11 nov 2014

De olho no Canoas, Federal treina desfalcada e jogadores têm papo com doutor em Psicologia Esportiva



Nesta terça-feira, 11, a Federal realizou treino no ginásio da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) visando a quarta partida na Superliga Masculina de Vôlei 2014/2015, contra o Canoas, na quarta-feira, 12, às 20h. A atividade foi marcada pela ausência de três jogadores e conversa pós-treino com o professor da UFJF, Renato Miranda, doutor em Educação Física e Psicologia do Esporte pela Universidade Gama Filho, que exerce a função de consultor esportivo da equipe e foi um dos responsáveis pela reação da equipe na temporada passada.

Nesta quarta-feira, 12, com apoio de Zé Kodak Estação Digital e Farmácia de Manipulação Las Casas, a web rádio do Toque de Bola transmite, a partir de 19h, UFJF x Vôlei Canoas, direto do ginásio da Faefid.    

  Acesse em casa, na rua ou no ginásio, no desktop, ou no celular e/ou dispositivo móvel com internet. De preferência, já chegue ao ginásio linkado com o site.

Renato Miranda conversa com jogadores após o treinamento desta terça-feira na Faefid

Renato Miranda conversa com jogadores após o treinamento desta terça-feira na Faefid

Miranda se reuniu com os ponteiros Manius e Sergio Felix, os centrais Victor Hugo e Ialisson, e o oposto Bergamo. A conversa durou pouco menos de 20 minutos e, segundo o doutor, teve o intuito de tranquilizar os jogadores, reforçando o potencial do time. “O que tentamos passar para os atletas é que não existe treinamento psicológico dissociado da parte técnica, física e tática. Costumo brincar com eles que o melhor treinamento e repercussão psicológica é o desempenho nessas três partes. Embora tenha três derrotas, percebemos nitidamente que um resultado melhor é possível, em função do que já apresentaram. Então tentamos passar para o pessoal que eles tenham tranquilidade, mas ao mesmo tempo coloquem alegria na forma de jogar, sob pressão, porque sem ela não tem graça nenhuma”, contou Miranda.

O consultor esportivo da Federal se mostrou confiante após a resenha, mas lembrou que a assimilação deve ser colocada em prática durante os jogos: “A resposta tem que ser dada em quadra. Não adianta compreender, o atleta tem que entender que é o ator principal e precisa imaginar que não vem ninguém da comissão técnica e que eles têm condições de fazer um excelente espetáculo. Este é o ideal de uma equipe coesa e que treina bem”, finalizou Miranda.

Fábio Paes, com fratura no dedo mínimo da mão direita, observa os companheiros em treino

Fábio Paes, com fratura no dedo mínimo da mão direita, observa os companheiros em treino

Levantador é dúvida

Os juizforanos precisaram da participação em quadra do auxiliar técnico, Alessandro Fadul, no treinamento desta terça. Isto porque o número de desfalques da equipe aumentou de última hora. Além de não poder contar com o central Ninão, com lesão no tendão do calcanhar esquerdo, e com o líbero Fábio Paes, com dedo mínimo fraturado, o levantador Rodrigo teve febre e não participou das atividades. A comissão técnica, no entanto, se mantém otimista na presença do capitão da Federal na partida contra o Canoas.

Se Rodrigo não puder atuar, o levantador Vitor Gelli – o Xuxa – será o substituto. Ninão e Fábio Paes devem voltar às quadras em duas e três semanas, respectivamente.

 

Texto: Bruno Kaehler

Fotos: Toque de Bola


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


19 set 2017
Com vídeo! Evaldo anula Éder, domina, toca para os companheiros e emenda: “Tupi tem totais condições de reverter”

18 set 2017
Emoção marca abertura da Semana Paralímpica em Juiz de Fora

18 set 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

16 set 2017
Diretoria do Tupi estuda manter preços promocionais para o jogo de volta

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.