14 ago 2013

Superliga adota modelo de sets de 21 pontos



As Superligas masculina e feminina terão sets de 21 pontos na temporada 2013/14, ao invés dos 25 habituais. A mudança foi definida nesta terça-feira, 13, e quarta-feira, 14, durante as plenárias com representantes da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), dos clubes participantes e da Comissão de Atletas masculina.

A novidade, que conta com o aval da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), já vem sendo testada com sucesso no Campeonato Paulista e será pela primeira vez utilizada em uma competição nacional.

Segundo Renato D’Ávila, superintendente da CBV, o novo formato traz mais agilidade ao jogo e já tem demonstrado resultados positivos nos primeiros jogos realizados pelos clubes paulistas.

Com a mudança, as paradas técnicas acontecerão quando uma das equipes chegar a sete e a 14 pontos. A expectativa é de que o jogo ganhe ainda mais dinamismo, ganhando em emoção para o espectador.

O central Gustavo, do Kappesberg Canoas, representou a Comissão de Atletas, presente pela primeira vez à plenária masculina, e aprovou a novidade.

“Certamente essa mudança vai diminuir o tempo de jogo. Há prós e contras como em qualquer mudança. Teremos o Paulista como base e faremos o melhor para que dê certo”, afirmou o jogador, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

Transferência de equipes

Outras duas importantes mudanças foram definidas nas plenárias. Na Superliga masculina, será permitido aos clubes completar a sua lista de 20 inscritos com atletas que tenham atuado por equipes já eliminadas da Superliga B. A regra será válida até 28 de fevereiro de 2014 somente para atletas brasileiros.

Além disso, os delegados de jogo passarão a ser neutros, indicados pela CBV, e não mais pelas federações. Esta era uma das reivindicações de clubes e atletas para a próxima temporada.

Nova equipe

Durante a plenária desta quarta, foi confirmada a participação da Uniara/AFAV na Superliga feminina 13/14. A equipe paulista, vice-campeã da Liga Nacional 2011, é a 13ª com presença garantida na competição.

Definição até sexta

Em votação, a plenária desta quarta recomendou à CBV que desse prazo até sexta-feira, 16, para Jacareí apresentar as garantias financeiras necessárias para a disputa da Superliga feminina. A equipe busca patrocinadores para confirmar sua participação.

“Só temos a agradecer à CBV e aos clubes pela oportunidade dada. Todos foram muito acolhedores. Viemos também para demonstrar que estamos buscando todas as formas para disputarmos a competição. Estamos aqui pelas atletas”, afirmou o supervisor de Jacareí, Adriano Abdalla.

Informações: Assessoria


Voltar

Uma Resposta to “Superliga adota modelo de sets de 21 pontos”

Deixe uma resposta

Notícias


14 dez 2017
JF Vôlei recebe Corinthians-Guarulhos pela última rodada do turno. Veja panorama completo da Superliga

13 dez 2017
Confira o ranking atualizado da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador

11 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora: resultados e galeria de fotos

09 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora é atração no Centro de Futebol Zico. Com novidades extra-campo!

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse