08 dez 2014

Cheque-mate no Mundial Escolar de Xadrez incentiva criação de equipe do Colégio Santa Catarina



Com um time formado por 29 alunos, o Colégio Santa Catarina (CSC-JF) se tornou campeão mundial escolar de xadrez nesta quinta-feira, 4. A competição, realizada em Juiz de Fora, contou com participação de 28 países entre os dias 26 de novembro e 4 de dezembro. A disputa foi equilibrada, com a equipe juizforana do Colégio Degraus ficando na segunda posição com diferença de 1,5 ponto. Curiosamente, o professor da modalidade, Haroldo Carvalhido, fez parte tanto da delegação campeã, quanto da vice, sendo eleito ainda o melhor professor do torneio. 

“Estou sonhando ainda com o fato de ser campeão mundial. É ainda melhor por ser professor dos dois primeiros colocados. Me sinto como um jogador de futebol famoso”, brincou Carvalhido.

Nenhum brasileiro figurou entre os destaques individuais da competição. Como forma de incentivo à participação de estudantes do país, o brasileiro mais bem colocado em cada categoria também foi premiado.

Alunos campeões pelo CSC-JF: Ana Clara de Abreu Moreno, Ana Clara Gomes do Valle, Ana Lessa Carvalhido, Bernardo Fófano Domenici Roberto, Clara Espada dos Santos, Daniel Inhan Matos, Davi Tostes Murta, Enzo Emanuel Victor Fontes, Estevão Zagari Valentim, Felipe Garrido de Alburgaria Silva, Gabriel Nora de Souza Ribeiro, Gabriel Oliveira Bomtempo Guedes, Guilherme Soares de Oliveira, Izabela Zimmermann Teixeira, João Teixeira da Fonseca Neto, Lucas de Carvalho Maciel, Luís Guilherme Delage da Fonseca, Maria Eduarda Fófano Domenici Roberto, Maria Olívia Thomaz Grigorosque, Paula Santiago Ferrari, Pietra Dutra Salazar, Rafael Caçador Dioscânio, Raniel Makla Gregório, Samuel Nascimento Barbosa, Sarah Torres de Souza Madeira, Thomaz Zagari Valentim, Vinícius Andrade Chebli, Vinícius de Carvalho Maciel e Yuri Toledo.

O troféu foi recebido pelo diretor executivo Artur Giovannini e pela coordenadora geral Izabel Loures

O troféu foi recebido pelo diretor executivo Artur Giovannini e pela coordenadora geral Izabel Loures

O título, segundo Carvalhido, era esperado pelo número de alunos na equipe do colégio juizforano. Ainda assim, resultados individuais surpreenderam o professor de xadrez: “Sabia que seríamos campeões. Tínhamos mais alunos e o nível deles é muito bom. A delegação que tivesse mais membros provavelmente ganharia, por isso imaginava o título. Eram muitos iniciantes, que inclusive participavam de um campeonato pela primeira vez na vida. Esperava que muitos conquistassem um ponto de 9, mas me surpreenderam e muitos conseguiram cinco, seis pontos”, destacou.

O troféu foi levado ao Colégio e apresentado à estudantes em comemoração à conquista, tanto de manhã, quanto de tarde.

Estudantes nas arquibancadas puderam ver de perto o troféu inédito do CSC-JF

Estudantes nas arquibancadas puderam ver de perto o troféu inédito do CSC-JF

Futuro promissor

O resultado histórico não veio por acaso. Alunos do sétimo ano do Colégio Santa Catarina têm o xadrez embutido na grade curricular, desenvolvendo características mentais com a prática do esporte. De acordo com Carvalhido, o título permite agora a possibilidade do CSC-JF montar uma equipe de xadrez, com investimento maior da instituição e a participação em torneios da região, elevando ainda mais o nome do Colégio na modalidade em âmbito mundial.

 

Troféu de campeão mundial de xadrez escolar

Troféu de campeão mundial de xadrez escolar

 

Texto: Bruno Kaehler

Fotos: Colégio Santa Catarina/Divulgação


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


20 nov 2017
Com títulos e recordes, CRIA-UFJF brilha nos Jogos Escolares da Juventude

17 nov 2017
Rodrigo Rezende é 27º lugar no Mundial de Ginástica de Trampolim na Bulgária

16 nov 2017
Saiu a tabela! Tupi encara Cruzeiro e América fora de casa logo no início do Campeonato Mineiro

16 nov 2017
Intercolegiais: professor Tidinho comemora brilho do Jesuítas no vôlei. Veja fotos e nomes de todos campeões

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.