23 out 2013

Atletas de JF disputam Brasileiro de Bocha Paralímpica



Dois atletas da bocha da ABRO/JF Paralímpico viajam nesta quarta-feira, 23, para Maringá, no Paraná, onde representarão Juiz de Fora no 15º Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica. Wendel Alves da Silva e Gonçalves Domingos de Ávila disputarão individualmente e em pares, cada um em sua categoria, a competição considerada de alto nível pelos especialistas. Organizado pela Associação Nacional de Desportos para Deficientes (Ande), o Brasileiro da modalidade deve reunir cerca de 90 atletas de todas as regiões do Brasil, entre os dias 23 e 27 de outubro.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Francisco Canalli, ter dois atletas do JF Paralímpico participando do Campeonato Brasileiro é motivo de orgulho. “A classificação destes atletas é um sinal que estamos no caminho certo ao investir no JF Paralímpico. Nosso objetivo, inicialmente, era proporcionar atividade física aos deficientes, mas estamos descobrindo que eles podem ir muito mais além. E essa já é nossa grande vitória”.

Wendel Alves da Silva entrou para o esporte há um ano e conquistou a classificação ao ficar em segundo lugar individual no Regional de Petrópolis na categoria BC2. Segundo a técnica Adriano Guarino ele vem evoluindo rapidamente e deve disputar a competição também em pares, devido à sua classificação individual. Quando perguntado sobre as expectativas para o Brasileiro, mesmo com dificuldade de fala, Wendel afirma “eu pretendo chegar longe”.

Já Gonçalves Domingos de Ávila participa pela segunda vez do Brasileiro, onde conquistou o terceiro lugar em pares da categoria BC4, em 2010. A classificação para o Brasileiro de 2013 veio no regional de Petrópolis, onde conquistou o terceiro lugar na categoria BC4. Ele avalia que “no Brasileiro a disputa é mais acirrada que a competição panamericana, por exemplo. Os atletas brasileiros são mais competitivos e com uma técnica mais apurada. Acredito que, para mim, em pares vai ser mais fácil porque a disputa individual é muito forte”.

A técnica dos atletas, Adriana Guarino, garante que os dois atletas estão bem preparados e as expectativas são as melhores possíveis. “Trabalhamos muito a concentração de cada um deles, o tempo para entender o que acontece na partida, para que eles não precipitem a jogada. Esperamos que eles coloquem em prática todo o treinamento e acreditamos que esta será uma experiência muito importante para a bocha paralímpica de Juiz de Fora”.

A Bocha paralímpica

A Bocha Paralímpica foi adaptada para a prática de pessoas com paralisia cerebral e outros tipos de deficiência que comprometam severamente o sistema motor do atleta. O esporte permite a prática individual, em duplas ou em equipes. Com três tipos de bolas, seis azuis, seis vermelhas e uma branca, o jogo tem o mesmo o objetivo da bocha convencional. O vencedor é o que encostar o maior número de bolas na bola-alvo (branca).

As categorias

Categoria BC2: para pessoas com paralisia cerebral e com pouca amplitude de movimentos ou força funcional em todos os movimentos nas extremidades e no tronco. Dependem da cadeira de rodas, mas detêm autonomia nas jogadas, podendo movimentar suas cadeiras sem auxílio de terceiros.

Categoria BC4: para pessoas que possuem diplegia de moderada a severa com controle mínimo nas extremidades das mãos, e ainda, com limitações de tronco e pouca força funcional nos quatro membros. Eles não recebem ajuda.

Programa JF Paralímpico

Cerca de 60 atletas de natação, atletismo, vôlei sentado, goalball e bocha se beneficiam do programa JF Paralímpico, da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). O programa visa a oferecer e dar condições para a prática de esportes para pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual. O foco é a iniciação esportiva e formação de equipes para representar Juiz de Fora em competições regionais e nacionais, além de proporcionar mais qualidade de vida para os atletas do programa.

Texto, informações e fotos enviados ao Toque de Bola pela assessoria de comunicação da SEL


Voltar

Uma Resposta to “Atletas de JF disputam Brasileiro de Bocha Paralímpica”

Deixe uma resposta

Notícias


14 dez 2017
JF Vôlei recebe Corinthians-Guarulhos pela última rodada do turno. Veja panorama completo da Superliga

13 dez 2017
Confira o ranking atualizado da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador

11 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora: resultados e galeria de fotos

09 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora é atração no Centro de Futebol Zico. Com novidades extra-campo!

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse