26 ago 2015

Leston diz que “equilíbrio é fundamental” e calcula mais 4 pontos para o Tupi chegar ao mata-mata



Equilíbrio: posição estável de um corpo, sem oscilações ou desvios. Esta é a definição no dicionário da língua portuguesa para a palavra que marca a filosofia de trabalho do técnico Leston Júnior no Tupi. Tanto em sua visão dentro das quatro linhas, quanto ao analisar o grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro.

Ocupando o segundo lugar na chave com 24 pontos e desde o início da competição entre os quatro primeiros colocados, o Galo Carijó possui a melhor defesa do grupo B, com apenas oito gols sofridos em 13 rodadas, e marcou 15 gols – média de 1,15 por partida.

Com o Corinthians de 2012 como exemplo em campo, o técnico definiu o que vê como diferencial da campanha alvinegra: “Eu vejo tudo com muito equilíbrio. O Tupi é hoje um dos líderes da competição em função do equilíbrio, porque é uma equipe que marca gols em todos os jogos e sofre poucos gols. Então isso aí é um diferencial e eu não acredito em futebol muito ofensivo ou muito defensivo, o equilíbrio é fundamental”, revela.

Com apoio de Plasc e Hiperroll Embalagens, o Toque de Bola transmite Tupi x Portuguesa neste sábado, 29, a partir de 18h30.

   Basta acessar www.toquedebola.esp.br/radio para acompanhar a cobertura com melhor qualidade de som e a dose certa de informação e emoção.

Técnico carijó, Leston Júnior, divide Série C em blocos de seis partidas e pontuação do Galo vem acima das expectativas

Técnico carijó, Leston Júnior, divide Série C em blocos de seis partidas e pontuação do Galo vem acima das expectativas

Leia também: Pelas beiradas: Tupi trabalha forte de olho na Lusa. Leandro Euzébio volta aos treinos

O setor principal

O treinador foi além e comentou sobre a cultura brasileira de pedir muitos atacantes na escalação e elencou qual é o setor, no seu entendimento, mais importante para o sucesso de um time de futebol:

“Não adianta encher de atacante e não ter o domínio do jogo. É uma cultura do Brasil que se jogar com três atacantes, todo mundo fala que você é ofensivo, mas você não consegue chutar uma bola no gol porque não tem a posse, não tem quem crie as oportunidades. E às vezes você joga com três volantes e as pessoas acham que você está jogando defensivamente, mas às vezes você vai finalizar muito mais porque tem sustentação no meio de campo, aonde o jogo de futebol se define”, analisa.

 Classificação antecipada

Caminhando para a reta final do segundo turno do campeonato, o treinador já começa a projetar a vaga nas quartas de final da Série C. Segundo Leston, uma vitória diante da Portuguesa neste sábado, 29, às 19h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, já deixa muito bem encaminhada a vaga na próxima fase:

“Passei esse projeto para os jogadores de que quatro pontos nos próximos dois jogos podem nos garantir essa classificação virtual, desde que três sejam diante da Portuguesa, porque é um confronto direto. Você abre três e passa a ter seis pontos de diferença para a Lusa, que é a quarta colocada e precisará de apenas um pontinho sobre o Caxias para chegar aos 28, que acredito ser a pontuação que garante o quarto lugar”, projeta.

Carlos Renato em lance de Tupi x Guarani: para o treinador carijó, equilíbrio é fundamental

Carlos Renato em lance de Tupi x Guarani: para o treinador carijó, equilíbrio é fundamental

  Dureza

Contudo, Leston Júnior sabe que a partir de agora todo jogo terá um grau de dificuldade maior devido às circunstâncias da competição: “A gente sabe que a classificação não vai acontecer na hora que a gente quer. Essa classificação virtual é muito em função do equilíbrio. Se a gente levar em consideração que o Caxias, que está na parte de baixo, foi até Pelotas e empatou com o líder Brasil na última rodada, isso demonstra que os próximos jogos vão ser muito equilibrados porque é todo mundo brigando por alguma coisa. Você joga contra a Portuguesa, que está brigando pela classificação, joga contra o Caxias, que está jogando a vida na competição. Então isso faz com que a pontuação diminua um pouco porque todo jogo tem um peso muito forte”, explica.

Reforço no ataque

Contratado para suprir a saída de Daniel Morais, o novo atacante carijó e ex-Sampaio Corrêa, Geraldo, teve nome inscrito no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quarta-feira, 26, e está à disposição do técnico Leston Júnior para o jogo contra a Lusa. O atleta tem vínculo com o Alvinegro de Santa Terezinha até 19 de novembro.

Tupi x Portuguesa: ingressos na 5ª

Para a partida do sábado, às 19h,  de acordo com informações da Secretaria de Esporte e Lazer, serão colocados à venda três mil ingressos (1.500 inteiras e 1.500 meias-entradas), aos preços de R$30 e R$15.

Os bilhetes poderão ser adquiridos a partir de quinta-feira, 27, nos dois tradicionais endereços: na sede social do Tupi, na Rua José Calil Ahouagi, 332, Centro; e no posto da Liga de Futebol, no calçadão da Rua Halfeld.

Na sede, a venda começa às 9h e se estende até as 18h. No Calçadão, os bilhetes serão comercializados entre 10h e 17h30.

No sábado, 29, a venda também será feita nos dois postos, mas em horário reduzido: das 9h às 12h na sede social e das 9h às 13h no Calçadão.

As bilheterias e os portões do estádio serão abertos às 17h.

   Sem álcool

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) disponibilizará quatro ônibus para transportar os torcedores até o local da partida. Todos saem do ponto localizado em frente à Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), na Avenida Presidente Itamar Franco. O primeiro coletivo deixará o local às 16h30, e o último retorno ocorrerá às 21h40.

Cabe ressaltar que, durante a reunião que definiu o plano de ação do duelo, foi informado que não haverá venda de bebida alcoólica no estádio. Também ficou decidido que os torcedores da Portuguesa deverão entrar pelo portão do Bairro Dom Orione.

 

 

Texto: Guilherme Fernandes – estagiário do Toque de Bola, com informações complementares da SEL e CBF e supervisão de Bruno Kaehler

Fotos: Léo Comello e Toque de Bola

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


17 fev 2018
Tupynambás estreia no Módulo 2 fora de casa

16 fev 2018
Com Leão ainda treinador interino, Tupi visita URT

13 fev 2018
Brilho de Léo Santana na seleção emociona JF. Veja depoimentos exclusivos

11 fev 2018
Tupi termina a rodada em nono. Leão e jogadores destacam entrega

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse