23 set 2013

Estratégia e superação marcam 2° Enduro de Regularidade MTB



  A fisionomia dos participantes, após três horas de trilha, não deixava dúvidas. Só com bom condicionamento físico, estratégia e superação foi possível chegar ao final do 2º Enduro de Regularidade MTB (mountain bike) com um sorriso – suado! – no rosto. A prova, com percurso de 27km, foi disputada sob sol forte na manhã de domingo, 22, nas estradas vicinais da região de Humaitá (o centro de Humaitá serviu como neutralizado), com largada e chegada no Pesque Pague Vale do Oeste, na BR 040 (área conhecida como Morro do Sabão) , em Juiz de Fora.

Acesse aqui para ver galeria de fotos do Toque de Bola dos bastidores e da premiação da prova

Pódio da categoria Solo A

Pódio da categoria Solo A

Campeões

Os vencedores em cada categoria foram: na Categoria Solo A: Marcelo Aleixo Mascarenhas, Solo B: Denis Fernandes, Feminina: Paula Mascaranhas e Duplas: Daniel Meirelles/Nivaldo Soares.

Pódio da Solo B

Pódio da Solo B

Três horas depois…

“Três horas em cima da bike não é fácil. Mas a prova foi muito boa, muito bem pensada, os percursos todos eles fora de estrada, usaram muito bem as trilhas da região”, definiu Marcelo Mascarenhas, campeão da categoria Solo A, a “mais “puxada”. O vice-campeão da Solo A, Claudinho da KTM, engrossou o coro de elogios à prova e advertiu: “Temos que ter atenção redobrada com a planilha para não errar”, analisou.

Pódio das duplas

Pódio das duplas

No braço

Não faltaram histórias de superação. Entre as duplas, Maheus Mazzei, bicampeão dos carros no Ibitipoca Off Road, disse que estava “destruído” – na véspera, ele competiu em Niterói, pelo Campeonato Carioca Off Road. “No final, não tive pernas”.

Na categoria Solo B, todos rasgaram elogios à dedicação do terceiro colocado, Américo Jansegers. Sem conseguir consertar a corrente da bike, Américo não desistiu: “Não tinha mais como passar marcha, nem colocar mais a corrente para tracionar a bicicleta, vim empurrando e correndo com ela. Nos primeiros quilômetros consegui manter a velocidade correndo e empurrando a bicicleta, mas no final o bicho pegou. Mas está excelente. Eu dei um azar. Isso faz parte da brincadeira, do esporte. É como um gol contra no futebol. Mas é isso aí. Eu adoro, sou apaixonado pelo enduro de regularidade”.

Belo exemplo

Organizador do evento, Welerson de Araujo, acredita que o gesto do competidor demonstra a “vontade e a competividade que o pessoal tem, independente de ser atleta de elite ou de ponta. São pessoas que têm seu trabalho normal no dia-a-dia e usam a bicicleta só no fim de semana. Aí nós podemos ver a garra que esse esporte cria”.

Coordenador da Trilhas Bike, Welerson acredita em mais adeptos no próximo evento, a partir da divulgação e dos elogios de quem participou da prova.

Responsável pela apuração via Rastro-GPS, Ricardo Ribeiro, da Compass, acredita que a modalidade ainda tem muito a crescer. “Com a estrutura que a Trilhas Bike montou para esta prova, é grande a chance de a modalidade expandir e ter muito sucesso”

Pódio feminino

Pódio feminino

Mulheres em forma

Fabiana Duarte misturou-se aos homens e disputou a Solo A. Habituada à prática dos esportes radicais, destacou o “astral” do evento: “A prova foi muito bacana. Mesmo para quem tem muitos anos de pedal, como eu, são trilhas novas, desafiadoras. Cada PC é uma vitória!”

A campeã no feminino, Paula Mascaranhas, nem teve tempo para comemorar. “Tenho que ir para casa agora, para dar conta ainda de três filhos”, afirmou, enquanto se refrescava.

A professora de Educação Física, Patricia Medeiros, elogiou a atenção que os organizadores dispensaram aos participantes: “Adorei, o pessoal deu todo apoio para aqueles que estavam com problemas nas planilhas, leitura e localização, sempre havia toda assistência possível. O lugar é maravilhoso!” Patrícia ressaltou: “O físico é algo que você adquire rápido, mas o domínio do psicológico e da técnica são primordiais para uma prova dessas. Para você curtir.”

Texto: Ivan Elias

Fotos: Toque de Bola


Voltar

3 Respostas to “Estratégia e superação marcam 2° Enduro de Regularidade MTB”

  1. Fabiana Duarte
    24/09/2013 às 0:17

    Parabéns à Trilhas Bike, organizadora do evento, que demonstrou profissionalismo, dedicação e amor ao esporte. Esta modalidade do MTB tende a crescer muito, pois une força, resistência e estratégia, valências típicas do esporte de aventura, além de muita diversão, amizade e belas paisagens!
    Parabéns também à equipe do Toque de Bola, sempre presente nos melhores eventos esportivos da cidade e agora divulgando com muito carinho os Esporte de Aventura, que embora pareçam “escondidos” nas trilhas, atraem milhares de adeptos na cidade.

Deixe uma resposta

Notícias


18 set 2017
Emoção marca abertura da Semana Paralímpica em Juiz de Fora

18 set 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

16 set 2017
Diretoria do Tupi estuda manter preços promocionais para o jogo de volta

16 set 2017
Aílton cita título brasileiro de 96 pelo Grêmio, contra a Lusa, para animar jogadores

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.