20 maio 2014

Começa a primeira Semana Paralímpica de 2014 em JF



Nesta terça-feira, 20, teve início a I Semana Paralímpica de 2014, promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer, através do programa JF Paralímpico. A primeira modalidade do evento a ter provas foi a natação, na piscina do Sport Club de Juiz de Fora. Cerca de 20 atletas com deficiência de escolas e instituições da cidade participaram de provas de 25 e 50m nado livre, peito, costas e borboleta, além de provas de pernada para atletas iniciantes. Participam da Semana Paralímpica pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual e/ou visual.

Segundo a coordenadora do programa JF paralímpico, Karla Belgo, a natação é muito benéfica para as pessoas com deficiência, pois propicia a melhora da flexibilidade, o fortalecimento das articulações, o aumento da condição cardiorrespiratória, além de promover a socialização dos atletas com deficiência.

A Secretaria de Esporte e Lazer, através do Programa JF Paralímpico, oferece aulas gratuitas no Sport Club Juiz de Fora. Para os iniciantes, as aulas são às terças e quintas-feiras, das 14 às 17h. Já as aulas de aprendizagem e treinamento para competições de atletas paralímpicos acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h30.

natacao

A I Semana Paralímpica

Desde 2013, duas semanas paralímpicas são realizadas durante o ano, uma no mês de aniversário da cidade e outra em setembro, próximo às comemorações do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro). “Muitos que atualmente disputam as competições do JF paralímpico acreditavam que não seriam capazes de estar aqui. O esporte lhes trouxe motivação, qualidade de vida, autoconfiança. Por isso, convidamos os pais de cada pessoa com deficiência a procurarem a Secretaria de Esporte e Lazer ou a levarem seus filhos nas competições da Semana Paralímpica para verificarem o quanto o esporte está modificando a vida destas pessoas e, quem sabe, ficarem motivados a oportunizar esta grande mudança na vida de seus filhos ”, convida o secretário Francisco Canalli.

A Semana Paralímpica tem o objetivo de divulgar o esporte paralímpico da cidade, incentivar a competitividade entre os paratletas e atrair mais interessados à prática de esportes paralímpicos. Nesta quarta-feira, 21, cerca de 15 atletas disputam provas de bocha adaptada no Ginásio da Secretaria de Esporte e Lazer, e, na sexta-feira, mais de mais de 50 atletas com deficiência estão inscritos para disputar as provas de atletismo na pista da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Informações sobre o JF Paralímpico podem ser obtidas no departamento de Lazer e Atividade Física pelo telefone 32 3690-7853.

Texto: Secretaria de Esporte e Lazer/PJF

Arte: Toque de Bola

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SEL pelo telefone 32 3690-7829.


Voltar

Uma Resposta to “Começa a primeira Semana Paralímpica de 2014 em JF”

Deixe uma resposta

Notícias


11 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora: resultados e galeria de fotos

09 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora é atração no Centro de Futebol Zico. Com novidades extra-campo!

07 dez 2017
JF Vôlei encara Canoas fora de casa em busca de mais pontos na Superliga

04 dez 2017
Tupi 2018: Nicanor vê “no papel, um time competitivo” e aposta na qualidade do setor de meio-campo

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.