14 nov 2013

UFJF: equipe feminina de atletismo em 1º no Campeonato Mineiro Mirim



  Como sede do Campeonato Mineiro de Atletismo 2013, a Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF) conquistou primeiro lugar com sua equipe feminina, na última sexta-feira, 9. A competição reuniu jovens atletas de Belo Horizonte, Uberlândia, Ipatinga, Lagoa da Prata, Ponte Nova, Santos Dumont, Matias Barbosa, Oratórios e Lavras, além de Juiz de Fora e funcionou de forma individual, e cada prova somou pontos para a equipe.

Além da equipe feminina, o time masculino da UFJF foi vice-campeão. Segundo o professor da Faefid, Jorge Perrout, os resultados são fruto do Projeto de Atletismo, desenvolvido há dois anos em parceria com a Secretaria de Estado e de Esporte e Juventude e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e apoio do Rodoviário Camilo dos Santos.

atletismo3-300x198

Com o total de cem alunos, o projeto de extensão atende crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, de 16 escolas de Juiz de Fora e da Zona da Mata. Entretanto, o projeto não beneficia apenas seus participantes, os graduandos e pós-graduandos da Faefid também aproveitam a oportunidade. “O projeto é mais amplo e sincronizado, as crianças têm a oportunidade de fazer atividade física em uma época em que estão muito sedentárias e as que se destacam têm a chance de desenvolver seus talentos” explica Perrout. “Enquanto isso os campos de estágio e pesquisa, para estudantes de graduação e mestrado, são expandidos”.

Com a sensação de trabalho bem feito, Perrout ressalta que o mérito já começa pela execução do evento: “Mostramos a capacidade dos nossos alunos, que estavam bem preparados graças ao curso de arbitragem no atletismo”. O curso foi realizado pela Faefid na primeira semana de novembro e culminou na arbitragem do Campeonato Mineiro 2013, nas categorias mirim e pré-mirim.

É a segunda vez que o Projeto de Atletismo da UFJF compete nestas categorias Campeonato Mineiro. Como contou Perrout, a participação no ano passado foi discreta, mas o desempenho de 2013 superou as expectativas, especialmente em vista do pouco tempo de funcionamento do projeto.

A competição encerrou a temporada deste ano, mostrando que o projeto está no caminho certo e agora os alunos recebem um treinamento mais leve

  Ludmila Calixto, de 15 anos, chegou em primeiro lugar no salto em distância e também se surpreendeu com o resultado. “Não esperava atingir aquela marca e agora espero melhorar para a próxima temporada”, conta a atleta que ficou em segundo lugar na mesma modalidade na edição passada. No projeto desde sua criação, Ludmila diz que a contribuição não veio só na sua vida esportiva, como atleta, mas também na escola e em casa.

Além da conquista do último sábado, os jovens atletas da UFJF alcançaram excelentes resultados nos Jogos Escolares de Minas Gerais e nos Jogos Escolares Brasileiros.

A competição encerrou a temporada deste ano, mostrando que o projeto está no caminho certo e agora os alunos recebem um treinamento mais leve, para retomar as atividades em janeiro de 2014. Mas segundo Perrout o trabalho não termina aqui. “Já temos a pista, agora o próximo passo é equipá-la e estamos trabalhando com a reitoria para dar mais este salto no desempenho”, conta.

Para participar, o interessado pode frequentar alguns dias de treino, que acontecem na Faefid às segundas, quartas e sextas-feiras em dois turnos, das 8h às 10 ou das 14h às 16h. Caso goste, o estudante pode se cadastrar e passar a fazer parte do projeto gratuitamente.

Texto, informações e foto enviados pela Secretaria de Comunicação da UFJF ao Toque de Bola

 


Voltar

Uma Resposta to “UFJF: equipe feminina de atletismo em 1º no Campeonato Mineiro Mirim”

Deixe uma resposta

Notícias


22 nov 2017
Basquete dos Intercolegiais: conheça todos os atletas campeões e veja as avaliações dos professores

22 nov 2017
JF Vôlei receita “foco e determinação” para buscar reação contra dois adversários diretos na pontuação

20 nov 2017
Com títulos e recordes, CRIA-UFJF brilha nos Jogos Escolares da Juventude

17 nov 2017
Rodrigo Rezende é 27º lugar no Mundial de Ginástica de Trampolim na Bulgária

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.