06 jun 2014

Soltura de 5 mil alevinos no Rio do Peixe tem apoio do Toque de Bola



Dentro das comemorações do Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado dia 05 de junho, o grupo de pescadores “Emoção e Preservação” promove uma ação para repovoar o rio do Peixe com 50 mil alevinos.

A primeira etapa do evento ocorre no domingo, 8, com uma carreata prevista para 11h. A concentração será às 8h, em frente à Casa de Pesca do Samuel, situada à rua Ewbanck da Câmara, no bairro Manoel Honório (em Juiz de Fora), e o destino é o Granjeamento Prainha do Monte Verde, na MG 353, Km 103.

O Toque de Bola é parceiro na divulgação do evento deste domingo.

Arte Rio do Peixe 10423732_643167452420265_4985513535085142131_n

No local, serão soltos cinco mil peixes no rio do Peixe cuja ação será monitorada será pelo biólogo Leonardo Matiole, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o chefe de departamento do Departamento de Educação Ambiental e Proteção de Recursos Naturais (Deapren), Wesley Cardoso Pires, além do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Polícia Florestal e Civil, Demlurb, Settra e Empav

Além do peixamento, durante o dia haverá distribuição de brindes, show sertanejo, palestras sobre preservação ambiental, animação de um trio elétrico e sorteio de um garrote. Segundo um dos organizadores, Antônio Celso, a expectativa é que aproximadamente duas mil pessoas participem do evento. O ingresso é a doação de alimentos não perecíveis e/ou fraldas geriátricas, que serão repassados ao Hospital Ascomcer.

A ação ocorre desde 2000 em Juiz de Fora e alia desenvolvimento e preservação da natureza. Na edição de 2013, mais de 40 mil peixes foram lançados ao rio, garantindo o desenvolvimento sustentável da pesca, a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas e a sobrevivência dos pescadores. Além disso, o programa de repovoamento do rio do Peixe tem garantido a conservação das espécies e o equilíbrio da fauna aquática existente ao longo do rio.

Rio do Peixe

Sua nascente está localizada no município de Lima Duarte. Seu trecho final é limite de Juiz de Fora, Belmiro Braga e Matias Barbosa. São 140 km de extensão com 70 km banhando terras de Juiz de Fora. Fornece considerável potencial agropastoril. Em uma de suas quedas, a Cachoeira da Picada, foi construída uma barragem hidroelétrica com capacidade de produção de energia de 76.500 KW.
A bacia hidrográfica do rio do Peixe é definida pela Lei Municipal n° 7240 de 11/12/1987 como Área de Proteção Especial para Preservação de Mananciais. O rio do Peixe é enquadrado como Rio Classe 1 (ou seja, passível de utilização para abastecimento, consumo e irrigação), conforme Deliberação Normativa COPAM n° 16 de 25/09/96.


Voltar

Uma Resposta to “Soltura de 5 mil alevinos no Rio do Peixe tem apoio do Toque de Bola”

Deixe uma resposta

Notícias


14 dez 2017
JF Vôlei recebe Corinthians-Guarulhos pela última rodada do turno. Veja panorama completo da Superliga

13 dez 2017
Confira o ranking atualizado da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador

11 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora: resultados e galeria de fotos

09 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora é atração no Centro de Futebol Zico. Com novidades extra-campo!

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse