12 maio 2016

Três acessos e dois títulos: veja como foram as quatro participações do Goiás no Brasileirão da Série B



  O Goiás já está pronto para estrear na Série B 2016. Na próxima sexta-feira, 13, o Verdão enfrenta o Tupi, no estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora, Minas Gerais, às 21h30. Em quatro participações no Brasileirão Série B, o Goiás conquistou três acessos (1994, 1999 e 2012) e dois  títulos (1999 e 2012).

   Cobertura

  O Toque de Bola anuncia cobertura especial de Tupi x Goiás na noite desta sexta-feira, 13, a estreia carijó na Série B do Campeonato Brasileiro.

A partida começa às 21h30, mas uma hora antes o Toque de Bola vai publicar as informações do jogo e dos bastidores da partida. Siga no twitter, facebook e Instagram.

Depois da partida, a cobertura prossegue no nosso Portal.

O apoio é de Plasc e Hiperroll Embalagens.

  Goiás está pronto para estrear na série B

  Um treinamento no final da tarde desta quinta-feira, 12, na Universidade Federal de Juiz de Fora, marcou o fim da preparação esmeraldina para a estreia na série B. Na última atividade antes do confronto contra a equipe mineira, Enderson Moreira promoveu uma atividade tática, em que o treinador trabalhou por um longo tempo as jogadas de bola parada do Verdão.

   Enderson fez uma análise do adversário esmeraldino na primeira partida da série B. “Eles estão remontando a equipe, o Tupi é bem diferente do que disputou o Campeonato Mineiro. Temos alguma ideia do que o Tupi pode apresentar, mas, certamente, por jogar em seus domínios, é uma equipe forte”.

Reencontro

A partida contra o Tupi marca dois reencontros. O primeiro do Goiás Esporte Clube com Ricardo Drubscky. O treinador passou pelo Esmeraldino em 2014 e comandou a equipe durante a Série A daquele ano. O segundo reencontro é entre o próprio Drubscky e Enderson Moreira, ambos são mineiros e amigos de longa data.

“Enfrentar o Drubscky é sempre motivo de muito prazer. Muito do que sou aprendi com ele, é um treinador que tenho como base. É um privilégio participar deste encontro. Claro que é sempre um confronto difícil, porque conhecemos bem o que outro pensa sobre futebol”, disse Enderson.

4746_05120545557078

A estreia

Em 1994, o Goiás fez sua primeira participação na Série B. A estreia do Verdão foi no dia 7 de agosto, contra o América (SP), no estádio Mário Alves Mendonça, em São José do Rio Preto. A partida terminou empatada em 1 a 1. Baltazar marcou o primeiro gol esmeraldino na competição.

Conhecido como O Artilheiro de Deus, Baltazar foi um dos principais jogadores do Goiás naquela temporada. Com 11 gols, sagrou-se artilheiro da competição, ao lado de Mário, do Juventude. O Maior do Centro-Oeste terminou o torneio em segundo lugar, conseguindo o retorno à elite do futebol brasileiro.

Primeiro título

O primeiro título veio em 1999, na segunda participação do Goiás no Brasileirão da Série B. Em 30 jogos realizados, o Goiás obteve 15 vitórias, oito empates e sofreu apenas sete derrotas.

Foi nesta edição que o Goiás fez um dos jogos mais marcantes da história do estádio Serra Dourada. O empate em 4 a 4 com o Bahia, com um gol marcado de bicicleta pelo saudoso ídolo Fernandão, eternizou-se na memória de milhares de esmeraldinos. Além de Fernandão, outros craques brilharam na histórica participação do Verdão na Série B de 99, entre eles, Sílvio Criciúma, Marquinhos, Josué, Túlio, Dill e o maior artilheiro da história do Goiás, Araújo.

O bicampeonato

Em 2011, o Goiás voltou a jogar a Série B, porém, a equipe terminou na 11ª posição, não conseguindo o acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Já em 2012, o Goiás fez uma excelente campanha. Sob o comando do técnico Enderson Moreira, o time conquistou 23 vitórias, nove empates, e sofreu apenas seis derrotas em 38 jogos, terminando a competição com a melhor defesa e o segundo melhor ataque (75 gols).

Com o elenco formado por jogadores como Walter, Ricardo Goulart, Iarley, Egídio e o goleiro Harlei, jogador que mais vestiu a camisa do Goiás na história, o Maior do Centro-Oeste chegou ao título sem perder no estádio Serra Dourada.

O último jogo do Goiás na Série B foi realizado no dia 24 de novembro, no estádio Serra Dourada, contra o Joinville. Na oportunidade, a equipe catarinense abriu o placar, mas Walter empatou e Iarley virou o jogo, garantindo ao Goiás seu segundo título nacional. Com 38 mil esmeraldinos no Serra Dourada, o Verdão comemorou a volta à elite de futebol brasileiro.

Clássicos

Essa é a primeira vez que Goiás, Atlético Goianiense e Vila Nova participam juntos da Série B do Campeonato Brasileiro. O primeiro clássico do Verdão nesta edição será diante do Vila Nova, na 12ª rodada. Já a partida contra o Atlético Goianiense será realizada na 15ª rodada.

Texto, informações e arte publicados no site do Goiás

Edição: Toque de Bola

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


21 set 2017
Tupi pode ter até quatro desfalques. Aílton receita “guerrear e batalhar demais para conseguir o objetivo”

20 set 2017
Tupi fecha treino. Fortaleza em Sampa. Marcelo apita. Ingressos, gramado, reconhecimento, recepção. Veja o diário da decisão

20 set 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

19 set 2017
Com vídeo! Evaldo anula Éder, domina, toca para os companheiros e emenda: “Tupi tem totais condições de reverter”

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.