29 jan 2016

Algoz carijó no Mineiro, Guarani quer se livrar de fantasma do descenso



O Guarani de Divinópolis está mais uma temporada na elite do Campeonato Mineiro, após “flertar” com o rebaixamento nos dois últimos anos. Logo, em 2016, o objetivo inicial da equipe é evitar os sustos das edições anteriores na competição.

Desde que retornou ao Módulo I do Estadual, o Bugre nunca conseguiu ficar entre os cinco melhores da competição, fato que só ocorreu em uma ocasião, 2005. No ano da volta à elite, terminou em oitavo. Na temporada seguinte, em sexto, garantindo uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. Em 2013, ficou em sétimo. Nas duas últimas edições, encerrou com o décimo lugar.

Estreia em casa

De acordo com o site da Federação Mineira de Futebol, “a Diretoria de Competições (DCO) da FMF divulgou na noite desta quinta-feira (28) nota oficial anunciando o adiamento do jogo entre Tricordiano e Guarani, válido pela 1ª rodada do Campeonato Apoio Mineiro. As fortes chuvas que atingiram a cidade de Três Corações nos últimos dias danificaram o gramado do estádio Elias Arbex, sendo assim necessário um novo agendamento para o confronto. A partida que seria disputada neste domingo (31), às 17h, foi remarcada para o dia 09 de fevereiro, terça-feira, às 20h, sendo mantido o local do jogo.”

Com a mudança, o primeiro jogo da equipe no Estadual será diante da torcida, na quinta-feira, 4, às 16h,  diante do América de Belo Horizonte.

 

 

Elenco do Guarani em pré-temporada no interior de São Paulo (Foto: Divulgação)

Elenco do Guarani em pré-temporada no interior de São Paulo (Foto: Divulgação)

 

  Mão dupla

A relação entre Tupi e Guarani é bem inusitada, uma vez que as equipes têm histórico recente de trocar jogadores e treinadores. Por exemplo, o técnico Leston Júnior, que salvou o Guarani do rebaixamento em 2014, e os meias Rafael Jataí e Vinicius Kiss, que disputaram o Estadual pelo Bugre, integraram o Tupi na campanha do acesso à Série B. Hoje, Ricardo Leão, ex-auxiliar do técnico, o volante Genalvo, o lateral-esquerdo Carlos Renato e o zagueiro Lula, que também eram do grupo Alvinegro na temporada passada, estão na equipe de Divinópolis.

Dentro de campo, nos dois últimos confrontos pelo Mineiro, o Guarani precisava do resultado e encarava o Galo Carijó em bom momento. Em ambas ocasiões, derrotou o time juiz-forano.

 

Genalvo (direita), ex-Tupi, é uma das novidades do Guarani para o Mineiro

Genalvo (direita), ex-Tupi, é uma das novidades do Guarani para o Mineiro

 

  Virada

Em 2014, o Tupi vinha da classificação na Copa do Brasil sobre o Juazeiro (CE) e recebia o rival no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio precisando do resultado positivo para avançar às semifinais do Estadual. Do outro lado, o Guarani necessitava da vitória para se manter no Módulo I. Os juiz-foranos saíram na frente com Núbio Flávio, em cobrança de pênalti, mas sofreram a virada com gols de Tardelli e Marcelão. Com o placar em 2 a 1 para os visitantes, o Alvinegro ficou de fora da fase final e o Bugre permaneceu na elite mineira.

 

 Jataí marca

Em 2015, na estreia de Leston Júnior à frente do Tupi, o confronto entre as equipes foi no Farião. O Guarani ainda não tinha vencido no campeonato e precisava, novamente, da vitória para se manter na elite mineira. O resultado veio aos 41 minutos da segunda etapa, com Rafael Jataí, após uma confusão na grande área carijó. O Tupi já não tinha chances de avançar à fase final, mas reclamou muito da arbitragem pela expulsão do zagueiro Maílson.

 

De acordo com a tabela divulgada no site da Federação Mineira, Tupi e Guarani irão se encontrar na quarta rodada do Campeonato Mineiro, um domingo, 21 de fevereiro, às 17h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.

 

Texto: Guilherme Fernandes – estagiário do Toque de Bola, sob supervisão de Bruno Kaehler – Toque de Bola

Fotos: Divulgação

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


19 fev 2018
JF Vôlei tem semana de desafios seguidos em busca da reação na Superliga

17 fev 2018
Baeta perde na estreia do Módulo 2

17 fev 2018
Tupynambás estreia no Módulo 2 fora de casa

16 fev 2018
Com Leão ainda treinador interino, Tupi visita URT

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse