14 dez 2015

João Victor Macedo conquista ouro inédito nos Jogos Escolares Sul-Americanos



João Victor Macedo conquistou a medalha de ouro nos 100 metros com barreira nos Jogos Sul-Americanos Escolares, em Assunção, Paraguai, nesta terça, 8. Foi a primeira vez que um aluno-atleta juiz-forano chega ao topo do pódio nesta competição. Representando o Colégio Apogeu e o projeto CRIA-UFJF, João, de 14 anos, quebrou o próprio recorde brasileiro da prova com o tempo de 13,47 segundos. Além dele, Noemi Alves participou da competição correndo nos 800 e 2000 metros rasos.

JOão Victor Macedo no topo do pódio dos 100m com barreiras (Foto: Erik Chaves/Divulgação)

João Victor Macedo no topo do pódio dos 100m com barreiras (Foto: Erik Chaves/Divulgação)

 A prova do ouro

A prova final dos 100 metros com barreira foi decidida nos instantes finais. João ficou em primeiro com a marca de 13,47 segundos, seguido de muito perto pelo chileno Alexander Zamora, que ficou atrás por 21 centésmos e um a menos que o terceiro colocado, Samil Machado, da Venezuela.

Os Jogos

João Victor Macedo e Noemi Alves fazem parte da delegação de 34 atletas, sendo 17 homens e 17 mulheres, que representam o atletismo do Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares. Esta é a 21ª edição do evento e conta com a participação do país anfitrião, além de Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Suriname, Equador, Uruguai e Venezuela.

Os dois atletas juiz-foranos, alunos do Colégio Apogeu, se classificaram após bons resultados nas edições estadual, realizada em Uberaba em agosto, e nacional, disputada em Fortaleza no mês de setembro, dos Jogos Escolares.  

João Victor, Danilo Leonel, Erik Chaves e Noemi Alves. Os juiz-foranos nos Jogos Escolares Sul-Americanos (Foto: Erik Chaves/Divulgação Apogeu)

João Victor, Danilo Leonel, Erik Chaves e Noemi Alves. Os juiz-foranos nos Jogos Escolares Sul-Americanos (Foto: Erik Chaves/Divulgação Apogeu)

Preparação

A preparação dos atletas para a competição envolveu treino intensivo durante dois meses. João, que também treinava salto em distância, abdicou da preparação dessa modalidade, pois não conseguiu classificação para a etapa continental, e passou a focar especificamente nos 100m com barreiras. Já Noemi passou por uma adaptação maior, pois estava acostumada a competir nos 1000m rasos, prova que não é disputada no Sul-Americano: “Eu corro 1000m, mas no Sul-Americano são 800m e 2000m, isso mudou meu treinamento. Tive que fazer treinos mais fortes para melhorar minha velocidade e aumentar a resistência”, comentou.

Noemi ficou em 11° nos 2000m rasos e em 12° nos 800 metros.

Mais prêmios

Além das muitas medalhas de ouro conquistadas em 2015, João Victor Macedo ainda vem recebendo premiações. O garoto de 14 anos foi agraciado com o Mérito Esportivo Panathlon 2015 na categoria Atletismo e também foi eleito o melhor atleta de Atletismo dos Jogos Escolares de Minas Gerais.

Recompensa pela dedicação

Para o campeão, o ouro no Sul-Americano é fruto do esforço diário nas pistas. E quer mais para o ano que vem: “Achei muito bom conquistar o Sul-Americano porque essa vitória é a recompensa de todo o trabalho duro que eu tive esse ano para vencer. E para o ano que vem quero treinar ainda mais para abaixar meus tempos e repetir os bons resultados”, declarou João.

Noemi ficou contente com sua participação na competição continental: “Mesmo não obtendo o resultado que eu queria fico feliz, pois me dediquei ao máximo durante o ano e conseguir chegar até aqui é uma honra, porque não foi fácil. Acredito que mais oportunidades vão surgir e espero estar cada vez mais preparada para brilhar e levar o nome do nosso país”, comentou.

 

Texto: Guilherme Fernandes – estagiário do Toque de Bola sob supervisão de Bruno Kaehler – Toque de Bola

Fotos: Erik Chaves/Divulgação Apogeu

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


17 ago 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

17 ago 2017
Juiz-forano Artur Bitarello confirma boa fase, vence XTerra em Mangaratiba e lidera na faixa 25-29 anos

16 ago 2017
Aílton vê “desrespeito” na atitude de jogadores do Mogi. Verba da Federação Paulista pode socorrer o clube

15 ago 2017
Futsal: goleada garante Sesi Juiz de Fora na semifinal do Campeonato Mineiro Sub-13 do Interior

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.