02 jul 2014

Equipe de Atletismo Sesi-UFJF é lançada com expectativa e entusiasmo



Uma parceria “autêntica”. Assim o professor Jorge Roberto Perrout de Lima lançou, na manhã desta quarta-feira, 2, a Equipe de Atletismo Sesi-UFJF, em evento apresentado pelo Toque de Bola – Juiz de Fora na Faefid. Pelo Sesi JF, o Professor José Antônio Bara Miguel aproveitou para desabafar, pedindo mais união entre todos que lidam com o esporte local. Em nome dos parceiros, o Secretário de Esporte e Lazer, Francisco Canalli, colocou a entidade à disposição. Os atletas-modelos que apresentaram o novo uniforme são Robson Gomes e Rafaela Diesse.

Robson Gomes e Rafaela Diesse foram os atletas que apresentaram o uniforme da nova equipe de atletismo, unindo UFJF e Sesi JF

Rafaela Diesse e Robson Gomes foram os atletas que apresentaram o uniforme da nova equipe de atletismo, unindo UFJF e Sesi

 

As instituições manifestaram, no vídeo de apresentação e nas declarações posteriores, bastante entusiasmo com a união de forças de duas instituições importantes como o Sesi e a Universidade Federal de Juiz de Fora. “A parceria surgiu da vocação natural das duas instituições para o desenvolvimento de projetos esportivos”, destaca o texto. O objetivo ao criar a equipe é “oferecer treinamento de qualidade e boas condições materiais para que jovens de nossa cidade e região possam desenvolver seu talento esportivo e participar de forma produtiva de competições oficiais”, complementa, adiante.

Professor Jorge Perrout lembrou os avanços que o projeto da UFJF alcançou e o compromisso de evoluir agora, com a parceria

Professor Jorge Perrout lembrou os avanços que o projeto da UFJF alcançou e o compromisso de evoluir agora, com a nova parceria

No DVD, Perrout, que é coordenador do Projeto Centro Regional de Iniciação ao Atletismo da UFJF – Cria, iniciado há três anos, cita que “já surgiram várias crianças talentosas, e agora também começam a aparecer os resultados”. Explicou que o projeto de extensão é ligado ao ensino e à pesquisa, o Mestrado com linha de pesquisa em atletismo. “Passar a contar com a tradição do Sesi é a oportunidade de dar um salto de qualidade”, observa.

Um dos professores responsáveis pelo projeto, Phelipe Pão, lembrou que no início eram 50, 60 alunos. “Hoje temos mais de 100, em núcleos como do bairro Linhares. Queremos trazer para a UFJF estes jovens talentosos, sempre com foco na parte científica em auxílio a eles, no treinamento, nos fatores externos, etc”.

Ainda no vídeo, o professor Bara destaca que a parceria agora concretizada vem de um “namoro de algum tempo. Vamos colher muitos frutos, são duas entidades que buscam transformar o esporte em ferramenta de formação e educação de cidadãos para a construção de um País melhor”. No final do vídeo, há depoimentos de atletas, que, ao final, exclama, em alto e bom som: “Eu sou atletismo SESI – UFJF!”

Depois, no “ao vivo” do evento, Perrout disse que convidou para o evento de lançamento pessoas que fazem o atletismo da região, todos parceiros, amigos, e fez questão de citar o envolvimento e comprometimento dos alunos: “Não é um treinamento fácil para eles”. Ressaltou que  “é o terceiro ano do projeto. Não se faz nada sozinho,  Vamos firmar aqui um compromisso: agradecer a todos por tudo o que já fizemos e realizar ainda mais, agora com o Sesi”.

O inglês Connor Fleming, treinador de rugby da Premiership Rugby, ao lado do Professor José Antônio Bara Miguel (o inglês é convidado do Sesi para difundir o rugby em Juiz de Fora)

O inglês Connor Fleming, treinador de rugby da Premiership Rugby, ao lado do Professor José Antônio Bara Miguel (o inglês é convidado do Sesi para difundir o rugby em Juiz de Fora)

O professor Bara citou a disputa, na semana passada, em Betim, dos Jogos Sesi Atleta do Futuro, com cerca de mil atletas do Sesi. A entidade juiz-forana disputou vôlei, basquete e futsal, com delegação de 90 pessoas.

O dirigente do Sesi  aproveitou para fazer um desabafo: “Juiz de Fora em esporte competitivo está fraco. Sempre esteve na ponta. O que está havendo? Vimos em competições, às vezes, uma equipe local torcendo contra a outra, também da cidade, na mesma competição. Precisamos deixar as vaidades de lado”. Como exemplo, citou que as unidades do Sesi que atuavam cada uma por si decidiram se unir e formar a equipe Sesi em competições estaduais.

Animado com a parceria, o desportista revelou que há uma união também entre as unidades do Sesi de Juiz de Fora e Uberlândia no atletismo, “inclusive com professores cubanos por lá”. E questionou: “De que adianta a UFJF ter uma equipe aqui e o Sesi de JF outra equipe lá, se nós podemos juntar as duas, e criar uma só equipe que represente bem a cidade, com mais condições para os atletas?”

O secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora, Francisco Canalli, falou em nome dos parceiros da equipe, e reforçou o discurso de união em busca de melhores desempenhos das equipes locais no esporte e colocou a Secretaria “à disposição, citando projetos como o Bom de Bola, que já levou um garoto a fazer testes no São Paulo Futebol Clube, e o “JF Geração Campeã”.

 

Texto e fotos: Toque de Bola

 

 


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


19 out 2017
Oficial: Tupi informa que treinador Aílton Ferraz não fica no clube

19 out 2017
Copa Toque de Bola de Futsal: Academia destaca “movimento esportivo” gerado pela competição

19 out 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

18 out 2017
Faefid-UFJF recebe nota máxima em avaliação, foca em “atuar com pessoas” e vê trabalho dobrado

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.