18 jul 2014

Em seis partidas, Tupi tem quatro pontos a menos que em toda Série C de 2012



Alguns números da atual campanha do Tupi na Terceirona vêm trazendo esperanças ao torcedor alvinegro. Isto também deve-se ao fato de que o Carijó somou dez pontos em seis partidas disputadas, quatro a menos do que em toda a campanha de 2012, quando o time juizforano foi rebaixado.

No fatídico ano, o Tupi havia conquistado apenas seis pontos nos seis primeiros confrontos da fase de grupos, tendo vencido apenas uma vez e empatado outras três. Nesta temporada, o Carijó já acumula três sucessos e um empate no Mário Helênio, chegando à quarta colocação do Grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro.

De olho nos últimos colocados

Outro fato curioso na campanha do Tupi envolve os adversários do Carijó. Nas seis partidas realizadas antes da paralisação para a Copa do Mundo, o Alvinegro de Santa Terezinha só não enfrentou os três últimos colocados na tabela de classificação do Grupo B da Série C – Guarani, São Caetano e Duque de Caxias. Em contrapartida, os três próximos confrontos serão longe de Juiz de Fora.

Adversários que o Tupi enfrentou:

Tupi 1 x 1 Macaé (7°)– Mário Helênio

(2°)Juventude 1 x 0 Tupi – Alfredo Jaconi

Tupi 1 x 0 Guaratinguetá (5°) – Mário Helênio

Tupi 2 x 1 Caxias (3°) – Mário Helênio

(1°) Mogi Mirim 3 x 0 Tupi – Romildo Ferreira

Tupi 1 x 0 Madureira (6°) – Mário Helênio

Neste sábado, 19, o Tupi visita o São Caetano, no Anacleto Campanella. Na semana seguinte, no dia 26, o Carijó faz outra partida fora de casa, desta vez contra o Duque de Caxias. Finalizando as partidas do primeiro turno, os juizforanos enfrentam o Guarani, no dia 3 de agosto, provavelmente em Muriaé, por conta das obras do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.

jogadores perfilados

Situação dos Grupos

A chave B da competição, em que o Tupi se encontra, vem sendo marcada por significativa desvantagem dos dois últimos colocados na tabela. Se no topo o Mogi Mirim tem 13 pontos somados, um a mais que o vice, Juventude, a zona de rebaixamento vem sendo ocupada por São Caetano (três pontos) e Duque de Caxias (um ponto), em uma diferença de cinco e sete pontos, respectivamente, para o primeiro time fora da zona (Guarani).

Já o Grupo A da competição possui um líder isolado – Fortaleza, com 14 pontos. No entanto, do segundo colocado, Botafogo-PB, ao último, Aguia-PA, a diferença é de apenas cinco pontos conquistados, o que mostra um equilíbrio maior entre quase todos os times da chave. Com a campanha atual, o Carijó seria o segundo colocado do Grupo B.

Classificação Série C (fonte: site CBF)

paradacopaclassificacaoseriec

 

Contas carijós

Em entrevista ao Toque de Bola, o treinador do Tupi, Léo Condé, contou que a comissão técnica alvinegra realizou um planejamento de conquistar ao menos 27 pontos na fase de grupos da competição nacional, para então atingir o primeiro objetivo da equipe: não ser rebaixado. A matemática feita pelos profissionais carijós é a de somar nove pontos a cada seis partidas.

Com dez pontos nos primeiros seis compromissos pela Série C, o Tupi obteve um rendimento maior que o inicialmente traçado. Mesmo assim, a equipe realizou quatro partidas como mandante e apenas duas fora de seus domínios, o que também foi ressaltado por Condé.

O treinador ainda acredita que a equipe terá de buscar uma vitória longe de Juiz de Fora, devido ao empate na estreia, no Mário Helênio, contra o Macaé. Isto pode ser explicado de um ângulo diferente: os 27 pontos equivalem a 50 por cento do total disputado na fase de grupos, ou seja, o máximo que uma equipe pode pontuar vencendo todas as partidas dentro ou fora de casa. Logo, cada ponto perdido em Juiz de Fora, tem que ser compensado em atuações sólidas como visitante, gerando a pontuação que o time deixou de conquistar sob seu mando de campo.

 

Texto: Bruno Kaehler

Foto: Wólmer Monteiro

 


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


19 out 2017
Oficial: Tupi informa que treinador Aílton Ferraz não fica no clube

19 out 2017
Copa Toque de Bola de Futsal: Academia destaca “movimento esportivo” gerado pela competição

19 out 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

18 out 2017
Faefid-UFJF recebe nota máxima em avaliação, foca em “atuar com pessoas” e vê trabalho dobrado

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.