20 dez 2013

Equipe do JF Paralímpico disputa Campeonato Mineiro de Goalball



  A equipe de goalball do JF Paralímpico/Associação dos Cegos de Juiz de Fora (ACJF) embarcou na manhã desta sexta-feira, 20, para Belo Horizonte, onde participa do Campeonato Mineiro de Goalball, promovido pela Associação de Deficientes Visuais de Belo Horizonte (Adevibel). A competição tem início nesta sexta-feira e vai até domingo, 22.

  “Nossa equipe tem evoluído muito e este ano conquistou sua segunda vitória em uma partida oficial. Equipes de outras localidades relatam que é preciso pelo menos cinco anos para conquistar essa meta. Nossa expectativa é a melhor possível para o campeonato mineiro, visto o empenho e a dedicação dos nosso atletas e da técnica de goalball nos treinamentos que ante cederam este evento”, avaliou Karla Belgo, integrante do Panathlon Club de Juiz de Fora e coordenadora do Programa JF Paralímpico, Departamento de Lazer e Exercício Físico, da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).

A equipe que representará Juiz de Fora na competição é composta por Tamires da Silva Pereira, como chefe de delegação, e Adriana Helena Campos Guarino, técnica, auxiliada por Inara Aparecida da Silva e pelos atletas Antônio Marcos Meireles da Costa, Antônio Silva, Carlos Cristiano da Silva Paradello, José Maria Dias e Wallace Vieira de Aquino.

A fim de se prepararem para o campeonato mineiro, os atletas intensificaram os treinos nas últimas semanas. Na primeira quinzena de novembro eles participaram também dos jogos preparatórios para o campeonato mineiro da modalidade, em Belo Horizonte, com o objetivo de ganhar mais experiência e volume de jogo. Participaram do treinamento, além da JF Paralímpico/ACJF, as equipes de Belo Horizonte da Adevibel A e B e a Seleção Mineira Escolar.

Treinos de goalball

A SEL promove às terças e quintas feiras, de 13h30 às 16 horas, no ginásio poliesportivo da própria secretaria, treinos abertos e gratuitos de goalball para deficientes visuais. As atividades retornam em 3 de fevereiro, mas as inscrições podem ser realizadas a partir de 6 de janeiro. Os interessados podem procurar o Departamento de Lazer e Exercício Físico, na sede da SEL, na Avenida Rui Barbosa, 530, Santa Terezinha.

A modalidade

O goalball é um esporte praticado por atletas que possuem deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola sonora com as mãos no gol do adversário. Cada time joga com três jogadores e todos os atletas usam vendas nos olhos – para manter a igualdade, já que alguns possuem resíduos de visão. Há também três reservas. A sua percepção é pelo tato e audição. A bola possui guizos para que os atletas possam se orientar sobre sua direção. Como há necessidade de muita concentração, o silêncio da torcida e da equipe é importante.

Os jogos são disputados numa quadra com as mesmas dimensões das partidas de vôlei.

Texto e informações enviados ao Toque de Bola pela assessoria de comunicação da SEL


Voltar

Uma Resposta to “Equipe do JF Paralímpico disputa Campeonato Mineiro de Goalball”

Deixe uma resposta

Notícias


23 out 2017
Primeiro árbitro de vídeo da Libertadores será brasileiro. Vangasse explica as 4 situações em que ele pode atuar

23 out 2017
Leozinho reaparece na seleção da rodada. Próximo adversário do JF Vôlei tem pedido de desculpas ao torcedor

23 out 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

19 out 2017
Oficial: Tupi informa que treinador Aílton Ferraz não fica no clube

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.