03 jul 2014

Inscrições estão abertas para o I Simpósio Internacional de Futebol UFJF



Os estudiosos e amantes de futebol podem comemorar. Do dia 27 de julho a 2 de agosto, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ocorrerá o I Simpósio Internacional de Futebol UFJF, com presença de alguns dos profissionais mais gabaritados em áreas que envolvem a modalidade no país e no mundo. Palestras, minicursos e mesas redondas serão realizadas abordando temas do esporte mais popular do mundo com ênfase na formação e desenvolvimento de jovens atletas.

“Hoje a Faculdade de Educação Física tem seu Mestrado, pesquisas, enfim, suas áreas muito bem definidas e no futebol não é diferente. Possuímos um projeto de extensão que está se estruturando e a expectativa é a de que a médio prazo buscar excelência na formação de jogadores. Temos grupos de estudo de futebol, currículos de como formar um jogador e nada mais lógico do que fazer um Simpósio Internacional de Futebol abordando o jovem atleta para atender também este núcleo nosso que é o jovem futebolista. Desta maneira surgiu a ideia da gente trazer um simpósio para Juiz de Fora” conta o professor da Faculdade de Educação Física (Faefid) da UFJF, Marcelo Matta, que também integra a renomada relação de palestrantes do evento.

As inscrições estão abertas e os interessados podem efetuá-las no site do Simpósio.

cartaz simpósio internacional de futebol da ufjf (1)

Nomes como o treinador Paulo Autuori e o professor da Brunel University, da Inglaterra, Mark Williams, integram o time de craques que têm presença garantida no Simpósio.

“Destaco algumas presenças como a do Mark Williams, que se não for ‘o’, é um dos principais investigadores no mundo na área de tomada na decisão do atleta, o que é muito interessante falar, já que o atleta a todo momento do jogo é colocado em constrangimentos. Ele tem que resolver os problemas na partida e, para isso, são várias as decisões que ele pode tomar, mas qual a melhor decisão? Como ela é escolhida? Então é um cara que investiga toda essa área”, conta o professor Marcelo Matta.

Expoentes da área no Brasil e de Portugal também já confirmaram participação no evento, como salienta Matta.

“Temos que trabalhar procedimentos metodológicos. Como dar um treino para desenvolver estas capacidades dos jovens atletas? Para isto, estamos trazendo o professor Scáglia, de Campinas, que é uma liderança no Brasil na área da cognição esportiva. Como é o jovem atleta? Quem é este menino? Como ele se desenvolve? Neste ponto de vista estamos trazendo o Antônio Figueiredo, de Portugal, que inclusive foi o responsável pela palestra de abertura do Congresso Mundial de Futebol, nos Estados Unidos, há três semanas atrás. Temos o Renato Miranda, daqui de Juiz de Fora, da área de psicologia, que também é altamente reconhecido aqui no Brasil, o Israel, de Viçosa, referência no país na área de percepção e tomada de decisões também, o Sixto, da Espanha, da área tática do futebol, entre muitos outros”, antecipa Matta.

Texto: Bruno Kaehler com informações do professor Marcelo Matta

Arte: Organização do Simpósio

 


Voltar

Deixe uma resposta


Mais notícias



05 dez 2017

Tupi aparece em 46º lugar em ranking atualizado da CBF. Palmeiras e Cruzeiro empatados na liderança


01 dez 2017

Brasil pega Suíça, Costa Rica e Sérvia em primeira fase “cansativa” na Copa do Mundo. Veja tabela completa


20 out 2017

Partiu Rússia? Danilo Luiz, de Bicas, é novamente convocado para defender a seleção brasileira

Notícias


14 dez 2017

JF Vôlei recebe Corinthians-Guarulhos pela última rodada do turno. Veja panorama completo da Superliga


13 dez 2017

Confira o ranking atualizado da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador


12 dez 2017

Sistema FIEMG inaugura Parque Aquático do SESI em Juiz de Fora


11 dez 2017

Henrique Furtado reforça Cruzeiro na Polônia e não dirige JF Vôlei contra Corinthians


+ notícias

Toque de Bola


O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.

Desenvolvimento




Acesse