05 jun 2016

Com nova derrota no fim, Tupi segue sem rumo na Série B. Formiga sofre fratura. Volta a JF em “voo rasteiro”



O final de jogo está sendo um pesadelo para o Tupi na Série B. Dessa vez, o Galo sofreu o gol da derrota aos 36 do segundo tempo e ainda teve um jogador lesionado. Sob forte chuva, o time de Juiz de Fora passou em branco, mais uma vez, e perdeu para o Londrina por 1 a 0 na tarde deste sábado, 4, no Estádio do Café.

A equipe juiz-forana ocupa a 19ª – penúltima – colocação na Série B e entra pressionada no reencontro com a torcida, terça-feira à noite, 19h15, diante do Oeste, em Juiz de Fora. A equipe paulista é comandada por Fernando Diniz, treinador sensação do Campeonato Paulista pelo Audax, quando alcançou o vice-campeonato diante do Santos após eliminar São Paulo e Corinthians.

 

Delegação do Tupi reunida na visita ao lateral Formiga no hospital em Londrina

Delegação do Tupi reunida na visita ao lateral Formiga no hospital em Londrina

   Fratura provoca nova “baixa”

Como se não bastasse a situação dramática na classificação, houve outro motivo de muita tristeza no grupo. No lance do único gol da partida, Formiga dividiu a bola com o goleiro Rafael Santos e sofreu fratura na tíbia e perônio. Ele foi levado para o Hospital Evangélico, na cidade paranaense, onde foi submetido a cirurgia de emergência.

De acordo com o médico e dirigente carijó, José Roberto Maranhas, que não viajou com a delegação mas acompanhou o atendimento do colega que o atendeu – Cesar Eduardo Castro Ferreira Martins – e fez a cirurgia, “não houve fratura exposta como as imagens da TV chegaram a dar a impressão após o lance. O prazo de recuperação é calculado em quatro a seis meses”.

  “Voo rasteiro”

Sorte ainda não é a palavra-chave para o Tupi na competição nacional. Depois da derrota e da fratura, a delegação seguiu para o aeroporto de Londrina e lá foi informada que não havia condições de voo em função do mau tempo.

Diante da proximidade da partida contra o Oeste, a solução foi voltar de ônibus desde a cidade paranaense. As outras opções “aéreas”, de acordo com informações do clube, seriam tentar embarcar a delegação num avião que saísse de Curitiba ou São Paulo. Nas duas alternativas, cdom os horários disponíveis, o grupo só voltaria a Juiz de Fora na tarde desta segunda-feira.

Com isso, a opção foi mesmo pela volta em “voo rasteiro” desde Londrina. A delegação chegou a Juiz de Fora por volta de 9h30 desta segunda-feira, com a concentração marcada para depois do jantar.

 

Comissão Técnica Carijó com Formiga no Hospital Evangélico de Londrina. Ele foi operado pelo médico Cesar Eduardo Castro Ferreira Martins (foto: assessoria. Informações de Londrina: Ricardo Wagner - Rádio Globo JF)

Comissão Técnica Carijó com Formiga no Hospital Evangélico de Londrina. Ele foi operado pelo médico Cesar Eduardo Castro Ferreira Martins (foto: assessoria. Informações de Londrina: Ricardo Wagner – Rádio Globo JF)

 Respaldo da diretoria

Para o técnico Ricardo Drubscky, o time se portou bem, apesar de sair sem a vitória novamente. “Estamos tranquilos. Temos o respaldo da diretoria, os jogadores estão se empenhando muito, mas o problema é que a vitória não vem. Precisamos sair dessa situação. Seis rodadas são muito pouco, mas já é um alerta. O que me deixa esperançoso é que a equipe não está jogando mal”, avaliou o treinador após a partida.

   Extra-oficial

Apesar da declaração do treinador, o Toque de Bola vem apurando situações importantes sobre os bastidores alvinegros. O abatimento do técnico após as duas últimas partidas – Joinville e Londrina – sinaliza a possibilidade de alteração na Comissão Técnica. O fato não foi confirmado por qualquer dirigente alvinegro consultado.

O entendimento interno, porém, extra-oficialmente, é que, apesar de ser reconhecido que o Tupi passou por muitas mudanças no elenco em relação ao Campeonato Mineiro e que já enfrentaria dificuldades por nunca ter participado de uma Série B, as equipes enfrentadas até agora – Goiás, Vasco, Paysandu, Joinville e Londrina, mesmo com mais tradição e experiência em Série B e até Série A, não apresentaram também um futebol de qualidade e mesmo assim conseguiram derrotar o Carijó – todos pela diferença de um gol, exceção feita ao Paysandu.

   Reação

Conforme apuração do Toque de Bola, um resultado negativo diante do Oeste, na terça-feira, 7, às 19h15, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, pode decretar a mudança na Comissão Técnica. Dos treinadores que estão disponíveis, o que mais chama a atenção da torcida é Leo Condé, que deixou recentemente o comando do Bragantino (SP) mesmo após cumprir a melhor campanha na fase de classificação da Série A-2 – o time acabou eliminado no mata-mata e não conquistou o acesso. Agora, na Série B, quem comanda o time de Bragança Paulista é Toninho Cecílio.

A princípio, o valor de mercado de Condé estaria acima dos padrões estabelecidos pelo departamento financeiro do Tupi, mesmo porque Leo viria, teoricamente, com outros profissionais que integram tradicionalmente a sua Comissão Técnica.

  Ausência de Kiss

Outra apuração do Toque de Bola foi o motivo da barração de Vinícius Kiss. Destaque na goleada sobre o Paysandu por 5 a 1 – entrou no decorrer da partida e foi peça fundamental nas jogadas que resultaram nos contra-ataques e gols alvinegros, o apoiador não teria sido relacionado para enfrentar o Londrina – sequer viajou com a delegação – porque não teria cumprido a função tática a ele determinada quando foi lançado contra o Joinville, na última terça-feira – derrota de 2 a 1, em Juiz de Fora.

Como é notório que o Tupi ainda busca a melhor formação –  e sofre com as seguidas contusões antes mesmo do início da disputa,o afastamento de Kiss foi considerado um exagero, até pelas poucas opções no elenco, seja para a definição de um time-base ou para as substituições no decorrer dos jogos.

Londrina 1 x 0 Tupi: em mais um jogo com "cara" de empate, Carijó é derrotado com gol no final do segundo tempo

Londrina 1 x 0 Tupi: em mais um jogo com “cara” de empate, Carijó é derrotado com gol no final do segundo tempo

 O jogo: muita chuva e pouca emoção

A forte chuva que caiu sob Londrina parece ter causado um excesso de cautela tanto no Tupi, quanto no Londrina. As duas equipes quase não criaram e pouco finalizaram. Quem chegou mais perto de abrir o placar foi o time da casa, mas em raras oportunidades. O gramado estava encharcado e prejudico, principalmente, o setor de criação das equipes.

 O terror dos minutos finais

A falta de emoção da primeira etapa foi suprida no segundo tempo. Na base da vontade, ambos os times conseguiram criar algumas chances e tiveram oportunidades abrir o placar, mas a rede balançou apenas aos 36 minutos. Keirrison dividiu com o goleiro Rafael Santos e a bola soprou para Jô, sozinho na pequena área, apenas empurrar para o gol vazio.

  Formiga hospitalizado

Na dividida de bola, que ocasionou o gol do Londrina, o lateral Filippe Formiga também estava no lance. O jogador do Tupi acabou se chocando com o goleiro Rafael Santos e precisou sair de campo em ambulância. Segundo a assessoria do clube, Formiga teve uma fratura exposta da tíbia e fíbula. Ele passará por uma cirurgia emergencial e não retorna para Juiz de Fora com o restante da delegação. Provavelmente fica hospitalizado até segunda-feira, 06. O diretor de futebol, Gustavo Mendes, está com o jogador em Londrina.

 FICHA TÉCNICA

LONDRINA 1 x 0  TUPI

LONDRINA: Marcelo Rangel; Igor Bosel, Silvio, Matheus e Léo; Germano, Rafael Gava e Zé Rafael (Rondinelly); Paulinho Moccelin (Marcelinho), Keirrison (Itamar) e Jô. Técnico: Cláudio Tencati;

TUPI: Rafael Santos; Formiga, Heitor, Rodolfo Mol e Bruno Costa; Rafael Jataí, Recife e Jonathan (Marcos Serrato); Thiago Silvy, Henrique (Rubens) e Giancarlo (Michel Henrique). Técnico: Ricardo Drubscky;

GOL: Jô, aos 36 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS: Zé Rafael, Jô, Itamar (Londrina); Tupi-MG: Henrique (Tupi).

ÁRBITRO: Alinor Silva da Paixão.

RENDA: R$ 24.090,00.

PÚBLICO: 1.524 pagantes (2.015 presentes).

LOCAL: Estádio do Café – Londrina (PR).

Entrevista de Drubscky

Após a partida, o técnico Ricardo Drubscky concedeu entrevista coletiva. Confira.

 Análise do jogo

“Fizemos um bom primeiro tempo, levando em consideração o gramado. No segundo tempo entramos equilibrados, mesmo com o Londrina vindo para frente. Tentamos tirar alguns contra-ataques, conseguimos, mas não fomos efetivos. Alguns jogadores caíram de rendimento devido ao desgaste físico e tivemos que mexer. No final, ainda ficamos com um jogador a mesmo”.

Equipe de qualidade

“O gol saiu como imaginamos que sairia, seja para um lado ou para o outro: um bate-rebate. Hoje não tem como fazer uma análise tática do jogo. Vi que minha equipe guerreou e brigou muito e demonstrou qualidade. Isso me dá alento e força para preparar o time para terça-feira”.

Convencendo e perdendo

“Muitos treinadores qualificados estão ajeitando suas equipes de maneira melhor. Apesar de todas as dificuldades que o futebol brasileiro oferece aos treinadores, nós estamos conseguindo fazer algumas coisas boas. As equipes estão parelhas e procurando fazer jogos francos. Nosso grupo é maravilhoso. Aquilo que está batendo contra a gente, agora tem que bater a favor. O grupo está se dando bem, se entregando em campo, mas o resultado não está vindo. Você pode pegar nossas partidas e vai que tem muita coisa boa sendo apresentada, mas o resultado não está vindo. Vamos tentar mudar esse quadro.”

Oeste e Brasil de Pelotas pela frente

“A camisa do Galo Carijó tem tradição. Não duvido que podemos surpreender os adversários. Vamos acreditar nisso e vamos jogar em casa. Se Deus quiser vamos jogar bem e iniciar nossa ascensão a partir da próxima rodada.”

Fala 33! Vitória sobre Goiás aumenta invencibilidade cruzmaltina para 33 jogos

Fala 33! Vitória sobre Goiás aumenta invencibilidade cruzmaltina para 33 jogos

JOGOS DE SÁBADO

Vasco se mantém na ponta: 1 a 0 no Goiás

Em São Januário, o Vasco manteve a liderança ao vencer o Goiás por 1 a 0, com gol de Andrezinho. Aos 25 do segundo tempo, o meia recebeu cruzamento de Nenê, aproveitou a falha na marcação e marcou o gol da vitória. Com 16 pontos, o time carioca segue na liderança da Série B. O Esmeraldino, com cinco, ocupa o 15º lugar.

Sampaio Corrêa segue sem vencer: 3 a 2 para o Ceará

No Castelão, em São Luís, o Ceará venceu o Sampaio Corrêa-MA por 3 a 2, de virada. O time da casa abriu o placar com Daniel Barros e, ainda no primeiro tempo, o Vozão marcou com Rafael Costa e Felipe. Na volta do intervalo, o Sampaio ainda empatou com Max, e Roni ampliou para o time cearense. Com dez pontos, o Ceará subiu para o sexto lugar na tabela de classificação, enquanto o Sampaio, com um, segue na lanterna.

Oeste bate Criciúma: 1 a 0

Com gol de Léo Arthur, o Oeste venceu o Criciúma por 1 a 0, no José Liberatti, em Osasco (SP). Com a vitória, o time paulista subiu para o 12º lugar, com oito pontos. O Tigre, com dez, caiu para a sétima posição.

Atlético-GO 1 x 0 Bragantino

No Serra Dourada, o Atlético-GO chegou ao gol aos 40 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento de Romário, Éder Lima afastou de cabeça, e Pedro Bambu pegou de primeira para marcar de cabeça: 1 a 0. Com 15 pontos, o Dragão é o vice-líder da competição, com apenas um ponto de diferença do líder Vasco. O Bragantino, com quatro pontos, é o 18º colocado.

  Avaí 2 x 1 CRB-AL 

Jogando em casa, na Ressacada, o Avaí abriu o placar com Romarinho, e Gerson Magrão deixou tudo igual para o CRB ainda no primeiro tempo. Nos acréscimos do segundo tempo, Romarinho marcou o segundo e garantiu a vitória do time catarinense, que chegou a dez pontos, no sexto lugar. O CRB, com nove, está em nono lugar.

A próxima rodada da Série B será na terça-feira (7), com os dez jogos no mesmo dia.

JOGOS DE SEXTA

Pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, mais dois jogos foram realizados na noite de sexta-feira, 3. Jogando em casa, o Brasil-RS empatou em 1 a 1 com o Luverdense-MT, enquanto Vila Nova-GO e Paraná ficaram no 0 a 0 no Serra Dourada.

Brasil-RS 1 x 1 Luverdense

No Bento de Freitas, o Brasil saiu na frente com gol de Ramon. Aos dez minutos do primeiro tempo, o atacante recebeu cruzamento na medida de Felipe Garcia e bateu de primeira para marcar. O Luverdense empatou no segundo tempo após boa tabela entre Hugo e Jean Patrick, que tocou na saída do goleiro Eduardo Martini e deixou tudo igual: 1 a 1.

Vila Nova 0 x 0 Paraná

Brigando para sair da zona de rebaixamento, o Vila Nova recebeu o Paraná, no Serra Dourada, e não saiu do 0 a 0.

Náutico 3 x 0 Joinville

Nesta sexta-feira, 3, jogando em casa, o Náutico venceu o Joinville por 2 a 0, pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.  Na Arena Pernambuco, o Náutico abriu o placar aos 22 minutos do primeiro tempo. Roni recebeu lançamento pela esquerda e cruzou de primeira para Renan Oliveira completar para o gol. Jogando com mais intensidade, o Timbu segurou as reações do Luverdense e deu ainda mais trabalho no segundo tempo. Após muitas finalizações, o time da casa ampliou a vantagem aos 42 minutos. Em novo cruzamento de Roni, Tiago Adan não desperdiçou e marcou: 2 a 0.

VEJAM, ABAIXO, RESULTADOS DA SEXTA RODADA (arte Toque de Bola. se preferir, clique sobre a imagem para ampliar)

 

resultados 6A RODADA_TUPI CAMPEONATO BRASILEIRO SERIE B INSTAGRAM

 

VEJAM, ABAIXO, JOGOS DA SÉTIMA RODADA (arte Toque de Bola. Se preferir, clique sobre a imagem para ampliar)

7A RODADA_TUPI CAMPEONATO BRASILEIRO-03

 

VEJAM, ABAIXO, A CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA (fonte: site CBF. Se preferir, clique sobre a imagem para ampliar)

PRINT TABELA CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B

 

 

Texto: Ivan Elias e Cérix Ramon – Toque de Bola

Informações do jogo com base na transmissão da partida pela Rádio Globo Juiz de Fora e pelo Première

Informações complementares do site da CBF, Ricardo Wagner e assessoria do Tupi

Fotos: Londrina e Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Edição: Toque de Bola

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


18 jul 2017
Jogos Sesi: classificação, boletins, tabela diária. Títulos e fotos do tênis de mesa e do basquete

17 jul 2017
Veja os melhores momentos de Tupi 1 x 0 Tombense

12 jul 2017
Jogos Sesi JF: títulos de ciclismo de montanha e sinuca. Com fotos

11 jul 2017
Depois de empate em Bragança, Tupi mira Tombense e ainda busca reforços

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse