20 ago 2014

Ank conquista etapa da Copa Brasil e alimenta sonho do Rio 2016



O juiz-forano Alexandre Ank venceu a Copa Brasil de Tênis de Mesa etapa Piracicaba-SP, que ocorreu no sábado, 16. O mesatenista paralímpico superou por 3 sets a 1 Ivanildo Pessoa Freitas, uma posição a sua frente na classificação mundial. Na final, a disputa foi mais apertada, batendo por 3 sets a 2 Ezequiel Babes, o brasileiro mais bem colocado no ranking internacional, mas que segue atrás de Ank na disputa nacional.

Com mais este resultado positivo, Alexandre se mantém na liderança do ranking paralímpico nacional de tênis de mesa. Na última atualização publicada no portal da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), antes da etapa de Piracicaba, o atleta já era o primeiro com 1420 pontos, seguido por Ezequiel Babes com 1040 pontos e Ecildo Lopes de Oliveira com 880 pontos. No mundial, atualizado em julho, Alexandre aparece na 41ª posição.

Para o mesatenista, a atual liderança no ranking nacional abriu as portas para a realização do sonho de disputar em seu país uma Paralimpíada. O bom desempenho resultou em classificação para três importantes competições, duas em novembro: a seletiva para os Jogos Parapan-americanos, sem local e data definidos, e, entre os dias 6 e 10, o Mundial Paralímpico na Argentina. A agenda de dezembro reserva o Sul-americano na Costa Rica, entre os dias 15 e 21.

Um título no ParaPan vale a vaga nas Paralimpíadas Rio 2016. Outra forma de classificação para a competição é por indicação técnica, que leva em conta a posição do atleta no Ranking Internacional Paralímpico de Tênis de Mesa. O ideal é que Alexandre esteja entre os 30 primeiros. Nesta forma de classificatória os atletas ficam dependentes do número de vagas que o comitê paralímpico vai anunciar para a competição, divulgação que, segundo Ank, deve ocorrer até metade de 2015:  “A minha previsão é terminar este ano entre os 30 melhores do mundo”.

Alexandre Ank comemora primeiro lugar na etapa de Piracicaba da Copa Brasil de Tênis de Mesa

Alexandre Ank comemora primeiro lugar na etapa de Piracicaba da Copa Brasil de Tênis de Mesa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A concretização do sonho depende de apoio

Além das etapas internacionais que Alexandre disputa ainda este ano, mais seis o aguardam para a temporada que vem e são de extrema importância na sua classificação visando às Paralimpíadas de 2016 no Rio. Com isso, o mesatenista estima que os custos destas participações giram em torno de R$ 60 mil, e que sem patrocinadores e apoio, o cumprimento desta agenda se tornará inviável.

Alexandre Ank conta atualmente com o apoio da AABB-JF e da Federação das AABB (Fenabb) e do Colégio Saci. Recentemente fechou um patrocínio com a empresa Hiperroll Embalagens. Na expectativa de garantir participação nas importantes competições do fim do ano, o mesatenista aguarda por estes dias fechar com a Prefeitura de Juiz de Fora, e ainda, com um grande grupo da cidade. “Espero que com a conquista de bons resultados, eu possa renovar estes patrocínios e até mesmo buscar outros, tendo em vista os altos custos para participação em competições internacionais”, ressalta.

 

Texto: Thiago Amaral

Foto: Christian  Martinez – site CBTM


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


24 set 2017
Aílton se emociona e não define permanência: “Estou disposto a ouvir proposta”

21 set 2017
Tupi pode ter até quatro desfalques. Aílton receita “guerrear e batalhar demais para conseguir o objetivo”

20 set 2017
Tupi fecha treino. Fortaleza em Sampa. Marcelo apita. Ingressos, gramado, reconhecimento, recepção. Veja o diário da decisão

20 set 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.