03 jul 2014

Inscrições estão abertas para o I Simpósio Internacional de Futebol UFJF



Os estudiosos e amantes de futebol podem comemorar. Do dia 27 de julho a 2 de agosto, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ocorrerá o I Simpósio Internacional de Futebol UFJF, com presença de alguns dos profissionais mais gabaritados em áreas que envolvem a modalidade no país e no mundo. Palestras, minicursos e mesas redondas serão realizadas abordando temas do esporte mais popular do mundo com ênfase na formação e desenvolvimento de jovens atletas.

“Hoje a Faculdade de Educação Física tem seu Mestrado, pesquisas, enfim, suas áreas muito bem definidas e no futebol não é diferente. Possuímos um projeto de extensão que está se estruturando e a expectativa é a de que a médio prazo buscar excelência na formação de jogadores. Temos grupos de estudo de futebol, currículos de como formar um jogador e nada mais lógico do que fazer um Simpósio Internacional de Futebol abordando o jovem atleta para atender também este núcleo nosso que é o jovem futebolista. Desta maneira surgiu a ideia da gente trazer um simpósio para Juiz de Fora” conta o professor da Faculdade de Educação Física (Faefid) da UFJF, Marcelo Matta, que também integra a renomada relação de palestrantes do evento.

As inscrições estão abertas e os interessados podem efetuá-las no site do Simpósio.

cartaz simpósio internacional de futebol da ufjf (1)

Nomes como o treinador Paulo Autuori e o professor da Brunel University, da Inglaterra, Mark Williams, integram o time de craques que têm presença garantida no Simpósio.

“Destaco algumas presenças como a do Mark Williams, que se não for ‘o’, é um dos principais investigadores no mundo na área de tomada na decisão do atleta, o que é muito interessante falar, já que o atleta a todo momento do jogo é colocado em constrangimentos. Ele tem que resolver os problemas na partida e, para isso, são várias as decisões que ele pode tomar, mas qual a melhor decisão? Como ela é escolhida? Então é um cara que investiga toda essa área”, conta o professor Marcelo Matta.

Expoentes da área no Brasil e de Portugal também já confirmaram participação no evento, como salienta Matta.

“Temos que trabalhar procedimentos metodológicos. Como dar um treino para desenvolver estas capacidades dos jovens atletas? Para isto, estamos trazendo o professor Scáglia, de Campinas, que é uma liderança no Brasil na área da cognição esportiva. Como é o jovem atleta? Quem é este menino? Como ele se desenvolve? Neste ponto de vista estamos trazendo o Antônio Figueiredo, de Portugal, que inclusive foi o responsável pela palestra de abertura do Congresso Mundial de Futebol, nos Estados Unidos, há três semanas atrás. Temos o Renato Miranda, daqui de Juiz de Fora, da área de psicologia, que também é altamente reconhecido aqui no Brasil, o Israel, de Viçosa, referência no país na área de percepção e tomada de decisões também, o Sixto, da Espanha, da área tática do futebol, entre muitos outros”, antecipa Matta.

Texto: Bruno Kaehler com informações do professor Marcelo Matta

Arte: Organização do Simpósio

 


Voltar

Deixe uma resposta


Mais notícias



10 out 2017

Copa do Mundo Sub-17: Brasil repete dobradinha e bate Coréia do Norte


05 out 2017

Que “legado”! Polícia Federal prende Nuzman e diretor da Rio-2016


04 out 2017

Paraná Clube quebra recorde de público no estádio do rival

Notícias


17 out 2017

Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos


16 out 2017

Longa hegemonia: ADJF conquista 16º título masculino nos Jogos do Interior de Minas. Feminino é vice


16 out 2017

Natação: após reformas e construção, parque aquático do Sesi Juiz de Fora pode receber até 800 alunos


15 out 2017

JF Vôlei perde para Minas (1 x 3) e Furtado vê melhora após ansiedade inicial. Veja como foi a rodada


+ notícias

Toque de Bola


O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.

Desenvolvimento




Acesse

error: Conteúdo protegido.