09 jun 2014

Gedair completa 300 corridas e lembra: ‘Transformação total na minha vida’



O atleta Gedair Reis,58, completou na Meia Maratona de Juiz de Fora Fripai/PJF a histórica marca de 300 corridas disputadas em sua carreira. Um dos ícones do Ranking de Corridas Rústicas da Prefeitura de Juiz de Fora, por sua generosidade e carisma, entre outras características, o maratonista obteve na modalidade um caminho para o crescimento na qualidade de vida, deixando para trás, por exemplo, bebidas alcoólicas.

“Foi uma transformação total na minha vida, já que não tinha o hábito de caminhar e comer frutas e verduras. A partir do instante que me senti mal, fui em alguns médicos e um deles, carinhosamente, me sugeriu a caminhada e mudança de alimentação. Isto na década de 90. Em 2000 já estava trotando, dois anos depois fiz corridas e treinos mais longos. Vim para o Ranking de Juiz de Fora através do meu amigo, Widsley Alonso, da UFJF. A primeira prova, inclusive, não gostei, porque saí muito forte e perdi o fôlego. A partir disso fui aprendendo a correr com ele e outros amigos”, conta Gedair.

Veja galeria de fotos da Meia Maratona de Juiz de Fora Fripai/PJF

Gedair (centro) recebeu a presença de familiares em sua corrida de número 300

Gedair (centro) recebeu a presença de familiares em sua corrida de número 300

Como parte da comemoração, o atleta de Manhumirim doou parte de seu cabelo ao Hospital Ascomcer, além de promover uma arrecadação de leite que serão posteriormente destinados a crianças carentes. Em meio a tudo isto, o maratonista não deixa a humildade de lado, mostrando gratidão àqueles que fizeram parte do início de sua trajetória nas corridas.

“O que faço hoje com as pessoas, tive amigos que fizeram comigo. Estou apenas repassando o que aprendi. Passei por maratonas e estou aqui hoje abraçando o esporte, vendo que está lado a lado com a qualidade de vida”, ressalta.

Gedair publicou em sua conta de rede social o resultado da arrecadação promovida pelo atleta

Gedair publicou em sua conta de rede social o resultado da arrecadação promovida pelo atleta

Recompensa

Para o atleta hoje residente em Juiz de Fora, não há retorno melhor que ver a alegria das pessoas que conquistam resultados similares ao seu e, principalmente, a oportunidade de presenciar familiares seguindo o mesmo caminho da prática da caminhada e corridas.

“A felicidade de ver as pessoas falando comigo que perderam peso é muito gostoso. Também a entrada de familiares, já que tenho filho e neto correndo, nos dá muita alegria. Também passo para as pessoas que correr não é sofrimento, porque você não precisa terminar como o primeiro colocado, mas ter prazer em completar a prova. Os resultados vêm depois”, relata Gedair.

Suporte profissional

A marca de 300 provas não é para qualquer um, muito menos uma realização individual, como o próprio atleta ressalta. Ponto fundamental para iniciantes ou profissionais, como lembra Gedair, é o encaminhamento à pessoa por parte de estudiosos na área.

“Não é só sair correndo. É muito importante procurar a ajuda de um preparador físico, nutricionista e um cardiologista. As pessoas às vezes pensam que é só correr, mas existem outros fatores. É como um vestibular, você precisa fazer o primeiro e segundo grau antes, ou seja, tem que existir toda uma preparação”.

Objetivos

Aos 58 anos – com energia de 18 -, Gedair já possui meta que vai além das provas do Ranking. Outra paixão deve fazer parte do futuro do maratonista de forma ainda mais presente: cuidar de crianças.

“Hoje em dia meu objetivo é somente o de participar e trazer pessoas, até porque costumo dizer que os quilômetros que percorri são infinitamente superiores aos que vou percorrer. Estou com a data de validade quase vencendo e você estar aqui já é uma vitória, podendo incentivar pessoas e trabalhar com crianças, que é algo que pretendo fazer agora”, revela.

Independente do futuro, Gedair sabe que as corridas jamais sairão de sua vida, assim como o atleta terá nome gravado na história do esporte em Juiz de Fora.

 

Texto: Bruno Kaehler

Fotos: Toque de Bola e Gedair Reis


Voltar

2 Respostas to “Gedair completa 300 corridas e lembra: ‘Transformação total na minha vida’”

  1. 10/06/2014 às 21:03

    Aos amigos do Toque de Bola o meu agradecimento. Sou sabedor da grande importância de vocês em nosso sucesso. Divulgo nossas corridas, nossas campanhas com um único objetivo: Que as pessoas se sintam sensibilizadas e que venham doar um pouco aos que quase nada tem. Que procurem um tempo, pelo mínimo que seja, para cuidar do seu maior patrimônio, que é o próprio corpo. Mais uma vez, obrigado pelo espaço dado ao ATLETISMO de JF!!!

Deixe uma resposta

Notícias


23 out 2017
Primeiro árbitro de vídeo da Libertadores será brasileiro. Vangasse explica as 4 situações em que ele pode atuar

23 out 2017
Leozinho reaparece na seleção da rodada. Próximo adversário do JF Vôlei tem pedido de desculpas ao torcedor

23 out 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

19 out 2017
Oficial: Tupi informa que treinador Aílton Ferraz não fica no clube

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.