20 dez 2014

Solenidade de premiação do 28° Ranking de Corridas de Rua: reconhecimento, com olhos para 2015



A cerimônia de premiação do 28° Ranking de Corridas de Rua da Prefeitura de Juiz de Fora ocorreu na noite desta quarta, 17, no salão de festas do Clube Dom Pedro II. Em clima de confraternização e alegria, muitos aplausos marcaram cada subida dos atletas ao palco, além de muito orgulho dos mais de 170 premiados. No entanto, ocorreram queixas dos participantes em relação ao formato do evento.

A entrada do clube Dom Pedro II antes das 19h, horário marcado para o início do evento, já estava repleta de pessoas ansiosas para encontrar companheiros desportistas e receber suas medalhas. Cadeiras enfileiradas em frente ao palco surpreenderam os participantes, que se queixaram da distribuição dos lugares, pois, acima da premiação, o envolvimento e confraternização entre eles era um dos atrativos mais fortes do evento. Parte dos presentes ressaltava que nas edições anteriores o salão era dividido em mesas, com salgados e bebidas, fato que não ocorreu nesta solenidade.

cerimonia ranking 027

Ao contrário do que ocorria em anos anteriores, cerimônia não teve mesas redondas

As primeiras categorias a serem agraciadas foram dos portadores de necessidades especiais, extremamente ovacionados por todos os presentes. Um dos mais aplaudidos foi Felipe de Souza Lima, cadeirante que disputou algumas provas e reiterou que o mais importante é a interação entre as pessoas, além de que fica muito orgulhoso em ser uma motivação para outros iniciarem a prática esportiva. “É uma maravilha participar do Ranking, faço isso há 14 anos e para mim é importante demais por ser uma forma de interação entre as pessoas, não só fazer a atividade física, mas fazer amizades. Servir de exemplo para os outros é gratificante, porque nem todas as pessoas têm condições de correr e as que têm devem usar o esporte como um meio de transporte para coisas boas em suas vidas”, disse.

Felipe de Souza Lima: "É uma maravilha participar do Ranking"

Felipe de Souza Lima: “É uma maravilha participar do Ranking”

 

   Conquista do ranking, realização de um sonho

A campeã geral feminina, Zirlene dos Santos, corre há mais de 10 anos nas provas de Juiz de Fora, e revelou que as dores pesaram nas últimas provas. Para o ano que vem, não pretende brigar pelo título, mas não abandonará o Ranking. ”Foi um ano muito disputado no feminino. Tinham três a quatro atletas brigando pela liderança, foi bem difícil, mas no final deu tudo certo. No próximo ano correrei algumas provas por lazer mesmo. Não vou focar meus treinamentos para a busca do título. Este ano consegui realizar este objetivo, que busco desde 1998: conquistar o primeiro lugar do Ranking”.

Zirlene recebe do Secretário de Esportes, Francisco Canalli, o prêmio de campeã geral feminino do Ranking

Zirlene recebe do Secretário de Esportes, Francisco Canalli, o prêmio de campeã geral feminino do Ranking

  De olho no Rio 2016

Eberth Silvério foi, com folga, o campeão geral masculino em 2014. O atleta pretende correr mais provas de nível nacional em 2015 para conseguir índice para as Olimpíadas do Rio em 2016. “Ano que vem tentarei índice para o Troféu Brasil porque será ano de Pan Americano, e por isso vou começar a projetar uma meta para conseguir índice para as Olimpíadas 2016. Ficará difícil conciliar essas provas maiores com o Ranking, mas correrei algumas em Juiz de Fora como preparação para as outras”, comentou o vencedor, que ainda afirmou que o nível das provas e dos competidores em Juiz de Fora está cada vez mais alto.

O campeão não determinou em qual prova vai buscar marcas expressivas: “São várias provas em que podemos tentar índices. É esperar o calendário de 2015 sair para estudar qual e quando serão as melhores provas”, disse ao Toque de Bola.

Eberth Silvério contou com a presença da namorada Camila Reis no evento

Eberth Silvério contou com a presença da namorada Camila Reis no evento

   Super Amigos aposta em surpresa para manter título em 2015

O líder da equipe campeã masculina, Fernando Costa, destacou as diferenças ocorridas nesta edição, comemorou o décimo quinto título da Super Amigos no Ranking, e ainda fez mistério sobre um provável reforço para o próximo ano. “Os critérios de pontuação e o enorme número de equipes e participantes foram diferentes dos outros anos. O título foi conquistado através de muito suor, mas graças à experiência dos nossos atletas conseguimos abrir uma vantagem nas últimas provas e conquistar o primeiro lugar. Para a próxima temporada estamos nos reforçando com um corredor que estava parado por lesão, mas voltará à ativa e nos ajudará a brigar pelo título mais uma vez”.

IMG_20141217_210013341

Equipe masculina do Super Amigos já pensa em próxima temporada

  Melhor idade tem vez e não pensa em parar 

Jeová Gomes Andrade, de 78 anos, que recebeu este ano o Mérito Esportivo Panathlon, e Neuza Marsicano de 65, são exemplos de que a melhor idade é ativa e que muitas vezes faz mais do que muitos jovens por ai. Jeová corre há 30 anos e das 28 edições do Ranking de Rua de Juiz de Fora, participou de 25. Neuza corre há nove anos no Ranking e é querida por todos os participantes. Na premiação, ela recebeu cumprimentos dos organizadores e dos atletas, sempre esbanjando simpatia. “Sempre gostei de esporte e aos 48 anos resolvi experimentar a corrida. Gostei e pretendo não parar, vou até onde eu puder. Faz muito bem para saúde e é ruim para os médicos, mais ou menos uns 15 já pediram para eu parar, mas continuo firme e forte”, disse Jeová, que enfatizou a amizade entre todos os praticantes da corrida.

Jeová é exemplo do amor pelo esporte

Jeová é exemplo do amor pelo esporte e de fiel participante do Ranking

“O ranking é um sucesso e a expectativa é melhorar ainda mais”

Esta foi a frase do secretário de Esporte e Lazer de Juiz de Fora, Fernando Canalli, ao se referir ao ranking. “É um sucesso e a expectativa é melhorar”. Ele também comentou que se reunirá com alguns representantes das equipes e corredores para fazer um balanço e avaliar o que foi positivo e o que foi negativo este ano para a melhoria do projeto. Flávio Vilela, um dos organizadores do Ranking, se mostrou otimista com o desenvolvimento e evolução do esporte local. “O objetivo é fomentar o esporte na cidade, fazer com que mais pessoas tenham disposição para a atividade física, acessibilidade a todos, e com parcerias aumentar ainda mais o nível das corridas e o bem estar de todos”, concluiu.

 

Texto: Guilherme Fernandes

Fotos: Toque de Bola

cerimonia ranking 003cerimonia ranking 016 Zirlene dos Santos cerimonia ranking 110 cerimonia ranking 107 cerimonia ranking 093 cerimonia ranking 040 cerimonia ranking 031 Neuza Marsicano IMG_20141217_210341139 IMG_20141217_205826128 IMG_20141217_205810642

 

 

 

 


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


22 jan 2018
Clínica com Zico no Maracanã une diferentes gerações em torno do sonho do futebol. Veja fotos

22 jan 2018
Tem de 10 a 16 anos e que jogar futebol? É levar a chuteira e conferir a agenda da semana na Faefid-UFJF

21 jan 2018
Virose no Carijó? Dirigente admite possibilidade, mas não quer usar como desculpa

19 jan 2018
Futebol do Baeta apresenta Comissão Técnica para Módulo 2 e admite que está atrasado

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse