22 ago 2013

Com Lucão de volta, UFJF faz primeiro teste contra equipe da elite do Vôlei nacional



A equipe de vôlei da Federal viaja na tarde dessa quinta-feira, 22, para Volta Redonda, onde enfrentam o time da casa em dois amistosos. Na noite desta quarta, 21, o treinador Chiquita comandou um treinamento, já com o central Lucão de volta da Seleção Brasileira.

Além de Cipriani, ainda em recuperação de uma lesão, o levantador Danilo Gelinski desfalcou a equipe no treinamento. O jogador treinou no período da manhã, mas apresentou quadro de gripe, com dor de garganta e febre, sendo liberado pela comissão técnica. Gelinski será avaliado e ainda é dúvida para os amistosos no Estado do Rio de Janeiro.

O time fez mais um treinamento na manhã dessa quinta e pega estrada às 13h, com previsão de chegada às 16h30, aproximadamente.

Às 19h, a UFJF faz a primeira partida contra Volta Redonda. Na sexta, 23, o jogo está marcado para às 11h. Na próxima semana, também quinta e sexta-feira, 19h e 11h, respectivamente, UFJF e Volta Redonda voltam a se enfrentar, dessa vez na Arena UFJF.

Evolução gradual

No treino desta quarta-feira, o treinador Chiquita trabalhou durante um bom tempo o bloqueio e também situações de jogo, parando por diversas vezes para orientar os jogadores e cobrar mais atenção do grupo. Ao final do treinamento, em conversa com o Toque de Bola, o treinador explicou o motivo da conversa mais dura durante o treinamento.

“A semana passada foi cansativa para os jogadores. Agora começamos forte novamente, com mudança  de treinamento, mudança para outro ginásio, então tudo interfere. O que eu quero que eles entendam é que já estamos em uma fase avançada, indo para nossa oitava semana, com amistosos, que trouxeram números bons para nós. No treino de hoje, deu para notar que a equipe toda estava um pouco cansada, mas a gente precisa trabalhar. Nem por isso podemos perder nosso padrão de jogo. Algumas situações, principalmente na primeira parte do treinamento, foram muito abaixo do padrão que esse time tem apresentado nos amistosos e nos próprios treinamentos das semanas anteriores. Mesmo cansado, temos que buscar o 100% no treino, porque isso vai acontecer na Superliga, um acúmulo de viagens, sequência de jogos, desgaste. Chega uma hora que o jogador está exausto. Então é a hora de raciocinar dentro do jogo, buscar a jogada mais simples, trabalhar de uma forma coletiva, não individualizar muito o jogo”, disse Chiquita.

Um ponto destacado pelo técnico foi a necessidade de manter o padrão de jogo da equipe, sabendo trabalhar nos momentos difíceis durante a partida, mesmo com desgaste dos treinamentos e jogos.

“Temos jogos na quinta e sexta-feira, com descanso mínimo entre eles. O que eu não quero que aconteça é aquela oscilação, jogar o primeiro jogo em um bom nível e deixar o padrão cair na segunda partida, como aconteceu com São José dos Campos e contra a Austrália. Precisamos saber trabalhar com o time adversário, com as virtudes e deficiências dentro de quadra e continuar trabalhando bem o nosso jogo, trabalhando mais a bola”, destacou.

“Separar os homens dos meninos”

Após desfalcar a UFJF contra a Austrália, por estar defendendo a camisa da Seleção Brasileira de novos, o central Lucão está a disposição de Chiquita para os amistosos contra Volta Redonda. Empolgado com a segunda convocação, o jogador de 24 anos avaliou mais uma passagem pela seleção canarinho.

“A princípio, a comissão queria que eu disputasse o Mundial Sub-23, porém, eu já tinha passado da idade. Mas eu estou no programa da Seleção Brasileira de novos, o que é muito importante. Eu sinto que meu trabalho está sendo reconhecido, que todo meu esforço, tudo que eu passo, está valendo a pena, estou colhendo os frutos. É muito bom estar sendo reconhecido, estar sendo visto por quem já está lá em cima, como o Bernardinho e o Rubinho. É importante para a minha carreira e também para o meu clube”, afirmou.

"Mais maduro": para Lucão, passagens pela Seleção fazem com que o jogador se torne mais responsável. (Foto: Divulgação)

“Mais maduro”: para Lucão, passagens pela Seleção fazem com que o jogador se torne mais responsável. (Foto: Divulgação)

Uma diferença, segundo Lucão, é a cobrança dentro da Seleção, que serve para seu crescimento pessoal, dando mais maturidade e, consequentemente, ajudando o clube.

“Na Seleção eles querem mais do que o nosso máximo, então treinamos duas vezes pela manhã, duas vezes pela tarde, academia também nos dois períodos, carga pesada mesmo. Lá dentro são os melhores jogadores de cada equipe, então é o tempo inteiro em alto nível. Não pode abaixar a pressão, não pode dar uma descansada, o que acaba fazendo com que a gente chegue diferente no clube. É um ritmo diferente, você começa a ter mais responsabilidade porque sabe que está sendo visto de uma outra forma. Procuro trazer para o treino o que aprendo lá, dando dicas, uma marcação diferente, uma jogada diferente. Isso só vem a somar, é sempre bom ter mais coisas para fortalecer o trabalho”, disse Lucão.

Contra Volta Redonda, o central terá a oportunidade de estar em quadra novamente com a camisa da Federal. Na temporada, o jogador esteve presente nas partidas contra São José dos Campos e avalia o início do trabalho como positivo, já que muitas equipes estão tendo dificuldades de marcar jogos amistosos.

“O grupo está trabalhando muito forte. A galera está meio travada ainda, mas tudo bom está se dedicando, na pegada. Contra Volta Redonda, mesmo sendo amistoso, é um jogo importante, porque vai testar todo mundo, separar os homens dos meninos. A gente precisa disso, já saímos na frente pelos amistosos que fizemos contra São José e Austrália, nenhum outro time de Superliga fez amistosos de alto nível como nós. Acredito que será mais um grande teste para começarmos o Mineiro e a Superliga com o pé direito”, finalizou.

Texto: Igor Rodrigues


Voltar

2 Respostas to “Com Lucão de volta, UFJF faz primeiro teste contra equipe da elite do Vôlei nacional”

Deixe uma resposta

Notícias


14 dez 2017
JF Vôlei recebe Corinthians-Guarulhos pela última rodada do turno. Veja panorama completo da Superliga

13 dez 2017
Confira o ranking atualizado da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador

11 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora: resultados e galeria de fotos

09 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora é atração no Centro de Futebol Zico. Com novidades extra-campo!

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse