06 jun 2014

Soltura de 5 mil alevinos no Rio do Peixe tem apoio do Toque de Bola



Dentro das comemorações do Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado dia 05 de junho, o grupo de pescadores “Emoção e Preservação” promove uma ação para repovoar o rio do Peixe com 50 mil alevinos.

A primeira etapa do evento ocorre no domingo, 8, com uma carreata prevista para 11h. A concentração será às 8h, em frente à Casa de Pesca do Samuel, situada à rua Ewbanck da Câmara, no bairro Manoel Honório (em Juiz de Fora), e o destino é o Granjeamento Prainha do Monte Verde, na MG 353, Km 103.

O Toque de Bola é parceiro na divulgação do evento deste domingo.

Arte Rio do Peixe 10423732_643167452420265_4985513535085142131_n

No local, serão soltos cinco mil peixes no rio do Peixe cuja ação será monitorada será pelo biólogo Leonardo Matiole, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o chefe de departamento do Departamento de Educação Ambiental e Proteção de Recursos Naturais (Deapren), Wesley Cardoso Pires, além do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Polícia Florestal e Civil, Demlurb, Settra e Empav

Além do peixamento, durante o dia haverá distribuição de brindes, show sertanejo, palestras sobre preservação ambiental, animação de um trio elétrico e sorteio de um garrote. Segundo um dos organizadores, Antônio Celso, a expectativa é que aproximadamente duas mil pessoas participem do evento. O ingresso é a doação de alimentos não perecíveis e/ou fraldas geriátricas, que serão repassados ao Hospital Ascomcer.

A ação ocorre desde 2000 em Juiz de Fora e alia desenvolvimento e preservação da natureza. Na edição de 2013, mais de 40 mil peixes foram lançados ao rio, garantindo o desenvolvimento sustentável da pesca, a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas e a sobrevivência dos pescadores. Além disso, o programa de repovoamento do rio do Peixe tem garantido a conservação das espécies e o equilíbrio da fauna aquática existente ao longo do rio.

Rio do Peixe

Sua nascente está localizada no município de Lima Duarte. Seu trecho final é limite de Juiz de Fora, Belmiro Braga e Matias Barbosa. São 140 km de extensão com 70 km banhando terras de Juiz de Fora. Fornece considerável potencial agropastoril. Em uma de suas quedas, a Cachoeira da Picada, foi construída uma barragem hidroelétrica com capacidade de produção de energia de 76.500 KW.
A bacia hidrográfica do rio do Peixe é definida pela Lei Municipal n° 7240 de 11/12/1987 como Área de Proteção Especial para Preservação de Mananciais. O rio do Peixe é enquadrado como Rio Classe 1 (ou seja, passível de utilização para abastecimento, consumo e irrigação), conforme Deliberação Normativa COPAM n° 16 de 25/09/96.


Voltar

Uma Resposta to “Soltura de 5 mil alevinos no Rio do Peixe tem apoio do Toque de Bola”

Deixe uma resposta

Notícias


23 out 2017
Primeiro árbitro de vídeo da Libertadores será brasileiro. Vangasse explica as 4 situações em que ele pode atuar

23 out 2017
Leozinho reaparece na seleção da rodada. Próximo adversário do JF Vôlei tem pedido de desculpas ao torcedor

23 out 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

19 out 2017
Oficial: Tupi informa que treinador Aílton Ferraz não fica no clube

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.