25 mar 2014

De olho em 2016, juiz-forana Stopa é 5ª em Araxá e agora mira Pan-americano



Roberta Stopa segue como forte candidata a representar Juiz de Fora nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Nos dias 21, 22 e 23, a juiz-forana realizou três provas válidas pela primeira etapa da Copa Internacional de Mountain Bike XCO, em Araxá (MG), terminando a competição na quinta posição.

Na sexta-feira, 21, primeiro dia de prova, Stopa foi a quarta mais veloz no contra-relógio. No sábado, 22, a atleta repetiu a colocação no short strack e no domingo, último dia de competição, a juiz-forana teve o pneu furado no início da prova, influenciando diretamente o resultado final. Mesmo com a adversidade, Stopa ainda conquistou o quinto lugar no dia. Satisfeita com o rendimento, a atleta divulgou, em rede social, uma análise individual do fim de semana de provas em Araxá.

  “Estou feliz com meu resultado, consegui dois 4º lugares e um 5º lugar, onde na soma dos três dias terminei em 5º lugar no geral, mesmo ainda sem meu equipamento oficial pude perceber que nada é impossível e tudo vale a pena, o ano está começando e a evolução também. Na prova de domingo, que para mim seria a principal, não consegui ter uma boa performance, logo na segunda volta tive que parar devido a um pneu furado e aproveitei para tomar um gel, mas não fui feliz, me fez muito mal e depois disso fui só perdendo o rendimento. Agora é descansar e focar no Pan para defender bem meu país e ir em busca de mais pontos importantes para o ranking olímpico”, avaliou Stopa.

Roberta Stopa durante prova da Copa Internacional de MTB XCO em Araxá

Roberta Stopa durante prova da Copa Internacional de MTB XCO em Araxá

 Ranking olímpico e foco no Panamericano

 Com um começo de 2014 promissor, a atleta profissional de mountain bike e da Seleção Brasileira de XCO vem conquistando lugar no pódio nas competições válidas pela União Ciclística Internacional, a UCI, que contabiliza os pontos referentes à classificação para as Olimpíadas.

No ranking individual da UCI, a juiz-forana se encontra na 70ª colocação com 300 pontos, sendo a quarta melhor brasileira posicionada. O Brasil é o 16º lugar no ranking, com 1322 pontos. Se for classificado, até três vagas para atletas do país podem ser obtidos na competição olímpica.

“O maior desejo de um atleta profissional é fazer parte do maior evento esportivo do mundo e o meu não é diferente. Estou com 34 anos e 20 deles são dedicados ao esporte. Quero e vou lutar muito para conquistar essa vaga e poder ser uma das representantes do país no Rio 2016”, afirma Stopa.

Stopa Seleção Brasileira

A juiz-forana Stopa (primeira à direita) faz parte da Seleção Brasileira de XCO

Em prova realizada nos dias 8 e 9 de fevereiro, em território chileno, Stopa foi terceira colocada na Copa Chile Internacional. Um mês depois, no dia 9 de março, a juiz-forana cravou mais uma medalha de bronze em prova de ranking olímpico, desta vez em terras brasileiras, no Paraná, no município de Campo Largo, na primeira etapa da Taça Brasil de MTB XCO. O evento ainda contou com a presença dos principais atletas do país.

Stopa em Campo Largo, no Paraná, na disputa da Taça Brasil de MTB XCO

Stopa em Campo Largo, no Paraná, na disputa da Taça Brasil de MTB XCO

A juiz-forana tem como próximo compromisso o Pan-americano de MTB XCO em Barbacena (MG), que será realizado entre sexta-feira, 28, e domingo, 30. De acordo com Stopa, esta etapa rende mais pontos no ranking olímpico, tornando ainda mais importante o bom resultado.

 

Texto de Bruno Kaehler com informações complementares da UCI

Fotos: Facebook de Roberta Stopa


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


22 ago 2017
UFJF e Uberabinha anunciam fim da parceria no futebol de base

22 ago 2017
Veja melhores momentos de Tupi 1 x 0 Mogi e o mapa carijó em busca da vaga no mata-mata

21 ago 2017
Intercolegiais: Granbery e Escola Estadual Francisco Bernardino são campeões no Estádio Mário Helênio

21 ago 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.