17 set 2013

Duas novas modalidades estreiam na 2ª Semana Paralímpica



  Nesta terça-feira, 17, duas estreias marcaram a 2ª Semana Paralímpica, promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). Pela primeira vez em Juiz de Fora, o ciclismo Tandem (exclusivo para deficientes visuais) e o futebol de 7 (específico para pessoas com paralisia cerebral) serão implementados como programas da Prefeitura.

O ciclismo teve início às 8h30, em frente à Secretaria de Esporte. A intenção da organização é percorrer o Acesso Norte de Juiz de Fora, do Bairro de Santa Terezinha, até o Bairro Araújo. O percurso terá cerca de 20 quilômetros. Já o futebol de 7 começou às 14 horas, na quadra da SEL.

Além do ciclismo e do futebol, as atividades da natação prosseguiram no Sport Club, a partir das 14 horas. Durante a tarde, o Sport Club ainda recebe a natação, enquanto na quadra da Secretaria de Esporte são realizadas atividades com atletas da bocha e do vôlei sentado.

Na manhã desta terça-feira, 17, o funcionário público municipal Marcos Aurélio Henriques esteve na sede da Secretaria de Esporte e Lazer para a prática do ciclismo Tandem. Essa modalidade é exclusiva para pessoas com deficiência visual. A bicicleta é projetada para duas pessoas, de modo que um instrutor possa acompanhar o atleta. Marcos Aurélio percorreu o Acesso Norte de Juiz de Fora, de Santa Terezinha até o Bairro Araújo, totalizando cerca de 20 quilômetros.

O atleta tem uma doença congênita, a retinose pigmentar, que degenera a retina e ainda não tem cura. “Eu sempre pratiquei exercícios, corria desde os 13 anos. Com a piora da minha visão, eu parei. Estou voltando agora com a corrida e a bicicleta, de que sempre gostei muito. Era um sonho meu voltar a praticar exercícios, não só por adorar, mas para cuidar da minha saúde também. É muito bom estar participando do programa”, conta Marcos Aurélio.

Nesta segunda-feira, 16, atletismo, natação, bocha e vôlei sentado abriram a 2ª Semana Paralímpica. Cerca de quinze pessoas participaram das atividades do atletismo, realizadas no Sport Club. Destaque para dois alunos novos que nunca tinham praticado esportes.

Semana Paralímpica

O evento, que vai até a esta sexta-feira, 20, tem como objetivo divulgar o esporte paralímpico e atrair pessoas com deficiência física, visual, auditiva ou intelectual para a prática de esportes.

A 2ª Semana Paralímpica é realizada com apoio do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), o Conselho Municipal de Desportos (CMD), a Associação dos Cegos de Juiz de Fora, a Associação Beneficente Roberto de Oliveira (ABRO) e o Sport Club Juiz de Fora.

Atrações de quarta-feira

Atletismo, bocha e voleibol sentado são as atividades oferecidas nesta quarta-feira,18, durante a 2ª Semana Paralímpica, promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). As atividades do atletismo começam às 8h30, no Sport Club Juiz de Fora, e são direcionadas a pessoas com deficiência física, intelectual, visual ou auditiva. A quadra da Secretaria de Esporte, na Avenida Rui Barbosa, 530, recebe atletas da bocha (para portadores de deficiência física ou paralisia cerebral que utilizem cadeira de rodas) e do voleibol sentado (pessoas com deficiência física de membro inferior) a partir das 14 horas.

  Clique sobre o anexo abaixo para ver a programação completa da semana:

  II Semana Paralimpica – setembro 2013

Texto e informações enviados ao Toque de Bola pela Assessoria de Comunicação da SEL

 


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


24 set 2017
Aílton se emociona e não define permanência: “Estou disposto a ouvir proposta”

21 set 2017
Tupi pode ter até quatro desfalques. Aílton receita “guerrear e batalhar demais para conseguir o objetivo”

20 set 2017
Tupi fecha treino. Fortaleza em Sampa. Marcelo apita. Ingressos, gramado, reconhecimento, recepção. Veja o diário da decisão

20 set 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.