12 maio 2016

Três acessos e dois títulos: veja como foram as quatro participações do Goiás no Brasileirão da Série B



  O Goiás já está pronto para estrear na Série B 2016. Na próxima sexta-feira, 13, o Verdão enfrenta o Tupi, no estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora, Minas Gerais, às 21h30. Em quatro participações no Brasileirão Série B, o Goiás conquistou três acessos (1994, 1999 e 2012) e dois  títulos (1999 e 2012).

   Cobertura

  O Toque de Bola anuncia cobertura especial de Tupi x Goiás na noite desta sexta-feira, 13, a estreia carijó na Série B do Campeonato Brasileiro.

A partida começa às 21h30, mas uma hora antes o Toque de Bola vai publicar as informações do jogo e dos bastidores da partida. Siga no twitter, facebook e Instagram.

Depois da partida, a cobertura prossegue no nosso Portal.

O apoio é de Plasc e Hiperroll Embalagens.

  Goiás está pronto para estrear na série B

  Um treinamento no final da tarde desta quinta-feira, 12, na Universidade Federal de Juiz de Fora, marcou o fim da preparação esmeraldina para a estreia na série B. Na última atividade antes do confronto contra a equipe mineira, Enderson Moreira promoveu uma atividade tática, em que o treinador trabalhou por um longo tempo as jogadas de bola parada do Verdão.

   Enderson fez uma análise do adversário esmeraldino na primeira partida da série B. “Eles estão remontando a equipe, o Tupi é bem diferente do que disputou o Campeonato Mineiro. Temos alguma ideia do que o Tupi pode apresentar, mas, certamente, por jogar em seus domínios, é uma equipe forte”.

Reencontro

A partida contra o Tupi marca dois reencontros. O primeiro do Goiás Esporte Clube com Ricardo Drubscky. O treinador passou pelo Esmeraldino em 2014 e comandou a equipe durante a Série A daquele ano. O segundo reencontro é entre o próprio Drubscky e Enderson Moreira, ambos são mineiros e amigos de longa data.

“Enfrentar o Drubscky é sempre motivo de muito prazer. Muito do que sou aprendi com ele, é um treinador que tenho como base. É um privilégio participar deste encontro. Claro que é sempre um confronto difícil, porque conhecemos bem o que outro pensa sobre futebol”, disse Enderson.

4746_05120545557078

A estreia

Em 1994, o Goiás fez sua primeira participação na Série B. A estreia do Verdão foi no dia 7 de agosto, contra o América (SP), no estádio Mário Alves Mendonça, em São José do Rio Preto. A partida terminou empatada em 1 a 1. Baltazar marcou o primeiro gol esmeraldino na competição.

Conhecido como O Artilheiro de Deus, Baltazar foi um dos principais jogadores do Goiás naquela temporada. Com 11 gols, sagrou-se artilheiro da competição, ao lado de Mário, do Juventude. O Maior do Centro-Oeste terminou o torneio em segundo lugar, conseguindo o retorno à elite do futebol brasileiro.

Primeiro título

O primeiro título veio em 1999, na segunda participação do Goiás no Brasileirão da Série B. Em 30 jogos realizados, o Goiás obteve 15 vitórias, oito empates e sofreu apenas sete derrotas.

Foi nesta edição que o Goiás fez um dos jogos mais marcantes da história do estádio Serra Dourada. O empate em 4 a 4 com o Bahia, com um gol marcado de bicicleta pelo saudoso ídolo Fernandão, eternizou-se na memória de milhares de esmeraldinos. Além de Fernandão, outros craques brilharam na histórica participação do Verdão na Série B de 99, entre eles, Sílvio Criciúma, Marquinhos, Josué, Túlio, Dill e o maior artilheiro da história do Goiás, Araújo.

O bicampeonato

Em 2011, o Goiás voltou a jogar a Série B, porém, a equipe terminou na 11ª posição, não conseguindo o acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Já em 2012, o Goiás fez uma excelente campanha. Sob o comando do técnico Enderson Moreira, o time conquistou 23 vitórias, nove empates, e sofreu apenas seis derrotas em 38 jogos, terminando a competição com a melhor defesa e o segundo melhor ataque (75 gols).

Com o elenco formado por jogadores como Walter, Ricardo Goulart, Iarley, Egídio e o goleiro Harlei, jogador que mais vestiu a camisa do Goiás na história, o Maior do Centro-Oeste chegou ao título sem perder no estádio Serra Dourada.

O último jogo do Goiás na Série B foi realizado no dia 24 de novembro, no estádio Serra Dourada, contra o Joinville. Na oportunidade, a equipe catarinense abriu o placar, mas Walter empatou e Iarley virou o jogo, garantindo ao Goiás seu segundo título nacional. Com 38 mil esmeraldinos no Serra Dourada, o Verdão comemorou a volta à elite de futebol brasileiro.

Clássicos

Essa é a primeira vez que Goiás, Atlético Goianiense e Vila Nova participam juntos da Série B do Campeonato Brasileiro. O primeiro clássico do Verdão nesta edição será diante do Vila Nova, na 12ª rodada. Já a partida contra o Atlético Goianiense será realizada na 15ª rodada.

Texto, informações e arte publicados no site do Goiás

Edição: Toque de Bola

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


22 jan 2018
Clínica com Zico no Maracanã une diferentes gerações em torno do sonho do futebol. Veja fotos

22 jan 2018
Tem de 10 a 16 anos e que jogar futebol? É levar a chuteira e conferir a agenda da semana na Faefid-UFJF

21 jan 2018
Virose no Carijó? Dirigente admite possibilidade, mas não quer usar como desculpa

19 jan 2018
Futebol do Baeta apresenta Comissão Técnica para Módulo 2 e admite que está atrasado

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse