24 set 2014

2ª Semana Paralímpica: atletismo encerra atividades com mais de cem competidores. Veja fotos



Um show de superação e alegria. Quem esteve na pista de atletismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na manhã da sexta-feira, 19, encantou-se com a atuação dos atletas com deficiência nas provas de atletismo, que encerraram a 2ª Semana Paralímpica de 2014, promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora. Mais de cem atletas participaram de diversas provas, muitos deles contando com a torcida de parentes e amigos.

Sandy Cristina Pereira dos Reis, 13 anos, é deficiente intelectual e participou pela primeira vez do salto em distância. “Achei que não ia conseguir, mas eu nem pisei na linha vermelha. Vou pedir pra minha mãe pra eu começar a treinar”, comemorou , empolgada.

“Eventos como este são muito importantes para nós, deficientes. Nos incentiva a praticar um esporte, a testar nossos limites, a provar pra nós mesmos que somos capazes”, parabeniza o atleta com deficiência visual, Adelson José de Almeida, 35 anos, que disputou o arremesso de peso.

Disputa do salto em distância na 2ª Semana Paralímpica

Disputa do salto em distância na 2ª Semana Paralímpica na pista de atletismo da Faefid

“Sou do Rio de Janeiro e vim para Juiz de Fora há alguns meses. No Rio, eles são muito organizados quando o assunto é política para o atendimento a deficientes visuais, físicos e auditivos. Mas eu tinha dificuldades de atendimento para milha filha, Fernanda, 13, que é deficiente intelectual. Aqui em Juiz de Fora a Prefeitura está de parabéns. A Fernanda participou da caminhada aqui na pista de atletismo e adorou. Acho muito importante esse tipo de atividade, porque ajuda no desenvolvimento dela, propicia a interação com outras pessoas, mostra para ela que é capaz de superar obstáculos no esporte e na vida”, afirma Vânia Gonçalves, 41.

Os atletas participaram de provas de cem metros de caminhada, 30 metros cadeirantes e muleta, cem e 400 metros rasos, 1.500 metros, salto em distância, arremesso de peso, lançamento de disco e lançamento de pelota.

Natação também foi destaque no evento

Natação também foi destaque no evento

Treinos de atletismo

O JF Paralímpico oferece aulas gratuitas de atletismo para deficientes auditivos, físicos, intelectuais e visuais. As aulas são ministradas às segundas e quartas-feiras, das 7h30 às 10 horas e das 14h30 às 16h30 na pista do Sport Club JF ( Avenida Rio Branco, 1.303 – Centro, próximo ao Mergulhão) e às sextas-feiras, das 8 às 10 horas, na pista de atletismo da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

m_DSCF3026

Atletas realizaram provas na pista de atletismo da Faefid, um dos locais de treino do JF Paralímpico

 

Basta que o interessado ou seu responsável compareça à Secretaria de Esporte e Lazer, onde será realizado um cadastro e a indicação para a modalidade mais adequada à sua deficiência. A pessoa receberá encaminhamento para o início das atividades e passará a integrar o programa. É indispensável a apresentação da carteira de identidade do participante e, no caso de menores de idade, é obrigatório o acompanhamento de um responsável.

A Secretaria de Esporte e Lazer fica na Avenida Rui Barbosa, 530, Bairro Santa Terezinha, e o horário de atendimento é de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

JF Paralímpico

O “Programa JF Paralímpico” é promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) desde janeiro de 2013, com o objetivo de propiciar a prática de exercícios físicos e a consequente melhoria na qualidade de vida das pessoas com algum tipo de deficiência.

A participação no Programa JF Paralímpico é gratuita para qualquer pessoa que possua algum tipo de deficiência, seja auditiva, física, intelectual, visual ou múltipla. São oferecidas modalidades esportivas criadas especificamente para deficientes, como goalbaal, ou adaptadas: atletismo, bocha, futebol, natação e tênis de mesa. Informações sobre o JF paralímpico podem ser obtidas no departamento de Lazer e Atividade Física pelo telefone (32) 3690-7853.

 

Confira galeria de fotos com disputas dos competidores na natação, bocha, tênis de mesa, futsal e atletismo:

 

Texto e fotos: assessoria de comunicação da SEL – (32) 3690-7829

 


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


24 set 2017
Aílton se emociona e não define permanência: “Estou disposto a ouvir proposta”

21 set 2017
Tupi pode ter até quatro desfalques. Aílton receita “guerrear e batalhar demais para conseguir o objetivo”

20 set 2017
Tupi fecha treino. Fortaleza em Sampa. Marcelo apita. Ingressos, gramado, reconhecimento, recepção. Veja o diário da decisão

20 set 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.