev 2018
Baeta perde na estreia do Módulo 2

17 fev 2018
Tupynambás estreia no Módulo 2 fora de casa

16 fev 2018
Com Leão ainda treinador interino, Tupi visita URT

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse