30 ago 2013

Mineiro: UFJF x Cruzeiro, nas ondas do Toque



Nessa sexta-feira, 30, às 19h, na Arena UFJF, a Federal entra em quadra para a estreia no Campeonato Mineiro 2013, diante do SADA/Cruzeiro, atual tricampeão da competição.

A rádio web do Toque de Bola transmite com exclusividade a estreia do time de Juiz de Fora em uma competição oficial na temporada, à partir das 18h45, direto da Arena UFJF. Clique no link abaixo e confira todos os detalhes desse jogão:
http://www.toquedebola.esp.br/wp-content/themes/portal-toque/nas-ondas-do-toque.html

Os ingressos para o primeiro jogo do Estadual já estão sendo vendidos desde quarta-feira, na AFA Bikes (Rua Santo Antônio, nº 1450, esquina com Rua Rei Alberto), no restaurante Salsa Parrilla da UFJF, ou no Victory Suites. As entradas também serão vendidas na porta da Arena UFJF duas horas antes dos embates. O preço foi mantido em R$20 (inteira) e R$10 (meia).

Demorou, mas chegou

Após muita indefinição e dificuldade para marcação dos jogos, finalmente chegou a hora da estreia do Campeonato Mineiro.

Chegando como favorito, o SADA/Cruzeiro corre atrás da quarta conquista seguida e terá a companhia de mais três equipes que disputarão a Superliga nacional na temporada 2013/2014. O sempre tradicional Minas quer voltar a conquistar títulos, fato que não ocorre desde 2007. A UFJF, com muitas caras novas, aproveitou a pré-temporada para testes no elenco. Estreando na competição, o Pirapora, representado pelo Alfa/Monte Cristo, de Goiás, agora com sede em Montes Claros, projeta uma semifinal para começar com pé direito a temporada. Fechando os cinco times da competição, o Olympico, de Belo Horizonte, ainda não tem o grupo definido e só estreia em outubro.

O Mineiro manteve a mesma fórmula de disputada da temporada passada. Todos se enfrentam, em turno único e os quatro melhores vão para a fase semifinal, no dia 26 de outubro. Quem vencer, avança para final, no dia 27, em jogo único.

Base mantida, reforços de peso

O SADA/Cruzeiro chega para mais uma temporada sedento por títulos. E foi pensando nisso que a diretoria fechou o elenco mantendo a base de campeão de temporadas passadas e trouxe reforços importantes para a disputa das competições que se aproximam.

O central Éder, ex-SESI, com passagem pela Seleção Brasileira, chegou como uma das grandes contratações da temporada. Além dele, o levantador Vinhedo, ex Benfica, de Portugal, o oposto PV, campeão da Superliga 2012/2013 pelo RJX e o venezuelano Luis Díaz, que estava no voleibol turco, defendem a forte camisa celeste e já estão à disposição do treinador Marcelo Mendez, novamente no comando da equipe.

Para fechar a lista de contratações, o Cruzeiro contará com o central Isac, que estava defendendo a Seleção Brasileira. Com apenas 22 anos, o jogador tem sido tratado com uma das promessas do voleibol brasileiro, junto com nomes que brilharam na Superliga 2012/2013, como Lucarelli e o companheiro de time, Wallace.

Jovem promessa, Isac elogia UFJF e promete Cruzeiro ligado na estreia. (Foto: Igor Rodrigues).

Jovem promessa, Isac elogia UFJF e promete Cruzeiro ligado na estreia. (Foto: Igor Rodrigues).

Nesta quinta-feira, 29, a equipe treinou em Juiz de Fora e Isac conversou com o Toque de Bola. Para o central, que disputou a temporada passada pela equipe de São Bernardo, a adaptação ao novo grupo deve ser rápida, já que é um elenco recheado de jogadores de alto nível.

“O SADA tem uma grande elenco, já demonstrou isso nas temporadas passadas. A base foi mantida e chegaram outros atletas para acrescentar. Minha expectativa é a melhor possível, buscando me adaptar rápido, já que cheguei essa semana da Seleção, foi apenas meu segundo treino com o grupo. Não tem outro jeito, é trabalhar, para poder entra no ritmo da equipe, para começarmos o Mineiro forte e a Superliga mais forte ainda” disse o jogador.

Para o consagrado treinador, Marcelo Mendez, a expectativa para a temporada é muito boa. Porém, a dificuldade de se trabalhar com o grupo completo atrasa a preparação da equipe e pode ser prejudicial no início da temporada. Ciente da importância do Mineiro e com ambição de mais um título, Marcelo prevê uma estreia complicada em Juiz de Fora.

“A UFJF está com uma equipe mudada, com jogadores muito experientes, um excelente treinador, além de já ter jogado muitas partidas amistosas, enquanto ainda não jogamos nenhuma com o grupo completo. Vai ser uma estreia difícil para nós”, analisou o argentino.

Agora é pra valer

Oito reforços. Novo comando. Oito amistosos. Quatro vitórias, quatro derrotas. Aproximadamente dois meses de pré-temporada. Assim chega a UFJF para a estreia no Campeonato Mineiro, com os torcedores ainda receosos, principalmente pelas duas derrotas dentro de casa contra Volta Redonda, nos últimos amistosos preparatórios.

O levantador Danilo Gelinski, o ponteiro Japa e o central Lucão, recentemente convocado para a Seleção Brasileira de novos, são alguns dos remanescentes da equipe. O torcedor que irá à Arena UFJF prestigiar o primeiro jogo oficial da equipe conhecerá o levantador Rívoli, os opostos De Paula e Daniel Maciel, o ponteiros Deivisson e Reffatti, o líbero Thales e os centrais Diego e Jardel, que já defendeu a Federal.

Reffatti (esq.) aproveitou a pré-temporada e ganhou a confiança de Chiquita. (Foto: Renato Gomes).

Reffatti (esq.) aproveitou a pré-temporada e ganhou a confiança de Chiquita. (Foto: Renato Gomes).

Um dos destaques nos treinamentos e amistosos, sendo apontado pelo próprio Chiquita como um dos homens de definição da equipe, é o ponteiro Reffatti, que estava no voleibol português. Enquanto a maioria da equipe apresentou uma oscilação muito grande, o ponteiro manteve a regularidade e bom índice de aproveitamento nas viradas de bola.

Com tempo para pensar em possíveis formações, Chiquita admite já ter um time base na cabeça. A equipe que deve entrar em quadra nessa sexta-feira com o Gelinski, Japa, Reffatti, Jardel, Lucão (Victor Hugo), De Paula e Thales.

“O time que está entrando como titular está praticamente definido, com algumas posições ainda em definição, como por exemplo nos centrais, se vou usar o Lucão ou o Victor Hugo de início. Nesse momento, o Gelinski está acima do Rívoli e do Xuxa, mas estou vendo que o Rívoli, a cada jogo que passa, tem entrado bem, está crescendo. Agora, começar o jogo é uma coisa, não quer dizer que vai continuar. Nas necessidades temos mexido em várias peças, inclusive na situação de base de passe”, destacou Chiquita.

Texto: Igor Rodrigues


Voltar

2 Respostas to “Mineiro: UFJF x Cruzeiro, nas ondas do Toque”

Deixe uma resposta

Notícias


14 dez 2017
JF Vôlei recebe Corinthians-Guarulhos pela última rodada do turno. Veja panorama completo da Superliga

13 dez 2017
Confira o ranking atualizado da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador

11 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora: resultados e galeria de fotos

09 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora é atração no Centro de Futebol Zico. Com novidades extra-campo!

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse