17 set 2014

2ª Semana Paralímpica: depois do futebol e da natação, dia de bocha e tênis de mesa



A piscina do Sport Club Juiz de Fora foi palco, na tarde desta terça-feira, 16, da competição de natação da 2ª Semana Paralímpica 2014, promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer através do programa JF Paralímpico. Cerca de 31 atletas com deficiência, de escolas e instituições da cidade, participaram das provas de 25 e 50 metros nado livre, peito, costas e borboleta, 4 x 25 livre misto, além de provas de pernada para atletas iniciantes nos 25 livre e costas. Participam pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual e/ou visual ou múltipla.

Clique sobre o anexo abaixo para conferir a íntegra da programação do evento (fonte: SEL):

   programacao2semanaparalimpica2014

“A interação entre os atletas que participam da Semana Paralímpica é sensacional. Desde o início de 2013, quando fundamos o programa JF Paralímpico, notamos o desenvolvimento desses verdadeiros atletas. É uma alegria muito grande poder realizar este trabalho, principalmente trazer essas pessoas para a prática de um esporte aquático” ressaltou o secretario de Esporte e Lazer, Francisco Canalli.

A mãe de um dos atletas, Nathalia Bertolozo, explica que, independente da idade de quem participa do evento, ter essa inciativa em Juiz de Fora foi muito bom para os participantes e para os pais. “É impressionante ver como eles se divertem, fazem novos amigos e têm uma interação enorme, e além de todos esse benefícios sociais, ainda tem o lado físico, pois, eles se desenvolvem e podem se tornar grandes atletas. Também é uma satisfação enorme ver nosso filho, ali, participando de uma competição, se superando, nos sentimos realizados”, enfatiza Nathalia.

Nesta quarta-feira, 17, será a vez da bocha adaptada. Vinte atletas estão escritos para participar da competição, que reúne pessoas com deficiência física, múltipla ou paralisia cerebral. As atividades estão marcadas a partir das 14h30, no ginásio de Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), na Rua Custódio Tristão, s/nº, Bairro Santa Terezinha. No mesmo horário, será disputado o tênis de mesa, para pessoas com deficiência física e intelectual, com 14 participantes inscritos.

Abertura

A Semana Paralímpica teve início nessa segunda-feira, com abertura solene no ginásio de Secretaria de Esporte e Lazer e disputa do futebol paralímpico. “É muito importante ter um evento desse nível em Juiz de Fora. Nós, da Secretaria de Esporte e Lazer, trabalhamos muito para que competições como esta sempre aconteçam na nossa cidade. Estamos trabalhando ainda mais para aumentar o nível da Semana Paralímpica. É muito gratificante ver que um trabalho deu certo. Tomara que, com o nosso empenho e o dos atletas, possamos revelar nomes para o esporte estadual, federal e porque não, mundial”, ressaltou o secretário de Esporte e Lazer, Francisco Canalli. A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Júlio Gasparette, e do presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Harisson Nassar.

O futebol paralímpico foi a primeira modalidade da 2ª Semana Paralímpica

O futebol paralímpico foi a primeira modalidade da 2ª Semana Paralímpica

O futebol paralímpico foi a primeira modalidade da 2ª Semana Paralímpica e reuniu 13 atletas em duas equipes, uma do programa JF Paralímpico e outra da Escola Municipal Núbia Pereira de Magalhães-Caic, que terminaram a partida empatadas em 4 a 4.

Desde 2013, duas semanas paralímpicas são realizadas durante o ano, uma no mês de aniversário da cidade e outra em setembro, próximo às comemorações do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro).

 

    Aulas gratuitas

A Secretaria de Esporte e Lazer, através do Programa JF Paralímpico, oferece aulas gratuitas de natação no Sport Club Juiz de Fora. Para os iniciantes, as aulas são às terças e quintas-feiras, das 14 às 17 horas, e as aulas de aprendizagem e treinamento para competições de atletas paralímpicos acontecem às segundas, quartas e sextas feiras, das 14 horas às 16h30.
Já as aulas de futebol paralímpico são realizadas na quadra da Polícia Civil, em Santa Terezinha, às segundas e quartas-feiras, das 8 às 11 horas e das 15 horas às 17h10.
  JF Paralímpico: veja quais as modalidades oferecidas

O “Programa JF Paralímpico” é promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), desde janeiro de 2013, com o objetivo de propiciar a prática de exercícios físicos e a consequente melhoria na qualidade de vida das pessoas com algum tipo de deficiência. A participação no Programa JF Paralímpico é gratuita para qualquer pessoa que possua algum tipo de deficiência, seja auditiva, física, intelectual, visual ou múltipla. “Não é preciso conhecer o esporte, porque são oferecidas atividades tanto de iniciação esportiva quanto de treinamento de equipes. Quem participa nos relata uma enorme melhoria na qualidade de vida destes deficientes e na relação deles com a família. Por isso, fica aberto o convite a todas as famílias de pessoas com deficiência para vir conhecer de perto o JF Paralímpico”, convida o chefe do Departamento de Lazer e Atividade Física, Abemar Thadeu Herdy. São oferecidas modalidades esportivas criadas especificamente para deficientes, como goalbaal, ou adaptadas: atletismo, bocha, futebol, natação e tênis de mesa.

 

Texto, informações e foto sobre o JF Paralímpico enviados ao Toque de Bola pela SEL.

Mais informações podem ser obtidas no departamento de Lazer e Atividade Física, pelo telefone (32) 3690-7853.


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


24 nov 2017
Com vídeos! Sucesso dentro e fora da quadra, Copa Toque de Bola de Futsal promete emoção na reta final

22 nov 2017
Basquete dos Intercolegiais: conheça todos os atletas campeões e veja as avaliações dos professores

22 nov 2017
JF Vôlei receita “foco e determinação” para buscar reação contra dois adversários diretos na pontuação

20 nov 2017
Com títulos e recordes, CRIA-UFJF brilha nos Jogos Escolares da Juventude

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.